Em 20 de dezembro a NHL divulgou um comunicado anunciando o início oficial da temporada 2020-21 para o dia 13 de janeiro. Até semana passada as decisões ainda estavam sendo tomadas, mas apenas alguns dias depois temos a nova agenda da temporada, as divisões realinhadas e algumas informações sobre procedimentos de segurança.
NHL e NHLPA mantiveram os acordos e bateram o martelo no retorno ao gelo. Em meio a nova onda de Covid-19 nos Estados Unidos e no Canadá, uma agenda reduzida de 56 jogos para a temporada regular foi confirmada. Gary Bettman, comissário da Liga, informou que a saúde e segurança dos jogadores, equipes e todos os participantes, além das comunidades em que jogam e moram continua uma prioridade.
Como vai funcionar a temporada regular?
Com a fronteira entre Canadá e EUA fechada até segunda ordem, além do realinhamento das divisões, um novo plano de jogo precisou ser elaborado. Desse modo, visando minimizar as viagens, as 56 partidas totais ocorrerão apenas entre os times de uma mesma divisão. O que na prática se traduz em um time contra outro por 8 jogos, para os que pertencem às divisões Central, Leste e Oeste, e 9 ou 10 partidas para os times da agora nomeada Divisão Norte, divisão na qual se encontram todos os times canadenses.
Como ficou o realinhamento das Divisões?
Desde nosso último texto publicado sobre o assunto, a divisão que abriga os times do Canadá recebeu um nome oficial, Norte. Além disso, times como Minnesota, Dallas e outros mudaram de grupo. A nova categorização ficou da seguinte forma:
- Norte: Calgary Flames, Edmonton Oilers, Montreal Canadiens, Ottawa Senators, Toronto Maple Leafs, Vancouver Canucks e Winnipeg Jets;
- Oeste: Anaheim Ducks, Arizona Coyotes, Colorado Avalanche, Los Angeles Kings, Minnesota Wild, San Jose sharks, St. Louis blues e Vegas Golden Knights;
- Central: Carolina Hurricanes, Chicago Blackhawks, Columbus Blue Jackets, Dallas Stars, Detroit Red Wings, Florida Panthers, Nashville Predators e Tampa Bay Lightning;
- Leste: Boston Bruins, Buffalo Sabres, New Jersey Devils, New York Islanders, New York Rangers, Philadelphia Flyers, Pittsburgh Penguins e Washington Capitals.
Onde acontecerão os jogos?
O plano atual é que os jogos aconteçam nas arenas dos times participantes. Mas dependendo da situação sanitária dos locais quanto à pandemia, a NHL está se organizando para realizar partidas em locais “neutros” caso necessário. Além disso, pelo menos em um primeiro momento, o acesso dos fãs aos jogos fica proibido.
Como funcionarão os Playoffs da Stanley Cup?
Durante maio, junho e julho de 2021, dezesseis times em tradicionais séries melhor-de-7 se enfrentarão para disputar a taça. Os quatro melhores de cada divisão se classificarão para os Playoffs da Stanley Cup, e nas primeiras duas rodadas os jogos ocorrerão entre os times da mesma divisão. Os quatro times que passarem para as rodadas de semifinal serão categorizados de acordo com seus pontos totais na temporada regular. Dessa maneira, o time número 1 jogará com o quarto colocado em uma série, e o segundo lugar com o número 3.
O objetivo é que a competição se encerre no meio de julho para que em outubro o calendário tradicional seja retomado com a temporada 21-22, que contemplará também o novo time Seattle Kraken.
Ademais, as datas estimadas para o draft de expansão, o NHL Draft, prazo de transações e trocas, contratos e free agency também foram divulgadas.
Os jogadores pertencentes aos grupos de risco da Covid, ou com familiares neles, ainda poderão optar por não jogar a temporada. Assim, os jogadores dos sete times não classificados nos últimos playoffs terão até quinta, dia 24 de dezembro, para notificarem seus times, e jogadores dos demais até dia 27.
Lembrando que, nos Estados Unidos, algumas cidades já estão recebendo a vacina para COVID-19. Assim, essas medidas e protocolos poderão ser revistas ao longo da temporada.
Foto: Reprodução/@PR_NHL