O último domingo (20) foi de muita festa para os finlandeses que enfrentaram a seleção Russa na disputa pela medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim, garantindo um título até então inédito para a seleção da Finlândia.
Depois de ganhar duas pratas e quatro medalhas de bronze, a equipe finlandesa finalmente levou o prêmio final ao derrotar os atuais campeões olímpicos por 2 a 1 em uma partida acirrada que viu o time também reivindicar sua primeira medalha olímpica em qualquer esporte coletivo.
Recapitulando os confrontos entre as equipes
A Finlândia e os russos entraram em Pequim como favoritos, depois que os tradicionais candidatos Canadá e Estados Unidos foram enfraquecidos pela decisão da NHL de não liberar seus jogadores para os jogos olímpicos devido ao agravamento da pandemia. Dessa forma, os EUA e Canadá, que se contentaram em compor as suas equipes com escolhas secundárias, caíram nas quartas de final.
No entanto, mesmo sem a presença da NHL, Finlândia e ROC já seriam adversários formidáveis. Ambos são abastecidos com os melhores talentos da Kontinental Hockey League (KHL), que é amplamente considerada a segunda melhor do mundo depois da NHL, tendo uma vasta experiência em campeonatos.
Nos confrontos, a Finlândia contou com vários jogadores importantes de sua equipe do campeonato mundial de 2019 e do segundo lugar do ano passado. Já a Rússia voltou com vários jogadores importantes de seu time vencedor da medalha de ouro de Pyeongchang, em 2018, onde derrotou a Alemanha.
Mas enquanto os finlandeses estavam em sincronia ao longo dos jogos olímpicos, a Rússia lutou consistentemente contra adversários menores e perdeu uma vez na fase de grupos, para a República Tcheca.
Em busca da medalha de ouro
Na disputa pelo ouro, os finlandeses não hesitaram em trazer um ataque agressivo ao gelo, no National Indoor Stadium, onde fizeram mais que o dobro de disparos contra os russos no primeiro período.
O ROC assumiu a liderança aos oito minutos do primeiro período, graças a Mikhail Grigorenko com assistências dos Nikitas – Nesterov e Gusev.
A partida seguiu com um ritmo frenético, onde as equipes demonstraram força para garantir a vitória e a equipe da Finlândia dava tudo de si para empatar a partida. No entanto, o período acabou com os russos em vantagem no placar.
No segundo tempo, a Finlândia empatou após o zagueiro Ville Pokka marcar, auxiliado por Hannes Bjorninen e Atte Ohtamaa. Tivemos um jogo nervoso e bem truncado, onde as equipes procuraram não cometer nenhum erro que pudesse custar a vitória.
Finlândia conquista o ouro nas Olímpiadas de Inverno de Pequim
A Finlândia teve seu golpe de sorte aos 31 segundos do terceiro período, com Hannes Bjorninen sendo auxiliado por Marko Anttila e Ohtamaa. Assim, a equipe finlandesa assumiu a liderança para, finalmente, trazer o ouro para casa, além de conquistar o recorde por completar o campeonato sem derrotas em Pequim.
Os russos previsivelmente montaram uma série de tentativas assustadoras e desesperadas à medida que os minutos se esgotavam no relógio. Eles mataram um power play com pouco mais de seis minutos restantes de partida, mantendo assim a esperança de marcar um gol nos finlandeses e levar a partida para o overtime.
Mas a buzina do gol nunca mais soou. A Finlândia, que jogou pela primeira vez o hóquei olímpico em 1952, finalmente conseguiu sua sonhada medalha de ouro.
Ao ganhar a primeira medalha de ouro olímpica de hóquei no gelo da Finlândia, Harri Pesonen disse: “É muito surreal. É a primeira vez para o nosso país no hóquei, então com certeza fizemos história. Neste momento ainda é um sentimento um pouco vazio. Acabou e eu estou surpreendentemente calmo agora, acho que todas as emoções virão mais tarde”.
“Estou muito orgulhoso desta equipe, da forma como jogamos. Não perdemos um único jogo neste torneio. Somos tão difíceis de vencer. Que grande grupo de rapazes.”
Vale destacar também que na disputa pelo terceiro lugar tivemos a Eslováquia conquistando o bronze contra a Suécia por 4 a 0, após dois gols da sensação adolescente Juraj Slafkovsky – jogador que tem um futuro incrível e chances reais de ser draftado para a NHL.
Com esta final imprevisível, tivemos uma partida incrível de hockey e mal podemos aguardar a próxima edição das Olimpíadas de Inverno. Esta que já tem data marcada e acontecerá dos dias 6 a 22 de fevereiro de 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália.
Foto: Reprodução/ iihf.com