Nesta quarta-feira (26) a NHL determinou a punição do Arizona Coyotes após sete meses do time ter violado as políticas da liga. Com essa punição, o time perde duas escolhas no NHL Draft, a escolha da segunda rodada d 2020 e a escolha da primeira rodada em 2021. Esta punição aconteceu depois da NHL ter começado uma investigação no final de janeiro sobre testes físicos extras no jogadores elegíveis para o evento.
Com essa punição, o time que antes tinha somente cinco escolhas ficará apenas com as últimas quatro para o draft deste ano. Isso porque a equipe já tinha usado a sua pick da primeira rodada na troca com o New Jersey Devils envolvendo o jogador Taylor Hall. Já a terceira dos Coyotes foi usada na troca do jogador Carl Soderberg com o Colorado Avalanche.
Para o NHL Draft de 2021, o time só possui uma escolha para as três primeiras rodadas, a primeira foi perdida pela punição e a terceira utilizada em uma troca.
Entenda o caso
No final do mês de janeiro, a NHL iniciou uma investigação contra o time. Os Yotes estavam sendo acusado de convidar os jogadores elegíveis ao draft para testes físicos secretos. Pelo acordo coletivo da liga, esta é uma conduta proibida, já que pode resultar numa vantagem sobre outros times.
No pronunciamento de ontem, a NHL informou que na audiência realizada no dia 6 de agosto com representantes da franquia e da liga, o time reconheceu a violação do acordo e restava somente o comissário Gary Bettman definir a punição a ser aplicada.
De acordo com o Artigo 6.3 da Constituição da NHL, o comissário pode aplicar punições deste gênero quando a conduta do time interfere nos aspectos competitivos do jogo. Ainda de acordo com o documento, a equipe que violasse essa proibição deveria pagar uma multa de no mínimo 250 mil dólares por cada inflação.
No entanto, no pronunciamento, Bettman informou que a punição aplicada foi a melhor escolha devido à situação. Ele também informou que nenhuma punição individual seria aplicada, já que acredita ter sido uma negligência grosseira e não-intencional. O pronunciamento completo pode ser lido em inglês aqui.
Momentos após a declaração da liga, o time também se pronunciou sobre o ocorrido. Em uma nota curta, o Arizona Coyotes disse estar ciente da punição determinada pela NHL e estar trabalhando junto com a nova liderança para que o mesmo não aconteça novamente.
Vale lembrar que na época dessas violações o time estava sob o comando de John Chayka. No entanto, apenas um mês atrás, em 26 de julho, o mesmo saiu de forma bastante conturbada com o time informando o seu desligamento como General Manager dos Yotes através de um comunicado do clube. Atualmente Steve Sullivan atua como GM interino para o time do Arizona.
Foto: Reprodução / tsn.ca