Na noite de sábado (28), o Buffalo Sabres foi sorteado no lottery draft a ter o primeiro pick do Draft deste ano. Carolina Hurricanes ficou com o segundo pick e Montreal Canadiens com o terceiro.
O evento, que aconteceu em Toronto, determinou a ordem em que os times irão escolher os seus prospects. Na NHL, esse sorteio é feito de acordo com a ordem inversa da tabela no final da temporada regular. Isso significa que o time que termina em último tem maior chance de ficar com a primeira escolha.
Os 15 times que não se classificaram para os playoffs entram nesse sorteio, sendo que os 3 primeiros lugares passam por outro sorteio para definir quem vai ficar com o primeiro pick. Cada time recebe combinações de números de acordo com o lugar que terminou na tabela. O último colocado tem mais chances de ficar com a primeira escolha, mas nem sempre é o que acontece.
As equipes recebem sete combinações numéricas: quanto mais baixo na tabela, maior o número de combinações atribuídas a ela. Quatro bolas são selecionadas aleatoriamente formando um número de quatro dígitos, que é então comparada a uma lista com as combinações pré-determinadas de todos os times e combinada com o vencedor.
O processo é repetido para determinar o vencedor da segunda e terceira escolha. Depois que os três sorteios são concluídos, as equipes restantes se encaixam com base na posição final de cada equipe na classificação da temporada regular.
No caso do Draft deste ano, Buffalo era o time que tinha maior probabilidade de ficar com o primeiro pick, e assim aconteceu. Mas Carolina foi quem saiu com a maior vantagem no sorteio, uma vez que subiu 9 posições, saindo da 11ª com apenas 9.9% de chance de estar no top 3, e ganhando o segundo pick.
O presidente dos Canes, Don Waddel, contou à NBCSN que agora precisarão reavaliar sua estratégia, “teremos muito trabalho a ser feito porque estávamos pensando que entraríamos no draft com a 11ª escolha, agora seremos top 3. É bom para nossos olheiros, teremos reuniões logo na próxima semana para nos preparar”.
Para os Sabres, que terão a primeira escolha pela terceira vez, foi uma posição esperada, mas ainda assim gratificante. O GM Jason Botterill disse que está feliz com esse resultado, “é fora do nosso controle como as bolas se comportam, foi intenso até o final e estou muito feliz pelos nossos fãs”.
A ordem ficou definida da seguinte forma:
- Buffalo Sabres
- Carolina Hurricanes
- Montreal Canadiens
- Ottawa Senators
- Arizona Coyotes
- Detroit Red Wings
- Vancouver Canucks
- Chicago Blackhawks
- New York Rangers
- Edmonton Oilers
- New York Islanders
- New York Islanders (via Calgary Flames)
- Dallas Stars
- Philadelphia Flyers (via St. Louis Blues)
- Florida Panthers
O NHL Draft 2018 acontece em Dallas nos dias 22 e 23 de Junho.
Foto: Reprodução/NHL.com