Montreal Canadiens vira série e elimina Toronto Maple Leafs

Share

O Montreal Canadiens virou a série e eliminou o Toronto Maple Leafs dos Playoffs da Stanley Cup 2021. Na última atualização sobre a rodada 1 dos times canadenses, Toronto liderava a série por 3-1, então o que aconteceu exatamente? Difícil explicar com precisão. Mas para a felicidade do fã de hockey não-torcedor dos Leafs, pudemos desfrutar de um Jogo 7 e entretenimento de primeira. 

Na próxima rodada, que começa hoje (2) às 20:30, Montreal enfrenta Winnipeg em uma série que poucos previram que aconteceria. Vamos tentar entender como chegamos até aqui.

Recapitulando os últimos jogos

No Jogo 5, tivemos dois gols de Joel Armia no primeiro tempo, e Jesperi Kotkaniemi no segundo marcando 3-0 para Montreal. Menos de dois minutos depois, Zach Hyman marcou o primeiro de Toronto. No terceiro período tivemos dobradinha de Jake Muzzin, empatando a partida e levando o jogo para o overtime. Mas foi Nick Suzuki que marcou, salvando Montreal da eliminação e garantindo o Jogo 6. 

Mais um jogo que foi para o overtime. Nessa partida Toronto fez 43 shots on goal contra 31 de Montreal, mas Carey Price estava atento e agarrou 41 deles. O primeiro e segundo tempo não contaram com gols de nenhuma das equipes, foi somente no terceiro tempo que o placar acendeu. Primeiro para dois gols seguidos da equipe do Quebec, um de Corey Perry e, pouco mais de um minuto depois, foi a vez de Tyler Toffoli, que marcou seu primeiro nesses playoffs. Na segunda metade do período, Jason Spezza e TJ Brodie empataram tudo para o time de Ontário.  

Porém novamente não teve jeito, os Canadiens ganharam mais uma vez, agora com um gol de Jesperi Kotkaniemi. Dessa forma, o time forçou o tão temido pelos torcedores, e adorado por todo o resto, Jogo 7. 

Depois deste empate de série impressionante dos Canadiens, eles chegaram na última partida da motivados para sair dali direto pro round 2. Carey Price foi mais uma vez elemento chave de Montreal, quando salvou 30 shots on goal da equipe adversária. 

O primeiro tempo foi sem gols, mas no segundo, Brendan Gallagher marcou seu primeiro nestes playoffs, e, a menos de cinco minutos para o final do período, Corey Perry fez 2-0 para o Montreal. 

Até o final do terceiro tempo, todas as tentativas a gol feitas por Toronto foram evitadas por Price. Logo após um gol de Tyler Toffoli, 3-0 Canadiens, William Nylander ainda tentou salvar seu time e marcou seu quinto dos playoffs, mas não teve jeito. 

O placar final foi 3-1 Montreal Canadiens, que virou a série, eliminou o Toronto Maple Leafs e enfrentará na rodada dois o Winnipeg Jets. 

O que esperar de Jets e Canadiens

Depois da equipe de Manitoba ter “varrido” o Edmonton Oilers em quatro jogos, em uma série que apesar do resultado contou com três overtimes seguidos, os Jets conquistaram seu lugar na rodada dois com bastante esforço. Depois do que vimos acontecer entre os Canadiens e os Leafs, podemos dizer que o time do Quebec também batalhou por essa conquista. 

Agora que tiveram uns dias de descanso e preparo, a próxima rodada se inicia na noite de hoje (2), com uma disputa inédita nos playoffs da Stanley Cup entre essas equipes. Os Canadiens trazem sua fanbase gigante e seu status de Original Six, mas não podemos ignorar que os Jets também eliminaram, e em bem menos jogos, um dos melhores times da divisão canadense, e Connor McDavid. 

Murat Ates, jornalista do The Athletic, menciona o confronto entre Winnipeg e Montreal como um “encontro histórico de goleiros de elite.” Carey Price conta com uma porcentagem de saves de .932 contra .950 de Connor Hellebuyck, e o goals against average do goleiro de Montreal é de 2.24 contra 1.60 do de Winnipeg. O que esses dois conseguirão realizar nessa rodada descobriremos em breve.

Foto: Reprodução/NHL.com