Em uma partida emocionante do começo ao fim, Washington garantiu sua vaga na Final da Conferência Leste. Do outro lado, os Predators venceram os Jets no Canadá para levar a série a um Jogo 7.
Capitals 2, Penguins 1 (OT)
Pela primeira vez desde 1998, Washington chega à terceira rodada dos playoffs, a Final da Conferência Leste. É também a primeira vez em quatro confrontos no segundo round que os Capitals levam a melhor sobre os Penguins, até então bicampeões consecutivos da Stanley Cup.
Diferentemente do que se poderia esperar de duas potências ofensivas da liga, nenhum dos ataques tiveram uma grande partida na última noite. Passados 60 minutos de jogo, os Caps tinham apenas 24 tiros a gol, contra 20 de Pittsburgh. O primeiro gol da partida só veio no segundo período, com Alex Chiasson, que abriu o placar para os visitantes. Com assistências de Jay Beagle e Nathan Walker, esse foi o primeiro gol de Chiasson nos playoffs.
Depois de uma noite difícil no sábado, no Jogo 5, Kris Letang respondeu com o gol de empate dos Penguins, aos 11:52 do segundo período. O defensor teve um tiro desviado no stick de Chandler Stephenson, que acabou passando direto por Braden Holtby.
O placar ficou no 1-1 até o sexto minuto da primeira prorrogação. Evgeny Kuznetsov selou a partida (e a série) em um contra-ataque decisivo dos Caps. A jogada de Ovechkin que gerou o gol rendeu o único ponto do capitão na partida. Outro russo, Dmitry Orlov, também anotou uma assistência no lance.
Até o resultado da noite passada, Pittsburgh estava invicto em jogos eliminatórios (4-0), desde a chegada de Mike Sullivan no final de 2015.
No próximo round, Washington enfrenta o Tampa Bay Lightning pela Final da Conferência Leste.
Predators 4, Jets 0
Bem que P.K. Subban avisou que sua equipe sobreviveria mais um dia para continuar na disputa pela vaga na próxima rodada. O defensor estava certo, e Nashville conseguiu garantir um último jogo em casa na série.
Viktor Arvidsson e Filip Forsberg terminaram o jogo com três pontos cada um, dos quais dois gols, enquanto Pekka Rinne anotou 34 defesas na vitória dos Preds por 4-0. Forsberg é agora o jogador com mais pontos nos playoffs na história da franquia, com 41.
Com 62 segundos de jogo, Arvidsson marcou o primeiro de Nashville, ao desviar um tiro de Roman Josi enquanto caía no gelo. A princípio, o juiz havia naulado a jogada, ao considerar que o jogador estava com o taco elevado além do permitido, porém o gol foi confirmado na revisão em seguida.
Forsberg fez 2-0 aos 8 minutos do segundo período e depois 3-0 aos 5 do terceiro. Essa foi a quarta vez em sua carreira em que ele marcou mais de um gol em um jogo de pós-temporada. O quarto gol veio com um empty-netter de Arvidsson, com 4 minutos para o fim da partida.
Os Predators disputarão um Jogo 7 pela primeira vez em sua história na Bridgeston Arena. Já os Jets fazem o primeiro Jogo 7 da história da franquia (Thrashers/Jets). A partida decisiva será na quinta-feira (10), às 21h BRT.
Foto e vídeos: Reprodução/NHL.com