A Metal Ligaen é a principal liga de hockey no gelo da Dinamarca. Ela já trocou de nome várias vezes: “Superisligaen”, “Eliteserien”, “Danish Metal”, “Danish ice hockey league”, “AL-Bank Ligaen”, e porfim “Metal Ligaen”.
A liga é composta por 11 times, e, da sua fundação até hoje, tornou-se uma das melhores ligas na Europa. Atualmente é comparada às de segunda divisão da Suécia e Alemanha. A Metal Ligaen serve mais como uma prévia para dar lugar aos jogadores estrangeiros que querem começar uma carreira na Europa e pretendem viajar para ligas de hockey maiores. No entanto, os jogadores mais velhos também têm seu espaço, e são profissionais de tempo integral na Metal Ligaen.
História
Anos atrás a liga era composta por 10 times. Apesar do limite de gastos para a importação de jogadores, diversos times passaram por dificuldades financeiras nos últimos anos. Como resultado, dois times se retiraram da liga, reduzindo o número de equipes ativas para 8. Os lugares disponíveis foram oferecidos a times da segunda base da liga, mas nenhum aceitou a oferta por problemas financeiros
Em 2016, percebeu-se que limitar os jogadores estrangeiros no elenco de uma equipe era contra as leis da UE e, portanto, o limite foi removido. A temporada de 2016-17 foi a primeira desde 2009 em que um time dinamarquês de hockey no gelo pôde ter uma quantidade ilimitada de jogadores estrangeiros. No mesmo ano a liga estabeleceu um teto salarial.
A Metal Ligaen é estruturada para que cada time se enfrente 5 vezes. Desde 2014, quando houve a última expansão, as equipes possuem 45 jogos no calendário regular. Normalmente a temporada começa em setembro e acaba em fevereiro do ano seguinte. Os oito melhores times da temporada regular vão para os playoffs. A regra é: o primeiro colocado escolhe seu adversário nas quartas de final, depois o segundo e assim por diante. A equipe vencedora dos playoffs recebe a The Prince Henrick’s Cup.