Mundo do hockey se une na prevenção da COVID-19

Fachada do United Center

Share

O mundo está passando por um dos seus piores momentos com a Covid-19. O vírus que assola a humanidade tem atingido todos independente de raça, sexo e até mesmo situação financeira. Pessoas do mundo todo tem lutado contra algo invisível. Hospitais lotados e ruas vazias. Países tem precisado se desdobrar para dar conta de ajudar todos. Infelizmente, isso não é possível, e então a comunidade como um todo precisa se unir e ajudar. É preciso colocar a mão na consciência e não pensar só em si mesmo, afinal, não sabemos o dia de amanhã e muito menos se iremos conseguir passar por tudo isso sem perdas maiores e mais próximas de nós.

No mundo do hockey as coisas não andam diferentes. Os jogos foram cancelados, funcionários tiveram seus salários cortados ou foram até mesmo demitidos e a temporada 2019-20 está pausada por tempo indeterminado. Ainda não se sabe quando tudo irá voltar ao normal e nem como isso será.

E é exatamente nesse momento que vemos o hockey ser muito mais que um esporte, muito mais que homens sob o gelo indo atrás de um puck. Homens esses que ganham milhões e não serão atingidos financeiramente como aqueles que dependem de salário em salário para viver. Muitos desses homens inclusive entendem seus privilégios e tem doado dinheiro por causas maiores, seja para ajudar com o salário de outras pessoas ou até mesmo em suplementos para hospitais. Muitos tem ajudado como podem, apesar de às vezes nem parecer muito. No entanto enquanto alguns se solidarizam, outros têm fechado os olhos para as comunidades em que vivem, não se juntando as causas e vivendo em seus mundinhos privilegiados como se a humanidade não estivesse passando por algo tão sério. 

Uma pandemia que não somente mata as pessoas com a doença, mas que tem quebrado países e empresas. Um momento histórico tem adiado e até mesmo cancelado eventos. 

Com o mundo precisando de apoio diversos jogadores, times e empresas parceiras têm procurado formas de ajudar suas comunidades. Seja doando máscaras N95 ou oferecendo refeições em restaurantes, o mundo do hockey se uniu e tem mostrado o seu apoio na luta contra o vírus. Desde o início da quarentena em março temos visto mobilizações das mais diversas formas e jeitos. Para manter vocês por dentro de tudo que aconteceu o NHeLas fez uma retrospectiva dessa mobilização.  

A união faz a força

  • 14/03: Alguns jogadores se uniram para leiloar objetos autografados em parceria com uma organização sem fins lucrativos. Entre eles  estão John Klingberg do Dallas Stars e Jonathan Huberdeau do Florida Panthers. Ambos, assim como outros, doaram jerseys autografadas para o Center for Disaster Philanthropy para ajudar na pesquisa para o Covid-19. A lista completa de jogadores com as ofertas se encontra aqui.
  • 14/03: O Staples Center, lar dos Los Angeles Kings, doou cerca de 3 mil toneladas de alimentos que seriam utilizados em suas instalações para os eventos que estavam agendados. A arena que já costuma doar o que sobra para uma organização sem fim lucrativo que alimenta pessoas em situação de rua, decidiu ajudar o mesmo local. No entanto esse não poderia receber todos os suplementos e indicou o Los Angeles Men’s Mission e Los Angeles Mission que juntos preparam 3.500 refeições por dia.
  • 19/03: Os times Vancouver Canucks, Pittsburgh Penguins, Carolina Hurricanes e Minnesota Wild decidiram seguir o exemplo do Staples Center e também doaram alimentos não utilizados para organizações sem fins lucrativos de suas respectivas cidades.
  • 19/03: Ainda na mesma semana, as equipes Montreal Canadiens, Tampa Bay Lightning e Ilitch Companies, proprietária do Detroit Red Wings, também anunciaram doações dos alimentos não utilizados nas arenas. Enquanto os Canadiens e o Tampa Bay doaram alimentos e bebidas para as organizações sem fins lucrativos de suas regiões, a Ilitch fez uma parceria com a Forgotten Harvest, onde além dos alimentos foram doados 6 mil lenços desinfetantes e 6 mil luvas descartáveis. 

  • 19/03: O goleiro do Washington Capitals, Braden Holtby, e a sua esposa fizeram uma doação mais pessoal. O casal doou 25 mil dólares ao Capital Area Food Bank e iniciou uma campanha online com o objetivo de arrecadar 10 mil dólares para o mês de abril. Posteriormente ao atingir a meta no início de abril o casal decidiu doar mais 25 mil dólares para a causa.
  • 20/03: O GM John Chayka e o presidente e CEO Ahron Cohen, do Arizona Coyotes, se uniram ao governador Doug Ducey para ajudar no St. Mary’s Food Bank em Phoenix. Eles ajudaram a empacotar kits de emergência que foram doados para os necessitados. No final de Março eles anunciaram a doação de 20% de seus salários dos próximos meses. Desta vez as doações foram destinadas ao Arizona Coronavirus Relief Fund e outras organizações que trabalham no combate ao vírus. 
  • 25/03: Em um anúncio feito pelo capitão Steven Stamkos, o Tampa Bay Lightning em conjunto com seus jogadores doou 500 mil refeições para o Feeding Tampa Bay e o Metropolitan Ministries.

  • 25/03: O goleiro Henrik Lundqvist, do New York Rangers, junto com sua esposa, anunciaram uma doação de 100 mil dólares através de sua Fundação. Os fundos foram encaminhados para o Food Bank da cidade de New York e ajudarão na produção de 68 mil refeições para oito mil crianças e suas famílias.
  • 25/03: A Pengula Sports & Entertainment em parceria com as fundações do Buffalo Sabres e o Buffalo Bills da NFL anunciou a doação de pelo menos 1,2 milhões de dólares. Uma parte do dinheiro foi destinado ao Western New York Covid-19 Community Response Fund e uma outra parcela irá para o FeedMore WNY e Rural Outreach Center em East Aurora. O restante da quantia foi direcionado para suporte dos hospitais e seus funcionários. 
  • 27/03: A Brian’s Custom Sports, fabricante de roupa para goleiros decidiu ajudar de forma diferente. A empresa anunciou a confecção de suplementos hospitalares, tais como as roupas utilizadas pelos médicos.
  • 28/03: O jogador do Montreal Canadiens, Jeff Petry, e sua esposa decidiram se inspirar no jogador da NFL Matthew Stafford. O casal abriu uma conta em dois restaurantes no valor de 2.500 dólares para que os funcionários dos hospitais da região pudessem fazer suas refeições. 
  • 28/03: Uma das principais fabricantes de equipamento de hockey também decidiu inovar e fazer a sua parte. A Bauer Hockey anunciou a fabricação de máscaras profissionais para os médicos que estão tratando os pacientes com o vírus.

  • 28/03: A Budweiser Canadá, parceira da NHL anunciou uma doação de 500 mil dólares para a Cruz Vermelha Canadense. A Labatt Breweries of Canada, empresa responsável pela Budweiser, também anunciou que várias cervejarias passaram a fabricar álcool 70% (hand sanitizer) para distribuir 50 mil garrafas ao Food Bank Canada.
  • 31/03: Os parceiros administrativos do New Jersey Devils, o Harris Blitzer Sports and Entertainment também estão apoiando a causa. Eles doaram uma quantia de seis dígitos para ajudar a Health Emergency Response Fund da RWJBarnabas. A doação ajudará a fornecer equipamento para mais de 35 mil funcionários da área da saúde. Além disso, a empresa que também é proprietária do Prudential Center irá doar mais de 10 mil luvas. Nas doações estão inclusos também 7 mil frascos de álcool 70% e produtos de higiene e limpeza. Porém a ajuda não para por aí, a empresa fez uma parceria com o escritório do prefeito para a doação de gift-cards  para os moradores e também se comprometeu com doações para a cidade da Filadélfia.
  • 01/04: O capitão Jack Eichel, do Buffalo Sabres, também fez a sua parte. Através de sua rede social o jogador anunciou a doação de 5 mil máscaras de EPI em conjunto com a Bauer Hockey. A doação foi destinada para os hospitais do Oeste de New York.

  • 02/04: O goleiro Sergei Bobrovsky, do Florida Panthers, o forward Artemi Panarin, do New York Rangers e o goleiro Semyon Varlamov, do New York Islanders, se uniram e organizaram doações de máscaras N95. Bobrovsky com a ajuda do Florida Panthers Foundation doou 1.500 máscaras para os hospitais do Sul da Flórida. Enquanto Panarin, que está em sua primeira temporada em NY, doou 1.500 máscaras para o Hospital for Special Surgery e Varlamov se uniu aos seus colegas de time e juntos doaram 3.000 máscaras para o Northwell Health Foundation em Long Island.

  • 03/04: O Groupe CH, proprietário do Montreal Canadiens e seu time afiliado na AHL o Laval Rockets se uniu ao La Tablee des Chefs, uma instituição de caridade em Quebec, para juntos alimentarem pessoas necessitadas. A instituição e seus parceiros já fazem trabalhos não somente alimentando quem necessita mas também ajudando jovens a se tornarem chefs. Estima-se que juntos eles consigam preparar 100 mil refeições até o final de junho. Para isso será utilizada também as instalações do Bell Center. Essa é a segunda ação do Groupe CH que no dia 17 de março doaram cerca de 6 toneladas de alimento que haviam sidos encomendados para os eventos na arena.
  • 05/04: A medalhista olímpica e atual estudante de medicina Hayley Wickenheiser, usou a sua rede social para arrecadar EPIs para os hospitais. Através de seu pedido o ator Ryan Reynolds efetuou uma doação e a Canadian Tire, parceira da NHL também. A empresa que ao todo doou 5 milhões de dólares, dividiu a sua doação em compras de equipamentos médicos e organizações que lutam no combate ao vírus.
  • 06/04: O Vegas Golden Knights optou por ajudar de forma diferente. Os jogadores em conjunto com os funcionários do time e a Golden Knights Foundation doaram mais de 7.500 refeições. Essas doações foram destinadas aos médicos, enfermeiros e funcionários dos hospitais da região. A equipe também anunciou a doação de um milhão de dólares para o Covid-19 Response, Relief and Recovery Task Force. 

  • 08/04: A CCM Hockey em conjunto com 24 jogadores doaram 500 mil máscaras cirúrgicas para alguns hospitais no Canadá. Entre esses jogadores estão as estrelas da NHL: Sidney Crosby, Alex Ovechkin, Mat Barzal, Miro Heiskanen e Nathan MacKinnon, assim como algumas estrelas do hockey feminino, entre eles Brianna Decker e Kendall Coyne-Schofield. A doação que deve chegar aos hospitais ainda esse mês está dependendo somente dos insumos ficarem prontos. 

  • 08/04: O Florida Panthers decidiu unir o útil ao agradável e teve uma idéia um tanto diferente. O time criou o “Territorial Trot Virtual 5K”, onde os fãs poderão se cadastrar com uma doação de 10 dólares e competir entre os dias 17 e 20 de abril. Todo o dinheiro arrecadado será encaminhado para a Panthers Foundation e ajudará no combate ao Covid-19. O site também está aceitando outras quantias de doação e o doador ainda pode se inscrever pra receber um puck misterioso autografado. 
  • 09/04: Os jogadores do Edmonton Oilers se uniram para doar 100 mil dólares ao Oilers Entertainment Group. A doação será destinada ao suporte do tratamento do vírus localmente e em Alberta.
  • 13/04: Os proprietários do Chicago Blackhawks e Chicago Bulls abriram as portas do United Center, lar de seus times, para se transformar em centro de logística para recebimento e armazenamento das doações de alimentos e EPIs. 
  • 13/04: A CCM fez um novo anúncio, desta vez a empresa usará a sua fábrica em Montreal para a fabricação de equipamentos individuais de proteção para os profissionais de saúde. A estimativa é que possam ser fabricados cerca de 150 por dia.

  • 13/04: O Anaheim Ducks também anunciou doações de refeições. O time em conjunto dos seus parceiros doará 200 refeições por dia para os profissionais do UCI Medical Center. Não somente isso, a equipe comprará essas refeições de restaurantes locais para ajudar na crise econômica.
  • 13/04: O Ottawa Senators também tem olhado para a sua comunidade. Com a escassez enfrentada pelos hospitais de Ontário, o time iniciou uma campanha de arrecadação. A campanha nomeada de “Shielding Heroes” tem o objetivo de arrecadar 500 mil dólares que serão destinados para a fabricação de EPIs. A Ottawa Senators Foundation em colaboração com a HP Canadá e o LEO Lab fabricarão  esses EPIs. O LEO Lab produzirá cerca de 3.500 unidades por semana usando uma impressora 3D da HP e as mesmas serão doadas para os hospitais da região. 
  • 14/04: A equipe de Seattle ainda nem começou a sua primeira temporada mas já pensa em sua comunidade. O time em conjunto com o Oak View Group doou um milhão de dólares para ajudar no combate da pandemia. Deste valor, 800 mil foram encaminhados para o United Way of King County’s Community Relief Fund. Os 200 mil restantes serão distribuídos para organizações sem fins lucrativos. 

Foto: Reprodução/unitedcenter.com