Hockey Hall of Fame anuncia classe de 2020

Share

O Hockey Hall of Fame anunciou seus novos membros na última quarta feira (24). Ao todo, foram seis novas indicações em duas categorias: Jogadores e Builder

A classe de 2020 contou com grandes nomes do mundo do hockey. À categoria jogadores, os indicados foram Jarome Iginla, Marian Hossa, Kim St-Pierre, Doug Wilson, e Kevin Lowe. E por fim, juntando-se a eles, entra na lista na categoria Builder, o executivo Ken Holland. 

O presidente do Hockey Hall Of Fame, Lanny MacDonald, informou em um comunicado à imprensa que é um honra ver estes novos nomes integrando o HHOF:

“O Hall da Fama do Hockey se orgulha de receber essas lendas do hóquei como membros de honra. Suas contribuições para o jogo de hóquei estão bem documentadas e sua eleição para o Hall da Fama do Hóquei é ricamente merecida.” 

Os indicados

Jarome Iginla

Ter Jarome Iginla na Classe de 2020 do HHOF não é nenhuma surpresa: o jogador disputou 1.554 jogos na NHL e fez história no Calgary Flames. Foram duas décadas na Liga Nacional de Hockey. Destes 20 anos, durante quinze vestiu a jersey do Calgary, sendo inclusive capitão do time. Atualmente, ele é o líder em pontos na história da franquia, com 1.219. 

Foi não só um dos melhores forwards do Calgary, mas como também um dos melhores jogadores da NHL na posição. Foi vencedor de dois troféus Rocket Richard, um Ted Lindsay Award, do Art Ross Award, do King Clancy e participou do NHL All Star por 6 vezes. Além disso, o jogador nativo de Alberta, representou o Canadá em muitos níveis. Assim, acabou por vencer dois World Junior Championships, um World Championship, uma Copa do Mundo de Hockey e, por fim, tem duas medalhas olímpicas de Ouro. 

Marian Hossa

Hossa começou sua carreira com os Senators, em 1997, mas foi com os Blackhawks que o jogador atingiu o ápice de sua carreira. Na última década, ele acabou se tornando peça essencial nos três campeonatos conquistados pelo Chicago. Tanto nos playoffs, quanto na temporada regular, Hossa foi uma grande adição na equipe que fez dos Hawks uma dinastia nos últimos 10 anos. 

No cenário internacional, o jogador representou a Eslováquia em oito campeonatos mundiais e participou quatro vezes dos Jogos Olímpicos. Por fim, finalizou sua carreira em Chicago em 2017, com 1.309 jogos disputados e 1.134 pontos 

Kim St-Pierre

De todos os indicados ao HHOF, Kim St-Pierre foi a única mulher a compor o squad. A goleira disputou 83 jogos com a jersey do Canadá, tendo adquirido 29 shutouts e diversas medalhas internacionais: três nas Olimpíadas, quatro em campeonatos mundiais e uma na Four Nations Cup. Por fim, quando jogou pelo Montreal Stars, da CWHL, venceu a Clarkson Cups duas vezes e foi a melhor goleira da Liga por duas temporadas consecutivas. 

Doug Wilson

Apesar de ter feito, e estar fazendo atualmente, um grande trabalho como General Manager do San Jose Sharks, Doug Wilson foi indicado ao Hockey Hall Of Fame na categoria jogador. Das 16 temporadas que disputou pela NHL, quatorze destas foram com com os Blackhawks. Em toda a sua carreira, o defensor somou 827 pontos e se tornou um dos 20 melhores defensores da Liga, faturando também um Norris Trophy Award na década de 80. 

Kevin Lowe

Após muitos anos assistindo muitos de seus ex companheiros de time serem indicados ao Hockey Hall Of Fame, Kevin Lowe finalmente viu sua espera chegar ao fim este ano. O ex-defensor dos Oilers, ao lado de Messier e Gretzky, foi peça essencial em quatro conquistas dos Oilers à Stanley Cup durante as décadas 80 e 90. Seguidamente, Lowe veio a ganhar mais um campeonato em 1994, porém desta vez jogando com o New York Rangers. 

Por seu espírito de liderança dentro e fora do gelo, o defensor ganhou o King Clancy Memorial Trophy em 1990. Além disso, também participou do NHL All Star sete vezes. 

Ken Holland

Ken Holland foi o único da classe de 2020 a ser indicado na categoria Builder. Ele ocupou o posto de General Manager dos Red Wings por 22 temporadas, e ganhou três Stanley Cups com o time. Durante a sua estadia no Detroit, a equipe ganhou mais jogos de temporada regular e playoffs (1.044) do que qualquer outra equipe na NHL. Uma grande carreira e digna de uma indicação ao HHOF.

Votação e Eventos

Devido ao COVID-19, o painel de 18 eleitores que votou para escolher os novos membros do HHOF se encontrou virtualmente no início desta semana, para que a eleição não fosse adiada e, assim, pudesse ser feita de uma maneira mais segura para todos.

De acordo com Lanny MacDonald, a Celebração de Indução do HHOF de 2020 está adiada para o dia 16 de novembro de 2020, em Toronto. A celebração conta tradicionalmente com um jogo anual, organizado pelo Toronto Maple Leafs, a apresentação dos indicados ao Hall e um evento de gala. Porém, devido a pandemia, o evento pode vir a ser adiado. Provavelmente, até o final de agosto, a organização do HHOF dará mais informações referentes a celebração, e informará sobre novas datas, caso o evento necessite ser adiado.

Foto: Reprodução/nhl.com