A melhor coisa que você poderia ter feito na sexta-feira era assistir aos jogos da NHL noite adentro. Porém se essa não foi a sua escolha, aqui vai tudo o que você perdeu:
Flyers 4, Penguins 2
Ausente do Jogo 4 por conta de uma lesão no treino anterior à partida, Sean Couturier disse que só voltaria ao gelo se estivesse em condições de ajudar sua equipe. Dito e feito. Com 75 segundos para o zerar do cronômetro, Couturier marcou o gol que deu a vitória aos Flyers.
No final primeiro período, Claude Giroux abriu o placar para Philly. Bryan Rust veio por detrás do gol para empatar o jogo aos 12:00 do segundo. Guentzel então fez outro para os Penguins quase cinco minutos mais tarde.
Valtteri Filppula aproveitou uma falha de Murray num powerplay de Pittsburgh, ao final do segundo, e fez o dele. Tudo igual mais uma vez.
O placar seguiu empatado até o final do último período, quando Couturier deu um tiro da linha azul para colocar os Flyers de volta à liderança. Matt Read fez 4-2 no gol vazio dos Pens com 18 segundos faltando.
Murray fez 21 defesas na partida. No gol de Philadelphia, Michal Neuvirth parou 30 pucks, em sua primeira partida como titular desde 16 de fevereiro.
É a décima vez na história dos Flyers que a equipe ganha o Jogo 5 depois de perder 3 na série. O próximo jogo será no domingo (22), em Philadelphia, às 15h no Horário de Brasília.
Wild 0, Jets 5
Winnipeg fez quatro gols nos primeiros 12 minutos de jogo para desmontar os Wild e garantir o avanço na série. Vencer uma série de playoffs é algo inédito na história da franquia, mesmo antes dela se mudar para Manitoba (os Jets eram o Atlanta Thrashers até 2011).
O defensor Jacob Trouba abriu o placar com 31 segundos de jogo, no primeiro lance dos Jets. Quatro minutos depois, Brian Little dobrou a vantagem ao desviar um puck direto para dentro do gol.
Brandon Tanev e Joel Armia também balançaram a rede pouco depois. Com 12 minutos, depois de deixar o quarto passar, Devan Dubnyk foi para o banco e Alex Stalock assumiu o gol dos Wild. Ele terminou a partida com 15 defesas no total.
No início do terceiro período, durante o powerplay, Mark Scheifele fez o quinto e último do time da casa.
Connor Hellebuyck terminou a partida com 30 defesas para obter seu segundo shutout consecutivo. Ele se tornou o terceiro goleiro nos últimos 13 anos a terminar uma série com dois jogos consecutivos sem levar nenhum gol. Matt Murray (2017) e Henrik Lundqvist (2013) foram os últimos a conseguir o mesmo.
É a sexta vez desde 1968 que duas equipes (Jets e Golden Knights) na NHL vencem a primeira série na pós-temporada da franquia. Na próxima fase, os canadenses enfrentam o vencedor do confronto entre Colorado e Nashville.
Avalanche 2, Predators 1
Assim como os Flyers, Colorado marcou um gol nos minutos finais para levar a série ao sexto jogo, diminuindo o déficit para 3-2.
Em sua segunda partida como titular em 14 meses na NHL, o goleiro do Avalanche, Andrew Hammond, fez 44 defesas, 17 no terceiro período, nessa vitória da equipe.
Na metade do terceiro período, Nick Bonino deu a vantagem de 1-0 aos Predators, o que parecia ser o gol que levaria a equipe às semifinal da Conferência Oeste. O gol tinha sido anulado no gelo, mas no replay julgou-se que Bonino não havia voluntariamente empurrado o puck com o pé na direção do gol.
Logo em seguida, Gabriel Landeskog deu início à resposta de Colorado. O sueco recebeu um passe perfeito de Nathan MacKinnon e empatou o jogo.
Menos de três minutos depois, P.K. Subban teve um passe interceptado na zona ofensiva que levou a um contra-ataque dos Avs. No dois contra um, Sven Andrighetto colocou para dentro com 90 segundos para o fim. Foi o gol da vitória de Colorado.
No gol de Nashville, Pekka Rinne parou 24 pucks.
No domingo, o Avalanche volta para Denver e tenta forçar um Jogo 7 para definir a série. É a quarta vez na história da organização (Avalanche/Nordiques) que a equipe vence um Jogo 5, perdendo a série por 3-1.
Foto e vídeos: Reprodução/NHL.com