A Kontinental Hockey League é considerada a segunda melhor liga de hockey no gelo do mundo, e é composta majoritariamente por times russos. A KHL anunciou a pausa da temporada de 2019-20 no dia 12 de março, por conta da pandemia de COVID-19. Logo depois, no dia 25 do mesmo mês, o presidente da KHL, Alexey Morozov, confirmou que a temporada seria encerrada sem um campeão definido.
Todavia, no dia 27 de maio foi anunciado que a nova temporada da KHL teria início no dia 2 de setembro, data decidida com a Federação Russa de Hockey. No entanto, essa data de início dependeria da situação de saúde pública em relação a pandemia de coronavírus e das restrições nas regiões da Rússia e nas outras nações da KHL.
De acordo com Morozov, um total de 116 jogadores KHL tiveram resultado positivo para o novo coronavírus. Destes, 54 já se recuperaram e voltaram a treinar. Os sintomas, porém, eram leves e eles estavam todos sob constante observação dos médicos de seus clubes.
Como funcionará o calendário novo da KHL?
Os jogos terão inicio do dia 2 de setembro, nesta quarta-feira. A primeira fase irá até o dia 27 de fevereiro, e serão no total 142 dias de jogos. A competição foi reduzida para 23 equipes após o Admiral Vladivostok ter anunciado sua retirada, visando um hiato de temporada devido ao coronavírus ter afetado a situação financeira do clube.
Os 23 clubes jogarão 60 partidas: duas vezes entre si (44 partidas), de 8 a 10 vezes com times de sua própria divisão e de 6 a 8 vezes com times da divisão vizinha de sua conferência. No total, serão 690 partidas na primeira fase.
Devido à mudança no número de equipes concorrentes, e com o objetivo de amenizar eventuais problemas logísticos, há mudanças na composição de cada divisão. O Torpedo retorna à Conferência Leste após uma temporada, e Sibir muda-se para a Divisão de Chernyshev. No Oeste, Dinamo Riga e Dynamo Moscow se juntarão à Divisão Tarasov no lugar de Sochi e Vityaz.
Vale ressaltar que este calendário estará de acordo com as pausas para as etapas do Eurotour, torneio anual de hockey aberto apenas às seleções masculinas da República Tcheca, Finlândia, Rússia e Suécia que será realizado de 2 a 9 de novembro (na Finlândia), de 14 a 20 de dezembro (na Rússia), de 8 de fevereiro a 15 (na Suécia). Por fim, estão planejadas ainda pausas para o All-Star Game da KHL, em Riga (22-24 de janeiro).
O início dos playoffs está previsto para 2 de março de 2021 e a sétima partida da série final da Copa Gagarin, caso seja necessária, será no dia 30 de abril.
Torcedores poderão assistir aos jogos – nas arenas
Diferentemente da NHL, a KHL permitiu a entrada de torcedores nas arenas para assistir às partidas. Entretanto, o mesmo será feito de forma restrita, a fim de evitar o contágio do novo coronavírus. Primeiramente, não serão todas as arenas que permitirão espectadores. No Cazaquistão, Cherepovets e Novosibirsk não terão torcedores em casa.
De acordo com os regulamentos russos, os ingressos podem ser vendidos desde que os fãs estejam sentados a pelo menos 1,5 m de distância. Também há um limite para o número de ingressos disponíveis para venda e não haverá ingressos a serem comprados na arena no dia do jogo.
É possível ler mais sobre detalhes do calendário no site oficial da KHL (em inglês).
Foto: KHL.com/Reprodução