Os preparativos para a temporada 2021-22 da NWHL já estão a todo vapor. Após o adiamento por causa de um surto do COVID-19 nas equipes, a liga feminina enfim conseguiu concluir a sua sexta temporada. Assim, no dia 27 de março, o Boston Pride foi coroado o campeão da NWHL pela segunda vez em sua história. Desde então, a liga já começou os preparativos e os anúncios para a sua sétima temporada.
Entre anúncio do draft, aumento no teto salarial, times sob nova direção e renovações de contratos, a NWHL vem tendo uma intertemporada bem movimentada, um possível reflexo de uma boa temporada anterior. Isso porque, neste último ano, a liga conquistou um aumento de patrocínio e mais visibilidade ao aumentar a audiência para a modalidade.
Mudanças na Liga
Dentre as novas mudanças para a sétima temporada, está o anúncio do aumento no teto salarial. Devido ao aumento da captação de recursos financeiros, o valor, que anteriormente era de 150 mil dólares, foi dobrado para 300 mil, o maior teto salarial que a liga já teve em sua história.
Outra mudança anunciada pela NWHL foi a venda de dois times, uma mudança esperada pela liga uma vez que a mesma vinha procurando compradores para os seus quatro times pertencentes à W Hockey Partners. O primeiro time a ser vendido foi o Connecticut Whale no dia 10 de maio. A equipe agora é de propriedade de Tobin Kelly e Shared Hockey Enterprises (SHE).
Posteriormente, no dia 26 de maio, a liga anunciou a venda de seu segundo time, o Metropolitan Riveters. O time agora é de propriedade da BTM Partners, a mesma empresa proprietária de outros dois times da NWHL, o Boston Pride e o Toronto Six. Além disso, a equipe de New Jersey contará com John Boynton como novo presidente.
No entanto, as novidades das Riveters não param por aí. Durante a intertemporada o time também anunciou a nova GM, Anya Packer. A ex-jogadora, que atuava como diretora executiva da NWHLPA e deixou o cargo recentemente, assume a vaga na equipe de New Jersey. Agora, a liga continua na busca de novos donos para dois de seus times: Buffalo Beauts e Minnesota Whitecaps.
Novidades no Draft 2021
O Draft de 2021 da NWHL já tem data marcada. O evento acontecerá no dia 29 de junho e terá transmissão pela primeira vez ao vivo através do canal oficial da liga no Twitch. A ordem das 30 escolhas já está definida com base na pontuação dos jogos que aconteceram durante a bolha em Lake Placid e em Boston. Entretanto, essa ordem pode mudar de acordo com as transações feitas entre os times.
A novidade é que este ano a NWHL terá dois drafts: o Draft Original e o Draft Internacional. O Draft Original já é conhecido pelo público. Nele, as jogadoras nascidas na América do Norte que participaram da NCAA (EUA) ou U Sports (Canadá) podem se candidatar. Enquanto isso, o Draft Internacional chegou para englobar todas as jogadoras nascidas fora da América do Norte, sem experiência na NWHL, ou no hockey universitário.
O Draft Internacional fará a sua estreia no dia 25 de julho e também será transmitido ao vivo através da Twitch. Ele irá seguir a mesma ordem do outro com uma única rodada. As regras para ambos os drafts são as mesmas, com uma pequena mudança nas datas para as jogadores que não forem selecionados. No original, as jogadoras não selecionadas estarão elegíveis como free agents no dia 30 de junho, enquanto no Internacional a data será 26 de julho. Para saber mais sobre as regras do draft, confira no site oficial aqui (em inglês).
Ordem do Draft
O time de Toronto tem direito a escolha das Riveters da primeira rodada e do Pride da primeira e segunda rodada, devido a transações realizadas na sexta temporada. Segue abaixo a ordem determinada até o momento:
- 1ª Rodada – Buffalo Beauts, Connecticut Whale, Toronto Six (BOS), Toronto Six, Toronto Six (MET), Minnesota Whitecaps;
- 2ª Rodada: Buffalo Beauts, Connecticut Whale, Toronto Six (BOS), Toronto Six, Metropolitan Riveters, Minnesota Whitecaps;
- 3ª Rodada: Buffalo Beauts, Connecticut Whale, Boston Pride, Toronto Six, Metropolitan Riveters, Minnesota Whitecaps;
- 4ª Rodada: Buffalo Beauts, Connecticut Whale, Boston Pride, Toronto Six, Metropolitan Riveters, Minnesota Whitecaps;
- 5ª Rodada:Buffalo Beauts, Connecticut Whale, Boston Pride, Toronto Six, Metropolitan Riveters, Minnesota Whitecaps;
A nova temporada da NWHL ainda não teve a sua data anunciada. No entanto, os eventos na América do Norte estão sendo liberados com as restrições determinadas por cada localidade. Todos os eventos transmitidos pela liga podem ser assistidos em de sua página oficial no Twitch.
Foto: Reprodução / nwhl.zone