Novo acordo entre NHL e ESPN e o impacto na cobertura da liga no Brasil

Share

Há algumas semanas, a NHL e a ESPN firmaram um novo acordo pelos direitos de transmissão da liga até o ano 2028 nos Estados Unidos. Conforme reportado na véspera do anúncio, trata-se de um acordo não-exclusivo, mas pelo qual a ESPN se torna principal parceira da liga na mídia americana.

O contrato inclui direitos de transmissão para os canais ESPN (cabo), ABC (TV aberta) e plataformas de streaming nos Estados Unidos pelos próximos sete anos. A partir da temporada 2021-22, quatro das sete finais da Stanley Cup nesse período terão cobertura exclusiva na ABC. Além disso, junto com a ESPN, os canais também transmitirão metade dos Playoffs da Stanley Cup a cada temporada. Além disso, 25 partidas da temporada regular terão transmissão nacional exclusiva na ESPN ou ABC.

Já para os serviços de streaming, serão mais de mil jogos disponibilizados por temporada para assinantes do ESPN+ nos Estados Unidos. As plataformas digitais ESPN+ e Hulu (disponíveis nos EUA) ainda disponibilizarão nacionalmente 75 partidas exclusivas durante cada temporada regular. Com isso, a NHL.TV deixará de existir para o público americano, e o assinante do ESPN+ poderá adquirir um pacote completo para acompanhar ainda mais jogos da liga.

O acordo também inclui alguns eventos especiais como jogos de abertura de temporada, NHL All-Star Game e Skills Challenge. Por fim, o release da emissora confirmou os direitos internacionais na América Latina, Caribe e partes da Europa também como parte do acordo. Com essa aquisição, portanto, espera-se uma maior cobertura da NHL para o público brasileiro a partir da próxima temporada.

Grande passo para a #NHLnaESPN

“O anúncio do novo acordo entre ESPN e NHL é de grandíssima importância pra ESPN Brasil,” comentou Lucas Hanashiro, produtor dos canais ESPN, para o NHeLas. “Começaremos a aproveitar de uma cobertura muito mais extensa dos Estados Unidos e que nos ajudará de diversas formas, a começar pelas transmissões. Agora com a sede de Bristol assumindo os sinais, o trabalho de produção interno aqui no Brasil será muito facilitado.”

Ainda não houve um anúncio oficial sobre a quantidade exata de transmissões entre TV e digital durante a próxima temporada. Contudo, a expectativa é de que o número de transmissões para o mercado brasileiro acompanhe o da TV americana. Atualmente, a ESPN Brasil exibe até cinco partidas ao vivo da NHL por semana, todas acessíveis pelo ESPN App (serviço disponibilizado aos assinantes da emissora na TV paga) e parte delas também na TV, com narração em português. 

Apesar de não ter feito parte do catálogo da ESPN americana desde 2004, quando o último acordo com a emissora nos EUA chegou ao fim, a parceria exclusiva entre NHL e ESPN no Brasil remonta a desde os anos 1990. Mas não foi até a temporada 2010-11 que a cobertura nos canais começou a tomar a forma que vemos hoje por aqui. Ano após ano o público de hockey se tornava maior e mais exigente, enquanto a emissora se via presa ao acesso limitado a jogos e imagens para pôr no ar. Isso tudo muda daqui para frente. 

“Teremos acessos a highlights, matérias e todo tipo de conteúdo que veiculará na ESPN matriz, junto de um pacote gráfico que abrirá muitas opções para nossa equipe daqui,” disse Hanashiro. “Conseguiremos dar uma identidade muito mais firme para o produto, além de ter acesso a conteúdos editoriais que não tínhamos antes. O que antes era uma das transmissões mais complexas e trabalhosas agora passa a ser mais rica e prática. Sem palavras mesmo pro que significa pra gente.”

NHL invadindo os streamings?

As possibilidades não param aí. Um novo serviço de streaming da Disney que chega em junho à América Latina talvez ofereça ainda mais jogos ao vivo e conteúdo exclusivo. O Star+ (ou Star Plus) será um serviço parecido com o Disney+, porém independente, e com o objetivo de trazer um conteúdo diferenciado e menos infantil das marcas de propriedade Disney. Além de filmes e séries, o Star+ também vai contar com conteúdo esportivo da ESPN ao vivo e sob demanda. Não há confirmação ainda se a NHL estará de fato no Star+, mas a chance existe. (Especialmente quando essa é a imagem usada pela própria Disney na apresentação do produto).

Quanto à disputa pelo mercado americano, as negociações ainda não chegaram ao fim. Uma parte dos direitos da NHL nos EUA segue à venda, e a NBC é a principal candidata a levar o “pacote B” da liga. A negociação desses direitos restantes é crucial para as finanças da NHL nos próximos anos, já que o impacto da pandemia pode se prolongar por mais algumas temporadas.

Mesmo assim, a NHL se mostrou muito contente com o anúncio do novo acordo, e não só pelos US$ 2,8 bilhões que ele significa para a liga nos próximos anos. É impossível subestimar o alcance da marca ESPN nos Estados Unidos e no mundo, e a NHL sabe disso. 

“Essa parceria da maior liga de hockey no mundo e as plataformas da The Walt Disney Company é uma grande vitória para nossos fãs e nosso esporte,” disse o comissário da NHL Gary Bettman no dia do anúncio. “Não somente esse acordo revolucionário de sete anos permitirá à NHL se beneficiar dos incomparáveis poder, alcance e influência da The Walt Disney Company e ABC/ESPN, ele marca um novo padrão de entrega do nosso jogo para os fãs mais apaixonados e tecnológicos dos esportes nas formas como eles agora demandam e nas plataformas que eles usam.”

Foto: Reprodução/Twitter @ESPNPR