Dave Ayres estreia aos 42 anos na NHL pelos Canes

Share

O dia 22 de fevereiro mais uma vez entra para a história do hockey. Na data que se comemora os 40 anos do Miracle on Ice, Dave Ayres fez história ao estrear na NHL como goleiro reserva aos 42 anos pelo Carolina Hurricanes. E mais, fez defesas para o time que permitiram que os Canes somassem mais dois pontos na tabela ao ganhar de 6 a 3 do Toronto Maple Leafs.

Ayres é motorista de “Zamboni”, o carrinho que limpa o gelo nos intervalos, e treina com o Toronto Marlies, afiliado dos Leafs. Mas, no jogo contra o Leafs, ele era o goleiro reserva da reserva, o famoso EBUG. Sendo assim, após Petr Mrazek e James Reimer se machucarem, o goleiro estreante foi chamado para assumir o gol e fez bonito, conquistando os fãs de hockey no Twitter.

Dave Ayres, que recebeu um transplante de rim em 2004, também estava como goleiro reserva no jogo do Marlies contra o Charlotte Checkers em 1º de Fevereiro. Com sua participação no confronto, ele se tornou o segundo jogador mais velho a estrear na Liga, ficando atrás apenas de Lester Patrick, que estreou pelo Rangers com 43 anos em 1927.

Por que Ayres assumiu e não outro jogador?

A posição de goleiro no hockey, diferente do futebol, depende de um treinamento e equipamentos específicos. Sendo assim, seria complicado um d-man, por exemplo, assumir as redes.

Dessa forma, a NHL tem uma regra para em situações em que ambos os goleiros do time se machucam durante o jogo: na falta dos dois goleiros regulares, o time tem direito a apresentar qualquer goleiro disponível. Este goleiro reserva é permitido ficar no banco dos jogadores e, no caso de ambos os goleiros regulares se tornarem incapacitados, ele recebe tempo o suficiente para se equipar, uma jersey e, se possível, será permitido dois minutos de aquecimento.

Recap Hurricanes 6, Maple Leafs 3

O jogo em Toronto começou sem surpresas. Se por um lado o Toronto vinha de uma vitória contra o Penguins, Canes havia perdido em casa para o Rangers na noite anterior. Os Leafs abriram o placar no final do primeiro período, com um gol de Kerfoot, e parecia que seria mais um confronto como outro qualquer.

Mas, o segundo período nos trouxe surpresas. Primeiramente, Wallmark empatou o jogo para os Hurricanes aos 5:46. Depois, Niederreiter marcou o segundo em um powerplay aos 9:53 e, logo em seguida, Foegele marcou o terceiro aos 10:49. Após Mrazek sofrer um choque contra o foward de Toronto, Kyle Clifford, o goleiro precisou deixar o jogo com uma lesão. Aos 11:19, Dave Ayres assumiu o gol de Canes e fez toda a comunidade do hockey se voltar para o jogo.

Dando sequência ao período, Teravainen marcou o quarto gol para os Canes aos 13:17. Então pareceu que Toronto ia aproveitar o goleiro estreante ao marcar dois gols seguidos com Tavares e Engvall. O período terminou 3 a 4 e o final do jogo prometia ser emocionante.

Após Ayres ter levado o segundo gol, o center de Canes, Erik Haula, disse ao goleiro que ele se divertisse, o placar final não seria tão importante. Aparentemente era tudo que Ayres precisava para começar a fazer defesas.

No terceiro período, Ayres parou 7 shots de Toronto, chegando ao final do jogo tendo defendido 8 dos 10 disparos que sofreu. Carolina ainda marcou mais dois gols na etapa final. Aos 53 segundos, Foegele marcou novamente e, logo depois, aos 3:44, Necas fez o sexto gol pro time da Carolina.

Um jogo emocionante que, sem dúvida, entrou para a história. Ao final da partida, o Twitter do Carolina Hurricanes não poderia deixar de lembrar de outro jogo, que aconteceu 40 anos antes e também foi chamado de milagre.

Repercussão da partida

Dave Ayres viveu o momento da sua vida na noite passada. Quem diria que um goleiro, de certa forma amador, iria defender as redes de um time da NHL aos 42 anos? Os jogadores dos Canes não pouparam a festa para o goleiro, gratos pela sua defesa. Os Hurricanes inclusive já anunciaram que Ayres estará na PNC Arena para tocar a soneta na terça-feira, quando jogam contra Dallas.

Entretanto, nem tudo são flores. Os jogadores de Carolina tiveram seu mérito em continuar atacando e garantirem a vitória com um placar extensivo. Mas para o Toronto Maple Leafs, este resultado é preocupante. Na corrida para os playoffs, o time precisa rever o seu ataque.

Para os Hurricanes outra preocupação: com a trade deadline se encerrando amanhã, eles precisam definir quem irá assumir as redes nessa reta final da temporada regular.

Foto: Reprodução nhl.nbcsports.com/