Final do Oeste tem dois times inéditos

Share

Pela 15ª vez desde 1968, as duas melhores equipes da temporada regular se encontraram em uma rodada dos playoffs. Nos últimos 14 confrontos, o time vencedor desse duelo também acabou vencendo a Stanley Cup, como foi o caso dos Penguins no ano passado, depois de passarem pelos Capitals no segundo round. Agora, depois de eliminar os grandes favoritos ao título, Winnipeg se encaminha para a final da Conferência Oeste, cada vez mais perto de também levantar a taça.

Jets 5, Predators 1

Paul Stastny e Mark Scheifele marcaram dois gols cada na vitória da noite passada (10) sobre Nashville. Os atacantes já somam, respectivamente, 6 e 11 gols nesses playoffs (5 e 7 nessa rodada), e têm sido peças fundamentais no elenco de Winnipeg nas séries. Graças a essa vitória, a franquia chega pela primeira vez na história (Thrashers/Jets) a uma Final de Conferência da liga.

A partida durou pouco para o goleiro dos Predators, Pekka Rinne. Desde o começo dos playoffs, o finlandês mostrou que é capaz do melhor como também do pior, o último normalmente em frente da sua própria torcida. Depois de fazer 34 defesas no shutout do Jogo 6, Rinne veio abaixo e deixou dois pucks passarem em sete tiros no início do Jogo 7. Tanto Tyler Myers quanto Paul Stastny balançaram a rede em lances que não deveriam passar de defesas de rotina para o candidato ao Vezina.

Mesmo passados pouco mais de 10 minutos de jogo, Laviolette não hesitou em substituir o goleiro experiente por seu compatriota, Jusse Saros, após o 2-0. Foi a terceira vez que a substituição ocorreu do lado dos Preds, e a terceira em casa! Nessa série, Rinne manteve uma média de 4,89 gols sofridos em casa, e um percentual de defesa de ,848.

Saros segurou o placar até o final do primeiro período, e anotou 14 defesas no restante da partida. Winnipeg, no entanto, marcou mais três gols nos períodos seguintes, com Scheifele (2) e Stastny. P.K. Subban diminuiu a diferença antes do primeiro intervalo e marcou no poweplay o único do jogo para o time da casa.

Com a vantagem, os Jets puseram em prática o velho princípio de que a melhor defesa é o ataque. O time canadense pressionou constantemente seus adversários, durante toda a partida. No segundo período, os Preds só conseguiram ter três tiros contra Hellebuyck. Ao todo, o goleiro de Winnipeg fez 36 defesas na partida.

Os Jets tiveram três de seus quatro triunfos na série jogando fora de casa (4-1 no Jogo 1; 6-2 no Jogo 5; 5-1 no Jogo 7), e são a quarta equipe na história a fazê-lo marcando pelo menos 3 gols por partida. Eles também se tornaram a quarta equipe desde 2013 a derrotar o vencedor do Presidents’ Trophy num Jogo 7.

Na sequência, o canadense enfrenta o Vegas Golden Knights, que eliminou os Sharks em 6 jogos. A série começa no sábado (12), em Winnipeg. Isso significa que Marc-André Fleury e companhia terão aproveitado quase uma semana inteira de descanso.

 

Foto:Reprodução/NHL.com