A campanha do Washington Capitals na temporada de 2019-2020 tem sido, até agora, ótima. Com um recorde de 31-11-5 e 57 pontos acumulados, a equipe é considerada uma forte candidata à Stanley Cup.
O elenco do Capitals sofreu algumas mudanças para esta temporada. Mas ainda conta com fortes nomes como Alexander Ovechkin, Evgeny Kuznetsov, TJ Oshie e Jakub Vrana, os principais atacantes e pontuadores da equipe.
Entretanto, não só de grandes atacantes uma equipe de hockey é feita. O canadense Braden Holtby, grande nome na conquista da Stanley Cup de 2018, é o goleiro titular do Capitals. Atualmente, ele conquistou 18 vitórias e 9 derrotas em 32 jogos na temporada. Porém, o contrato de Holtby termina esse ano. Por este motivo, muito se especula se o goleiro irá renovar com a equipe.
Mas talvez o Washington Capitals não precise se preocupar em buscar um novo um goleiro tão cedo assim. Isso porque o russo de 22 anos, Ilya Samsonov, que está em sua primeira temporada na NHL, tem tido ótimos resultados. Se não fosse ele, a pontuação do Capitals poderia não estar tão alta, uma vez que que essa posição precisa de equilíbrio, justamente para evitar lesões.
O recorde de Samsonov
Primeiramente, Samsonov foi draftado no 1° round no draft de 2015, no 22° lugar. Ele fez história na NHL quando se tornou o primeiro goleiro da NHL a ganhar os 8 primeiros jogos da carreira fora de casa.
Após o time perder para o New Jersey Devils no domingo (12), Samsonov foi quem começou o jogo nas redes nesta segunda-feira contra Carolina Hurricanes. Ao defender todos os 23 shots do Canes, Ilya conquistou o primeiro shutout de sua carreira e coletou sua 13° vitória em 15 jogos, se tornando o dono do novo recorde da franquia do Capitals na temporada de novato.
Calder Trophy?
Apesar de existirem outros novatos mais cotados para ganhar o Calder Trophy, como o defensor do Colorado Avalanche, Cale Makar, o nome de Samsonov não pode ser esquecido. O jovem goleiro tem tido uma campanha ótima em sua primeira temporada, e tem possibilidade de se tornar um dos finalistas do troféu, assim como Jordan Binnington fez ano passado. Entretanto, para isso, precisamos aguardar o desempenho do Capitals nos playoffs.
Por fim, vale ressaltar que na história da NHL, apenas 16 goleiros levaram o Calder Trophy. No ano passado, além de Binnington, o goleiro do Philadelphia Flyers, Carter Hart, foi um nome cogitado a ganhar o Calder. Se Samsonov continuar a conquistar recordes jamais vistos na Liga, ele tem grandes chances de ser indicado.
Foto: Elizabeth Kong
1 Comment
Artigo interessante. Sugiro como pauta matéria sobre as equipes com desempenho ruim na NHL.
Comments are closed
Post Comment