Nesta quarta-feira, 20, rolou em Las Vegas a entrega dos prêmios para jogadores e membros das comissões técnicas da NHL. O evento que normalmente tem os ganhadores como estrelas, foi ofuscado por homenagens ao sobreviventes dos Humboldt Broncos, time de Junior Hockey League Canadense que sofreu um grave acidente em 6 de abril de 2018. O ônibus que levava o time para um jogo se chocou contra um caminhão num cruzamento em Saskatchewan matando 16 pessoas (10 jogadores, 4 pessoas da equipe técnica, um locutor e o motorista do ônibus.)
10 dos sobreviventes estavam na cerimônia ontem, juntamente com a mulher do falecido técnico dos Humboldt Broncos para receber o primeiro prêmio Willie O’Ree Community Hero Award, dado a alguém que use o esporte para transformar a sua comunidade.
Um tributo emocionante ao time tirou o nervosismo dos indicados. O ganhador do Hart Trophy, dado do MVP (Most Valuable Player) da temporada, Taylor Hall disse que ver a homenagem feita ao time o deixou mais tranquilo. “Quando você está naquele palco a noite toda está girando em torno de um momento específico, e é fácil você se ver envolvido por tudo aquilo. Mas quando você vê esse vídeo, aquela homenagem, ao falar com alguns dos jogadores e suas famílias ontem, isso coloca tudo em perspectiva. Não é só sobre você. Não é sobre ganhar prêmios. É sobre aproveitar a vida e fazer o que você ama.” Hall foi o primeiro jogador dos Devils a levar o Hart Trophy.
Além dos sobreviventes dos Broncos, estavam lá também o time de hockey da Marjory Stoneman Douglas High School, escola na Flórida que foi palco de um tiroteio no início do ano. O time da escola foi campeão do campeonato da Flórida depois da tragédia.
Victor Hedman, que levou o Norris Trophy, disse em seu discurso que “Isso mostra que o hockey é mais que um esporte. É uma família”. O defensor ainda mencionou os sobreviventes e a equipe de resgate do tiroteio em Las Vegas.
O time que mais levou foi o Vegas Golden Knights com quatro prêmios. Karlsson foi o primeiro premiado com o Lady Byng Trophy, por ser o jogador que melhor combina espírito esportivo, cavalheirismo e habilidade. O prêmio de melhor técnico, o Jack Adams Award, foi para Gerard Gallant por ter levado Vegas às finais da Stanley Cup na primeira temporada do time. O terceiro prêmio dos Golden Knight foi o Mark Messier NHL Leadership Award pra Deryk Engelland por ser um exemplo de liderança para o time dentro e fora do gelo, além de ajudar o hockey a crescer na comunidade. Pra finalizar, o General Managers de Vegas, George McPhee, foi escolhido como o General Manager do ano.
Quem levou o Masterton Trophy, foi Bryan Boyle. O prêmio vai para o jogador que tem mais perseverança, espírito esportivo e dedicação ao Hockey. Boyle leva o prêmio na temporada em que descobriu ter Leucemia Mieloide Crônica. Mesmo assim, fez sua estreia da temporada em 1º de novembro e ajudou os Devils a chegar na pós temporada. Desde o começo da temporada, Boyle perdeu apenas 3 jogos e acabou a temporada regular com 69 pontos.
Os irmãos Sedin também não ficaram de fora e levaram pra casa o King Clancy Trophy. Daniel Sedin e Henrik Sedin anunciaram a aposentadoria após 17 anos na liga no final da temporada regular.
Segue a lista completa de vencedores dos prêmios dessa temporada:
Ted Lindsay Award:
Connor McDavid, Edmonton Oilers
Norris Trophy:
Victor Hedman, Tampa Bay Lightning
King Clancy Trophy:
Daniel Sedin and Henrik Sedin, Vancouver Canucks
Calder Trophy:
Mathew Barzal, New York Islanders
Lady Byng Trophy:
William Karlsson, Vegas Golden Knights
Masterton Award:
Brian Boyle, New Jersey Devils
Selke Trophy:
Anze Kopitar, Los Angeles Kings
Jack Adams Award:
Gerard Gallant, Vegas Golden Knights
Messier Leadership Award:
Deryk Engelland, Vegas Golden Knights
Vezina Trophy:
Pekka Rinne, Nashville Predators
General Manager of the Year:
George McPhee, Vegas Golden Knights
Willie O’Ree Community Hero Award:
Darcy Haugan, Humboldt Broncos coach
Hart Trophy:
Taylor Hall, New Jersey Devils