O Frozen Four masculino, etapa final do campeonato de hockey universitário da NCAA, acontece nos dias 8 e 10 de abril. Porém, antes mesmo da semifinais, já temos algumas histórias interessantes para destacar. Dentre elas, a surpresa de que, pela primeira vez desde 2007, nenhum dos líderes regionais avançaram para as semifinais.
O campeonato regional deste ano, o primeiro desde 2019, aconteceu entre os dias 26 e 28 de março. A princípio, dezesseis times disputariam as quatro vagas das finais. Entertanto, devido ao protocolo de COVID-19 da competição, as universidades de Michigan e Notre Dame ficaram de fora da disputa. Curiosadamente, das quatro univsersidades que se classificaram para as finais, três são de Minnesota. São elas Minnesota State, St. Cloud State, Massachussets e Minnesota Duluth.
O caminho pelo regional
No primeiro round, Minnesota State venceu Quinnipiac por 4 a 3 no overtime; St. Cloud State, por sua vez, venceu a Universidade de Boston por 6 a 2. Minnesota Duluth passou para as quartas sem jogar, uma vez que seu jogo contra o Michigan foi cancelado pelo protocolo de COVID. Por fim, Massachussetts garantiu sua vaga nas quartas ao vencer por 5 a 1 a Lake Superior St.
As quartas de final trouxeram mais surpresas. Minnesota State passou a Universidade de Minnesota por 4 a 1, enquanto St. Cloud State enfrentou a Boston College, vencendo por 4 a 1. A UMass, por sua vez, venceu por 4 a 0 Bemidji State. Mas, sem dúvidas, o confronto mais interessante do campeonato foi a vitória da Minnesota Duluth por 3 a 2 contra a North Dakota, no quinto overtime.
Bulldogs se classificam com recordes
A UMD fez história dois anos atrás, da última vez que um Frozen Four foi disputado. Isso porque eles conquistaram pela segunda vez seguida o campeonato naquele ano. Agora, os Bulldogs mostram que estão dispostos a conquistar o título mais uma vez.
Na noite de 27 de março, a equipe conquistou a vitória sobre North Dakota na quinta prorrogação. Por conta dos períodos extras, a partida se tornou a mais longa da história da NCAA, com 142 minutos e 13 segundos. Dessa forma, Minnesota Duluth se tornou a primeira equipe desde 2008 a chegar ao Frozen Four em quatro temporadas seguidas.
O autor do gol da vitória foi Luke Mylymok, que entrou para a história da NCAA ao marcar o terceiro da equipe. Porém, o jogo já estava emocionante muito antes dos overtimes. Isso porque o placar foi aberto apenas no terceiro período pelos Bulldogs.
Em 5 minutos no período, o center Jackson Cates e o winger Cole Koepke deram a vantagem de dois gols para Duluth. Entretanto, North Dakota empatou o jogo faltando dois minutos para acabar o período. Collin Adams e Jordam Kawaguchi fizeram os dois gols para forçar o overtime. Sem dúvidas, nenhum deles esperava que esse tempo extra seria tão longo.
Minnesota Duluth enfrenta a U Mass na quinta-feira (08), buscando mais uma vez chegar à final do Frozen Four. Na outra semifinal, temos uma disputa interestadual entre Minnesota State e St. Cloud State disputando a outra vaga.
A final do Frozen Four será em Pittsburgh, na PPG Paints Arena, no sábado (10). As três partidas estarão disponíveis no ESPN Play, com as transmissões em inglês para assinantes dos canais ESPN.
Foto: Reprodução/Duluth News Tribune.