NHL confirma acordo para participação olímpica dos jogadores em Beijing 2022

Share

Na última sexta-feira (03) a NHL e a NHLPA chegaram a um acordo com a IIHF e o Comitê Olímpico Internacional (COI) que permitirá aos jogadores da NHL participar das Olimpíadas de Inverno de 2022 em Pequim.

O acordo traz uma cláusula na qual NHL e NHLPA podem se retirar dos jogos se as condições da pandemia de COVID-19 piorarem. Também será possível cancelar sua participação caso a programação da NHL de 2021-22 seja interrompida e a liga precise usar o intervalo olímpico para recuperar jogos. Acredita-se que o prazo para o cancelamento seja no início de janeiro, disseram fontes à ESPN.

“Nós entendemos a paixão dos jogadores da NHL em representar e competir pelo seu país. Estamos muito satisfeitos por conseguirmos concluir acordos que lhes permitirão retomar a melhor competição no palco Olímpico” disse Bill Daly, comissário adjunto.

Como parte do acordo, a IIHF e o COI arcarão com todos os custos de viagem e seguro dos jogadores da NHL. Além disso, as entidades também cobrirão a hospedagem dos jogadores, se eles puderem comparecer. Um grande problema nas negociações, no entanto, foi o “seguro COVID”. Enquanto NHL e NHLPA encontraram um provedor, a Federação e o COI não queriam cobrir o seguro adicional. Por esse motivo, caberá a cada jogador individualmente determinar se vai comprar o seguro ou não.

Como será o intervalo olímpico

A NHL está programada para interromper os jogos de quinta-feira, 3 de fevereiro, até terça-feira, 22 de fevereiro. O fim de semana All-Star em Las Vegas — começando em 4 de fevereiro — acontecerá independentemente de atletas da NHL participarem das Olimpíadas ou não.

Todos os jogadores que participarem das Olimpíadas terão obrigatoriamente que se vacinar contra a COVID-19; no entanto, poderá haver isenções muito limitadas caso a caso.

Em uma reunião de fevereiro de 2020 com a IIHF, a NHL delineou algumas coisas — logotipos e anúncios da NHL apresentados nos jogos olímpicos, a possibilidade de usar vídeos de destaques na NHL Network ou NHL.com — que a liga esperava que ajudasse promover a modalidade.

No entanto, fontes confirmaram à mídia que a NHL teve a maioria dos seus pedidos negados. O clima mudou desde aquela reunião de fevereiro de 2020; a NHL se separou da parceira de transmissão NBC, que também realiza as Olimpíadas. Além disso, fontes envolvidas nas negociações disseram que a IIHF e o COI sabiam que tinham influência, considerando que os jogadores da NHL têm falado muito sobre seu desejo de retornar às Olimpíadas.

As equipes olímpicas participantes devem enviar suas “longas listas” de jogadores até 15 de outubro deste ano. As listas provisórias de jogadores escalados serão anunciadas em janeiro. As seleções nacionais não podem hospedar campos de orientação presenciais, mas podem realizar reuniões virtuais antes dos jogos.

De acordo com fontes, os jogadores estão sendo instruídos a se preparar para protocolos rígidos durante as Olimpíadas. Isso inclui um ambiente de bolha imposto pelo governo chinês, testes diários, restrições significativas em interações e movimentos e a possibilidade de usar dispositivos de localização GPS para auxiliar no rastreamento de contato e garantir a conformidade do protocolo.

Você pode ler sobre o hockey masculino e feminino nas Olimpíadas de Inverno da última década nos links abaixo.

Vancouver 2010 | Sochi 2014 | PyeongChang 2018

Foto: Reprodução/United Press International