A noite de terça-feira (09) foi a mais esperada pelos times que não conseguiram classificação para os playoffs da NHL. Isto porque, ao final de cada temporada regular, é realizada a loteria do Draft em Toronto, para estabelecer a ordem na qual as equipes irão selecionar novos jogadores.
As chances de cada franquia são determinadas pela sua classificação final, de forma inversa. Ou seja, o pior classificado tem as maiores chances de conseguir a primeira escolha. Desta forma, é realizado um sorteio inicial com os 15 primeiros times, sendo que os três mais bem colocados são submetidos a outro sorteio, que determina em qual ordem irão escolher no top-3.
Neste ano, a loteria recebeu ainda mais atenção do que o normal, pois a escolha do pior time da liga, Ottawa Senators, pertence ao Colorado Avalanche, uma vez que foi adquirida na troca que envolveu Matt Duchene, inicialmente referente à seleção do ano de 2018. Entretanto, no último Draft o Senators decidiu não abrir mão da escolha, a quarta, com a qual selecionaram Brady Tkachuk. A situação que gerou ainda mais polêmica após Matt Duchene, peça central daquele acordo, ser trocado durante a trade deadline deste ano.
Ganhadores da loteria
Iniciados os anúncios dos resultados, a primeira surpresa foi a queda de Minnesota para a 12ª posição, o que automaticamente colocou o Chicago Blackhawks no top-3. Isso concede uma chance de ouro para a equipe usar a terceira escolha para injetar juventude em seu plantel e tentar restabelecer a dominância que teve na liga na última década.
A outra surpresa foi a queda de Buffalo para a 7ª posição, o que colocou o New York Rangers no top-3 do draft pela primeira vez em sua história, tendo alcançado a segunda escolha. Além disso, o Los Angeles Kings, que tinha a segunda maior chance de escolher em primeiro, caiu para 5º. Por fim, o Colorado Avalanche caiu para 4º, tendo sido derrubado do top-3 pelo New Jersey Devils, que conseguiu a almejada “first pick“.
New Jersey não é estranha à primeira posição do Draft. O time da divisão metropolitana ganhou a loteria há 2 anos, quando selecionou o suíço Nico Hischier, e tem outra primeira escolha em Taylor Hall, que foi selecionado pelo Oilers em 2010. Uma curiosidade é que o canadense, eleito MVP da última temporada, fez parte da equipe sorteada em cinco ocasiões diferentes. Foram estas em 2012 (Nugent-Hopkins), 2013 (Yakupov) e 2015 (McDavid), com Edmonton, e em 2017 com New Jersey (Hischier), além deste ano.
O Draft de 2019
Quanto aos jogadores a serem selecionados, na classe de 2019 o prospect mais estimado é Jack Hughes. O americano de 17 anos que joga na equipe de desenvolvimento juvenil da USA Hockey (USNTDP). Em segundo lugar vem Kappo Kakko. O finlandês chamou a atenção dos olheiros ao se destacar jogando na liga profissional em seu país natal e no último World Juniors. Além dos dois, que espera-se que formem o top-2, outros top prospects incluem Vasili Podkolzin, Dylan Kozens e Trevor Zegras, que devem ser escolhidos dentro do top-10.
Por fim, ordem ficou definida da seguinte forma:
- New Jersey Devils
- New York Rangers
- Chicago Blackhawks
- Colorado Avalanche (escolha do Ottawa Senators)
- Los Angeles Kings
- Detroit
- Buffalo
- Edmonton
- Anaheim
- Vancouver
- Philadelphia
- Minnesota
- Florida
- Arizona
- Montreal
O Draft de 2019 da NHL acontecerá em Vancouver nos dias 21 e 22 de junho.
Foto: Reprodução/NHL.com