A Latam Cup 2019 irá acontecer no próximo final de semana, de 06 a 08 de setembro. Esse ano ele será disputado no Ice Den of Coral Spring, Flórida, EUA. Sob a organização do Amerigol International Hockey Association, e contará com a participação dos países da América Latina e Caribe. O campeonato de hockey no gelo da América Latina teve início em 2013-14 como torneio Pan-Americano. Em 2015 foi sancionado pelo IIHF e sediado pela Federação Mexicana de Hockey em 2016. No ano de 2017 o tornei sofreu uma pausa, mas retornou em 2018-19 como um torneio independente.
Em seu ano de estréia, o campeonato teve como primeiro campeão o Canadá, que ganhou de 7-0 do México. Entretanto esse foi o único ano que contou com a participação das seleções do Canadá e dos EUA. O maior campeão do campeonato é a Colômbia que ganhou nos anos de 2014-15, 2015-16 e 2018-19. O México ganhou uma vez no ano de 2016-17.
A edição de 2019 contará, pela primeira vez, com a seleção da Jamaica, que apesar de fazer parte da IIHF desde 2012 nunca tinha competido. Quem também tem estreia confirmada para este ano é a seleção do Porto Rico que apesar de praticarem o esporte desde 2004 não tinham competido ainda. A partir desta edição, a Latam Cup ganha a parceria da Warrior Hockey, comprometida em ajudar o crescimento do hockey na América Latina e no Caribe. Os jogos estarão disponíveis para assistir gratuitamente no site HockeyTV.
Os países participantes
Os 8 países que iram participar foram divididos em 5 grupos, sendo eles quatro grupos masculinos e um feminino. Na primeira divisão ficaram no grupo A: Argentina, Brasil, Colômbia e Jamaica; no grupo B: Chile, México (select team) e Venezuela. Na segunda divisão no grupo A: Brasil B, México B e “Rest of the World” (Ilhas Maldivas); no grupo B: Argentina B, Colômbia B e Porto Rico. O grupo feminino conta com as seleções de: Brasil, Argentina, Colômbia e Bandidas México.
O dois primeiros dias de competição contará com os jogos das divisões, sendo que no dia 07 já começam as quartas de finais. O dia 08 ficou separado para onde enfim conheceremos os campeões do campeonato.
Foto: Reprodução / @brazilicehockey