A série dos playoffs da Divisão Leste entre New York Islanders e Pittsburgh Penguins tem o time de Nova York na liderança por 3-2. Apesar disso, ambos os times vêm mostrando deficiências no gelo. Se por um lado os Islanders ainda precisam corrigir erros da temporada regular, do outro, o Pittsburgh está tendo problemas com seu goleiro titular, Tristan Jarry.
Se somarmos todos os shots on goal do time da Pensilvânia nesses playoffs, temos 194, contra apenas 163 do time de Long Island. No entanto, a maior diferença de chutes aconteceu na última partida disputada entre eles, na segunda (24), em que Pittsburgh teve uma vantagem de 22 SOG. Entretanto, Ilya Sorokin agarrou 48 dos 50 pucks que se aproximaram de sua rede.
Recapitulando a série até aqui
No primeiro encontro, Kyle Palmieri abriu o placar para os Islanders, mas foi seguido por Frederick Gaudreau, que trouxe o empate para os Penguins. O desempate veio pelas mãos de Sidney Crosby no segundo tempo, tendo sido esse o único gol do período. E o que parecia estar caminhando para uma vitória da Pensilvânia, sofreu uma ligeira reviravolta no terceiro tempo.
Em três minutos, Jean-Gabriel Pageau voltou a empatar a partida. Ele foi seguido por um gol de Brock Nelson, aos quase quatorze minutos do último tempo regular. Mas a liderança de NY não durou muito. Isso porque trinta segundos depois Kasperi Kapanen empatou tudo novamente.
No primeiro overtime da série, Palmieri marcou seu segundo da partida e deu a vitória para os Islanders.
Ilya Sorokin, o goleiro rookie de Nova York, agarrou 39 dos 42 SOG em sua primeira partida de playoffs da NHL.
No segundo encontro entre os times, Bryan Rust abriu o placar para Pittsburgh com um gol sem assistência, seguido por um gol de seu companheiro de equipe, Jeff Carter, dez minutos após o primeiro. Nesta que foi uma das melhores performances de Tristan Jarry na competição deste ano, o goleiro dos Penguins agarrou 37 SOG, enquanto Semyon Varlamov deixou passar dois, após erros na defesa dos Isles.
O único gol do time de NY aconteceu no segundo tempo, com um backhand shot de Josh Bailey aos 14:44. No terceiro período nenhuma das equipes fez um gol. Sendo assim, Pittsburgh empatou a série com essa vitória de 2-1.
Novamente, Varlamov levou o time da casa para o gelo, e novamente, perderam. Kris Letang abriu o placar dos Penguins com um slap shot sem assistência, apenas dois minutos após o início do primeiro tempo. Já no segundo tempo, Scott Mayfield empatou o jogo para Nova York, mas foi logo seguido por um gol de Jeff Carter e mais um de Jason Zucker. Finalizando o segundo com 3-1 PIT.
No terceiro período tivemos cinco gols marcados. O primeiro de Cal Clutterbuck, seguido por um gol de Anthony Beauvillier, o primeiro de ambos nesses playoffs, empatando a partida. Mas apenas dois minutos depois, Jeff Carter fez seu segundo da noite e fazendo 4-3 PIT.
Nos aproximando do final do jogo, Cal Clutterbuck fez seu segundo da disputa e empatou tudo mais uma vez. No entanto, não durou muito. Logo depois Brandon Tanev fez seu primeiro nesses playoffs e deu a vitória para Pittsburgh Penguins, ganhando de 5-4.
Ilya Sorokin, de volta ao gol dos Isles, salvou 29 dos 30 SOG da equipe da Pensilvânia. Diferentemente do jogo anterior, o primeiro tempo não contou com gol de nenhum dos times. Já no segundo, o placar foi aberto por Josh Bailey e seguido por um gol de Ryan Pulock, marcando 2-0 Islanders. Já no terceiro e último período da partida tivemos a rede balançando com chutes de Oliver Wahlstrom e Josh Eberle, ambos para Nova York, e um único gol de Pittsburgh, marcado por Zach Aston-Reese.
Apesar dos Penguins terem feito 30 SOG contra 26 dos Islanders, o resultado final foi de 4-1 para Nova York.
É de comum acordo que a estrela do time de Long Island nessa partida foi Ilya Sorokin, mais uma vez. O russo salvou 48 de 50 chutes ao gol feito pelo Pittsburgh, e Nova York acabou levando a vitória e a liderança da série com um gol de overtime feito por Josh Bailey, 51 segundos após o início do segundo overtime da partida. Vale ressaltar que essa vitória só foi possível com o auxílio de Tristan Jarry, goleiro de Pittsburgh.
Nesse jogo, os Islanders fizeram apenas 28 chutes ao gol. Ainda assim, o jogo terminou em 3-2 para a equipe, garantindo assim a liderança da série também por 3-2, e levando a disputa para uma casa cheia. Ou pelo menos, um pouco mais cheia depois de ter tido a capacidade da arena estendida para 25% pelo governador do estado, Andrew Cuomo.
O que esperar do restante da série
O sexto jogo será disputado hoje (26) em Nova York, com potencial para ser a última partida disputada pelos Isles no Nassau Veterans Memorial Coliseum, ou Coli, como foi apelidado pelos torcedores, sua arena no Brooklyn. Isso porque o time estará de casa nova na próxima temporada. Se os Isles não agarrarem sua chance nesse jogo, enfrentarão Pittsburgh na casa deles na Pensilvânia, e nesse caso, os bons ventos podem não acompanhar os nova iorquinos até lá. O vencedor da série disputará a próxima rodada dos playoffs contra o Boston Bruins, que garantiu a vitória contra Washington Capitals depois de 5 jogos.
Foto: Reprodução/eyesonisles.com