A NHL anunciou nesta terça-feira (23) a aprovação de algumas mudanças no sistema da loteria do draft, que define a ordem das primeiras escolhas do evento. Tais modificações irão valer para 2021 e 2022. O NHL Draft deste ano está marcado para os dias 23 e 24 de julho, e deve acontecer virtualmente, como no ano passado.
A maior mudança é a redução do número de sorteios para as primeiras posições de escolha. Assim, o time que ficar em último lugar geral da liga não poderá fazer sua escolha abaixo da terceira posição. Essa alteração vale a partir do draft de 2021.
Além disso, outras duas modificações foram feitas. Primeiramente, o número máximo que um time pode subir se vencer o sorteio é de 10 posições. Isso significa que somente 11 times podem acabar com a primeira escolha do draft, ao invés de 16, como acontecia desde 2016. Outra alteração é a de que nenhum time pode vencer a loteria mais do que duas vezes em um período de cinco anos. No entanto, essa últimas mudanças começam a valer apenas em 2022.
As alterações foram feitas com base em acontecimentos recentes que incomodaram algumas equipes, como o Detroit Red Wings, que terminou a temporada 2019-20 com as piores pontuações da liga (17-49-5) e acabou escolhendo em 4° lugar. Além disso, também a série de vitórias de loteria do Edmonton Oilers, do New York Rangers e do New Jersey Devils impulsionaram essa modificação nas regras.
Atualmente, a loteria do draft é vista como um dos principais mecanismos para manter a paridade entre os times da NHL. O conceito foi introduzido no Draft de 1995 e vem sofrendo diversas alterações desde então.
Foto: Reprodução/NHL.com