Mundial de Hockey no Gelo 2018

Share

Todo ano o Mundial de Hockey no Gelo reúne 16 nações para competir durante aproximadamente duas semanas. A não confundir com a Copa do Mundo de Hockey, organizada pela NHL, o Mundial se trata de uma competição da IIHF, federação internacional da modalidade.

A 82ª edição do torneio acontecerá na Dinamarca, nas cidades de Copenhague e Herning. É a primeira vez na história que o país vai receber o Mundial, que acontece entre os dias 4 e 20 de maio. Este ano participam Alemanha, Áustria, Bielorrússia, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Estados Unidos, Finlândia, França, Letônia, Noruega, República Tcheca, Rússia, Suécia e Suíça.

A federação organiza a competiçaõ em várias divisões: a “Elite” contém os 16 países melhor ranqueados internacionalmente, e depois as divisões IA, IB, IIA, IIB e III, com 6 países participantes em cada uma. Após o Mundial, as duas piores equipes na classificação geral da divisão Elite são rebaixadas à IA. Da mesma forma, as duas melhores do torneio IA garantem uma vaga entre os top-16 para o ano seguinte. O sistema de rebaixamento e acesso é o mesmo para as divisões inferiores.

Nesta edição, as 16 seleções estão divididas em dois grupos para a primeira fase. As quatro primeiras de cada grupo se classificam para a etapa seguinte, que é eliminatória. Nas quartas-de-final os confrontos entre os times de cada grupo ficam assim: 1A-4B, 2A-3B, 1B-4A, 2B-3A. A fase eliminatória consiste em um confronto único entre as equipes, e as quatro semifinalistas disputam ou a final ou a medalha de bronze.

No Grupo A estão Áustria, Bielorrússia, Eslováquia, França, República Tcheca, Rússia, Suécia e Suíça, que disputam todos os jogos da primeira fase na capital dinamarquesa. Já o Grupo B é composto por Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Letônia e Noruega.

Cada grupo tem três times que chegaram às quartas na edição passada, e são favoritos a repetir o feito este ano. Estes são os tchecos, russos, e suecos, pelo Grupo A, e os canadenses, finlandeses e americanos pelo B. Em 2017, a Suécia venceu o Canadá na final nos shootouts. A Rússia disputou o bronze com a Finlândia (que eliminou os EUA nas quartas).

O Mundial da IIHF é uma vitrine importante tanto para os jogadores das ligas europeias quanto para os da NHL que não participam (ou já foram eliminados) dos playoffs da liga. Aproximadamente 100 jogadores da NHL estão envolvidos nesta edição. Entre eles, Connor McDavid (Edmonton Oilers), Patrick Kane (Chicago Blackhawks), Ryan O’Reilly (Buffalo Sabres) e Mathew Barzal (New York Islanders).

No primeiro dia de competição, os Estados Unidos enfrentam de cara os rivais do norte pelo grupo B. Ambas as equipes têm fortes reforços da NHL em seus elencos. Prospectos para o draft deste ano também completam as vagas. O confronto têm início às 11h15 (BRT), e marca o início do Mundial, ao lado de Rússia e França, que acontece no mesmo momento. Às 15h15 dessa sexta, outros dois jogos acontecem: Suécia e Bielorrússia; Alemanha e Dinamarca.

O calendário de jogos e outras informações sobre a competição estão disponíveis no site oficial.

Foto: Reprodução/IIHF.com