New York Islanders vence segunda rodada contra Boston Bruins

Share

O New York Islanders venceu a série contra o Boston Bruins na rodada dois da Stanley Cup. Os times disputaram seis jogos, mas as últimas três partidas foram vencidas por New York, que levou a série por 4-2. Apesar do resultado, Boston era o preferido para levar a série, mas se despediu da competição nessa mesma rodada pelo segundo ano seguido. 

O time de Long Island, que não é o mais cotado para levantar a taça, segue para as semifinais onde irá enfrentar, mais uma vez, o Tampa Bay Lightning. Que ano passado venceu essa mesma série e se consagrou campeão ao final da competição. Será que teremos uma dobradinha ou Nova York novamente surpreenderá a todos?  

Recapitulando a série

De acordo com vários especialistas e análises pré início da série, o Boston Bruins tinha mais de 70% de chance de ganhar a rodada e o número aumentava caso o time levasse o primeiro jogo. Na primeira disputa entre os times nesses playoffs, os Bruins fizeram 40 shots on goal contra apenas 22 dos Isles. Ganharam 51,8% dos faceoffs, fizeram 2 gols de power play, e David Pastrnak marcou um hat trick

O primeiro período da série começou com gol de Anthony Beauvillier em um powerplay, mas no final do primeiro período, David Pastrnak marcou seu primeiro da noite. E, na segunda metade do período seguinte, Pastrnak marcou novamente, mas um minuto depois Adam Pelech empatou o jogo novamente.

Já no terceiro tempo, o time de Massachusetts dominou o placar. Connor McAvoy marcou seu primeiro dos playoffs aos 6:20, e menos de 10 minutos depois David Pastrnak marcou seu terceiro da partida, sem assistência, e o gelo recebeu uma chuva de chapéus celebrando o segundo hat trick nos playoffs da carreira do jogador. Minutos depois, Taylor Hall fez um gol de empty net e encerrou a noite em 5-2 para Boston.

Nessa partida Nova York correu atrás do prejuízo, mas o Boston não facilitou e levou o jogo para o overtime. Mas o goleiro de Nova York, Semyon Varlamov, agarrou 39 dos 42 shots on goal que os Bruins fizeram em direção a sua rede. O primeiro gol da noite foi de Charlie Coyle, ainda bem no começo dos 20 minutos iniciais, abrindo o placar para o Bruins e marcando o único gol do período. 

Já aos 6:52 do segundo tempo, foi a vez de Josh Bailey marcar e empatar o jogo. Minutos depois, Kylie Palmieri fez seu quarto dos playoffs e colocou os Isles na liderança. Em um powerplay, aos 17 minutos de segundo período, Jean-Gabriel Pageau deixou o placar em 3-1 para New York. 

Mas Boston ainda estava vivo no jogo. Foi então aos 10:34 do terceiro período que a perfection line mostrou para que veio. Patrice Bergeron diminuiu a vantagem do adversário com assistência de Brad Marchand e David Pastrnak, e, cinco minutos depois, Brad Marchand empatou tudo com um gol de powerplay. Levando o jogo para o overtime.

No entanto, aos 14:48 dos acréscimos, Casey Cizikas em um breakaway e sem assistência marcou o gol que deu a vitória para o time de Long Island. E empatou a série 1-1 entre as equipes. 

No terceiro encontro entre os times nesses playoffs, Tuuka Rask agarrou 28 chutes feitos ao gol por Nova York. O único gol marcado no primeiro tempo foi feito pelo stick de Craig Smith aos 5:52, com assistência de Taylor Hall e Matt Grzelcyk. No segundo tempo, não houveram gols. 

Mas foi no terceiro período que Mathew Barzal fez seu primeiro gol nesses playoffs, aos 14:32 e com assistência de Kyle Palmieri e Ryan Pulock. Que empataram a partida e forçaram um overtime. 

No entanto, Boston não permitiu que se prolongasse demais. E aos 3 minutos dos acréscimos, Brad Marchand fez 2-1 para os Bruins e colocou seu time na liderança da série. 

O quarto jogo da série (5) começou sem gols no primeiro tempo, apesar dos 18 shots on goals que foram feitos. Talvez porque os jogadores estavam mais interessados em encontros mais físicos.Só nos primeiros 10 minutos tivemos quatro brigas e cinco penalidades distribuídas, duas para Boston e três para Nova York. 

No segundo período as brigas cessaram e tivemos dois gols. O primeiro para o time de Massachusetts, em uma cobrança de powerplay por delay of game cometido pelos Islanders. David Krejci aproveitou a vantagem dos jogadores e fez 1-0 para Boston. Mas menos de 3 minutos depois, Kyle Palmieri empatou para Long Island. 

Já no terceiro período, a equipe da ilha se animou e modificou o placar algumas vezes. Mathew Barzal marcou um gol aos 13:03, seguido por um gol de empty net de Casey Cizikas aos 18:57 e mais um de Jean-Gabriel Pageau, também em empty net, faltando apenas 3s para o fim da partida. Terminando então em 4-1 para o NYI e empatando a série. 

O primeiro tempo começou logo com um gol de David Pastrnak aos 1:25, e faltando menos de 2 minutos para o fim do período, Matthew Barzal empatou tudo em um powerplay

No segundo tempo, foram feitos 29 shots on goal que resultaram em 4 gols. O primeiro foi de Kyle Palmieri também em um powerplay, seguido por um gol de Brad Marchand que empatou novamente o jogo. E as 14:30 foi a vez de Josh Bailey fazer um, seguido por Jordan Eberle em um powerplay. Deixando 4-2 para Nova York. 

Aos 1:59 do terceiro período, foi a vez de Brock Nelson levantar as redes e fazer 5-2 para seu time. Mas Boston ainda lutou, David Pastrnak fez um gol de powerplay aos 3:48 e David Krejci diminuiu a diferença com um backhand gol aos 14:43. Mas não teve jeito, Nova York venceu o jogo com 40 saves feitos por Varlamov e ficou na liderança da série por 3-2. 

No final dessa partida, Bruce Cassidy, head coach do Boston, fez comentários negativos sobre a arbitragem durante a coletiva de imprensa e recebeu uma multa de $25.000 dólares por isso. 

No último jogo (7) disputado no Nassau Coliseum, em Nova York, os torcedores foram um show à parte e certamente foram uma injeção de confiança extra para o time da casa. No primeiro tempo tivemos gols de Travis Zajac e Brad Marchand, em um powerplay

Mas foi no segundo período que os nova iorquinos mostraram com gols que queriam a classificação. Brock Nelson marcou dois gols seguidos e Kyle Palmieri fez 4-1 para New York aos 16:07. 

No terceiro tempo, Brad Marchand fez um para os Bruins em um powerplay, mas no minuto final Cal Clutterbuck e Ryan Pulock fizeram dois de empty net. Costurando a vitória da equipe da casa por 6-2 e classificando-os para as semifinais da Stanley Cup, pelo segundo ano consecutivo. 

Considerações Finais

Apesar das apostas, o resultado da série não foi tão previsível. Ambos os times tiveram altos e baixos, questionamentos sobre a arbitragem foram feitos publicamente por figuras de autoridade, alguns socos extras foram trocados no gelo e memes foram criados. O resultado não foi o esperado pelos fãs do Boston Bruins, mas os torcedores do New York Islanders estão felizes de poder gritar mais algumas vezes no Coliseum, antes de dizerem adeus para a arena. 

O que acontecerá no rematch entre Tampa Bay Lightning e New York Islanders descobriremos a partir de domingo (13) no primeiro encontro entre eles nestes playoffs. Essa mesma semifinal aconteceu no ano passado, com Tampa saindo vencedora da série e levantando a Stanley Cup no final.

Foto: Reprodução/WCVB.com