Bem distante do início da história do hockey no gelo masculino nas Olimpíadas, que aconteceu em 1920, ainda na edição de verão, o hockey no gelo feminino só adentrou a competição em 1998, nas olimpíadas de inverno de Nagano, no Japão.
Apesar de 24 anos de história ainda não ser muito tempo, as conquistas realizadas pelas atletas no gelo marcaram o esporte. A participação no maior evento esportivo da Terra traz uma visibilidade gigantesca para a qualidade da modalidade e valoriza o trabalho de mulheres incríveis e que até hoje, infelizmente, precisam se auto afirmar constantemente nas arenas e na mídia.
A disputa entre os times do Canadá e dos EUA se consagrou durante essas duas décadas. Apenas no ano de 2006 a final não contou com um desses times, quando Canadá disputou o ouro contra a Suécia, levando a melhor por 4-1. O país possui 4 ouros olímpicos, de 6 disputados, os outros dois pertencem aos Estados Unidos.
Os Estados Unidos ficaram com a medalha de ouro nos anos de 1998, na estreia, e em 2018 na Coreia.
A História
Nagano 1998: o primeiro ouro olímpico
Na estreia histórica da modalidade feminina nos Jogos tivemos a primeira edição da grande rivalidade que permearia o hockey internacional nas próximas duas décadas. Em uma competição com seis equipes, os Estados Unidos e o Canadá fizeram uma final que resultou em uma vitória de 3-1 para as americanas, que capturaram o terceiro ouro no esporte para o seu país. Já a batalha pelo bronze ficou com a Finlândia, que venceu a China por 4-1.
Salt Lake City 2002: o desespero das donas da casa
Já nos Jogos de 2002 o hockey feminino olímpico viu o número de seleções aumentar, com a classificação de países como Rússia, Alemanha e Cazaquistão em suas primeiras participações na modalidade. Em uma reedição da final de 1998, as canadenses se vingaram e ganharam o ouro pela primeira vez ao vencerem as americanas por 3-2. O bronze ficou com a Suécia, que venceu a então detentora da medalha, a Finlândia, sua arquirrival nórdica, por 2-1.
Turim 2006: o milagre sueco
Mas em 2006, em um desfecho inesperado, a Suécia venceu os Estados Unidos na semifinal durante uma disputa de shootout. Entretanto, a sorte deixou o lado das escandinavas na grande decisão, e o Canadá venceu com facilidade por 4-1. Já o bronze ficou com as americanas, que fizeram 4-0 na Finlândia para completar o conjunto de medalhas olímpicas.
Vancouver 2010: o hockey veio para casa
Em seguida, em 2010, a estreante da edição foi a Eslováquia, que se classificou pela primeira vez para os Jogos de Inverno. Todavia, a final foi uma reedição dos dois primeiros torneios, com o Canadá vencendo seu terceiro ouro consecutivo por 2-0 contra as americanas. Já o bronze ficou com a Finlândia, que venceu sua grande rival sueca na prorrogação por 3-2.
A polêmica sobre a competitividade
Com a clara hegemonia das duas potências do hockey feminino, o Canadá e os Estados Unidos, foi levantada a questão da competitividade do torneio. O então presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, insinuou que a existência de duas potências claras no esporte era injusta e que, portanto, a modalidade poderia estar ameaçada.
Sochi 2014: nasce uma estrela
Logo, em 2014, a final do torneio foi decidida novamente entre Canadá e Estados Unidos, com as canadenses levando a melhor de novo. Com um gol histórico de Marie-Philip Poulin na prorrogação, as canadenses venceram seu quarto ouro consecutivo. Sochi foram os primeiros Jogos de Poulin, que já era apontada como a grande futura estrela do Canadá. A medalha de bronze foi para a Suíça, que venceu a Suécia por 4-3 em um feito histórico. Com isso, Alina Müller se tornou a jogadora de hockey mais jovem a conquistar uma medalha olímpica, aos 15 anos de idade.
Pyeongchang 2018: a doce vingança depois de três derrotas
Por último, no ano de 2018, pela primeira vez desde o torneio inaugural da modalidade, as americanas venceram o ouro. Ao derrotar as rivais canadenses por 3-2 no shootout, elas conquistaram o segundo ouro olímpico da sua história. Já a medalha de bronze ficou com a Finlândia, que venceu o Comitê Olímpico Russo por 3-2.
Pequim 2022
E a batalha entre as duas grandes nações olímpicas da modalidade promete nesta edição. Os primeiros jogos de hockey no gelo feminino das Olimpíadas de inverno de Pequim 2022 começam dia 3 de fevereiro, com a fase preliminar de grupos. A agenda dos jogos de hockey no gelo feminino pode ser lida no site oficial da IIHF.
*Texto escrito por Marina Garcez e Taíssa Lopes