Florida Panthers vence Jogo 5 contra Tampa Bay Lightning e segue vivo nos playoffs

Share

A série entre Panthers e Lightning teve início no domingo da semana anterior (16), e conseguiu prender a atenção de qualquer fã de hockey. O Florida Panthers foi uma boa surpresa entre os classificados para os playoffs da temporada 2020-21. Eles, no entanto, só não contavam que pelo caminho iriam encontrar o atual campeão da Stanley Cup, o Tampa Bay Lightning.

Quem acompanhou a temporada regular, surpreendeu-se com a consistente atuação do Florida Panthers no campeonato e, contava com a fácil classificação do Tampa Bay Lightning, que causou certo espanto ao terminar em terceiro lugar na Divisão Central. Os Bolts ficaram atrás dos Hurricanes e do próprio Panthers. Essas reviravoltas geraram um confronto inédito de dois times do estado da Flórida.

O primeiro confronto foi na BB&T Center, casa dos Panthers. Em um jogo de muitos gols, o Tampa Bay levou a melhor e saiu com a vitória por 5-4. Assim, o Lightning pôde ser o favorito deste confronto por ser o atual campeão e pelo fato de que nas últimas cinco temporadas o time avançou para a etapa de playoffs com muita habilidade. No entanto, os Panthers chegaram como um time muito capaz de vencer e com uma vontade gigantesca de levantar a Stanley Cup desde 1996, quando foi campeão em seu terceiro ano de existência.

Pontos altos da série

O primeiro confronto da Batalha da Flórida foi eletrizante e entregou tudo o que tem de melhor no hockey: jogadas rápidas, encontrões, defesas brutas e muitos gols. Com certeza esta foi uma das melhores, se não a melhor série até agora disputada nos playoffs.

A volta de dois de seus jogadores principais foi uma motivação para o Tampa Bay. Nikita Kucherov marcou duas vezes na primeira partida e teve uma assistência, e Steven Stamkos também pontuou dando assistência aos gols do russo. A contribuição de ambos os jogadores foi importante e ajudou muito na vitória do time por 5-4.

No segundo jogo, o Lightning conseguiu desacelerar o ataque dos Panthers e suas estrelas fizeram o resto para vencer por 3-1, assumindo uma vantagem de 2-0 na série. Florida fez um esforço para vencer o jogo, inclusive para esta partida, mudaram o goleiro e foram com Chris Driedger. Essa tática não deu muito certo, e nem Driedger foi capaz de parar a linha principal mortal do Lightning.

Na terceira partida, realizada na quinta feira (20), os Panthers foram para o jogo em busca do tudo ou nada. Perdendo a série por 2-0, perder este confronto indicaria basicamente o avanço do Tampa Bay para o próximo round. Os dois primeiros períodos da partida indicavam que isso realmente iria acontecer. A equipe estava em uma desvantagem de  5-3, assim, parecia que só um milagre ajudaria os Panthers. E esse milagre aconteceu. No último período da partida, o time conseguiu encontrar 2 gols e garantir a prorrogação.

Patric Hornqvist começou a reviravolta para os Cats com um gol de power play apenas dois minutos depois do início do terceiro período, trazendo os Panthers para o jogo de novo. Com menos de quatro minutos para o fim, o defensor Gustav Forsling empatou o jogo para mandá-lo para a prorrogação, preparando o terreno para o gol vencedor de Ryan Lomberg. Placar final de 6-5, e os Panthers conseguem respirar um pouco nessa disputa.

Depois deste jogo eletrizante, a quarta partida, realizada no último sábado (22), tinha tudo para entregar um jogo disputadíssimo. Porém, Tampa Bay superou Florida pelo largo placar de 6 a 2, e com a vitória, o Lightning aumentou sua vantagem na série para três jogos a um, ficando ainda mais perto do próximo round.

O grande destaque da partida foi Nikita Kucherov. O atacante somou quatro pontos (um gol e três assistências) e chegou ao total de 10 pontos em apenas quatro partidas nos playoffs. Alex Killorn anotou dois gols e também foi importante para o time, além do goleiro Andrei Vasilevskiy, que parou diversos ataques perigosos de Florida e defendeu 39 de 41 chutes contra o seu gol.

Pelo lado dos Panthers, Sergei Bobrovsky teve um dia para ser esquecido. O veterano sofreu com o constante tráfego na frente do seu gol e a má performance dos seus defensores. No total, ele parou apenas 14 de 19 disparos a gol, totalizando um péssimo número de 64,3% nas defesas.

Pontos altos do Jogo 5

A partida de segunda feira (24) tinha tudo para ser a última da série e colocar o Tampa Bay Lightning de vez no próximo round dos playoffs. Entretanto, enganou-se quem achou que o Florida Panthers iria facilitar assim.

Os Cats venceram por 4 a 1 em casa, no BB&T Center em Sunrise, na Flórida. O time deu a chance para um goleiro novato, Spencer Knight, fazer o seu primeiro jogo de playoffs, e, apesar de ter sofrido um gol no primeiro chute enfrentado, ele realizou 36 defesas e foi o principal responsável pelos Panthers terem ficado vivos na competição. Além de Knight, MacKenzie Weegat e Patric Hornqvist também foram importantes para a vitória, com dois pontos cada um.

Os Panthers tiveram uma explosão no Jogo 5 na frente de sua torcida de mais de 11 mil fãs porque Knight deixou isso acontecer. Com vinte anos, um mês e cinco dias, ele se tornou o segundo goleiro mais jovem da história da NHL a vencer na sua estreia nos playoffs (o primeiro é Don Beaupre; 19 anos, 202 dias) e o oitavo a vencer na sua estreia na pós-temporada antes dos 21 anos.

Sorte de novato

Spencer Knight ajudou o Florida Panthers a garantir a vitória em casa por 4-1 contra o Tampa Bay Lightning no Jogo 5. Suas 36 defesas evitaram a eliminação na série melhor de 7.

Knight estava 4-0-0 com uma média de 2,32 gols contra e um percentual de defesas de 0,919 em quatro jogos na temporada regular, depois de assinar um contrato inicial de três anos com os Panthers em 31 de março.

“Com Spencer, apenas observando-o um pouco quando ele não está olhando, ele parece um profissional já em uma idade jovem,” disse o defensor dos Panthers, MacKenzie Weegar. “É estranho porque ele já dominou a rotina, tudo já é de tão alto nível que quando ele entra na rede você já confia nele. Se ele tiver a chance de jogar, mal posso esperar para jogar na frente dele. Acho que ele é um ótimo goleiro. Ele é um cara ótimo.”

O Florida Panthers escolheu Knight na primeira rodada (No. 13) do Draft 2019 da NHL. Ele tinha 16-4-1 com estatísticas de 2,18 GAA e 0,932 SV% como aluno do segundo ano da Boston College na temporada 2019.

Knight também ajudou os Estados Unidos a terminar em primeiro no Campeonato Mundial Júnior de 2021 da IIHF, fazendo 34 defesas na vitória por 2 a 0 sobre o Canadá no jogo do campeonato. Ele terminou com cinco vitórias, uma média de 1,63 gols por partida, uma porcentagem de defesas de 0,939 e três shutouts, que empataram com o recorde do torneio.

Punição para os Bolts

Pat Maroon, atacante do Tampa Bay Lightning, foi multado em US$ 3.879,31, o máximo permitido pelo CBA, por conduta antidesportiva durante o Jogo 5 da série da primeira rodada da equipe em Sunrise, Flórida, na segunda-feira (24).

O incidente ocorreu aos 19:45 do terceiro período. Maroon foi penalizado no jogo como uma má conduta de 10 minutos. A imagem diz tudo:

Outro que também recebeu uma multa foi Ryan McDonagh, em US$ 5.000, que executou um cross-check em Mason Marchment, jogador dos Panthers, no primeiro período, sendo uma das três penalidades que o Lightning cometeu em um período de 10 minutos.

McDonagh estava descontando um hit que recebeu de Marchment momentos antes.

Como podemos ler, essa série é uma das mais disputadas e mostra uma grande batalha entre as duas equipes. Nenhum dos dois quer voltar para casa, e a disputa vai ser intensa neste Jogo 6, que irá ocorrer hoje (27), a partir das 21h no Horário de Brasília.

Vamos aguardar o desfecho dessa inédita série do estado da Flórida. Será que o Lightning vai garantir a vaga para a próxima fase jogando em casa com o apoio da sua torcida, ou os Panthers vão forçar um Jogo 7 para tornar esta disputa ainda mais eletrizante?

Foto: Reprodução / boltsbythebay.com