Nesta segunda-feira (28) os fãs da PHF têm motivos de sobra para comemorar. Chegou o final de mais uma temporada e desta vez com um momento histórico, com o Connecticut Whale conquistando a sua primeira vaga na final desde o início da franquia. Enquanto o Boston Pride bateu o Toronto Six e garantiu sua vaga na final em busca da sua terceira Isobel Cup.
Os times Connecticut Whale e Toronto Six já tinham suas vagas garantidas na semifinal antes mesmo do início dos playoffs. Isso porque ambos os times tinham as melhores pontuações desta temporada com os Whales em primeiro e os Six em segundo lugar no ranking. Para as posições restantes do ranking o Boston Pride ocupava o terceiro lugar, seguido do Metropolitan Riveters em quarto, Minnesota Whitecaps em quinto e Buffalo Beauts em sexto.
Desta forma, o primeiro round ficou definido entre o Pride contra Beauts e Whitecaps contra Riveters. Com ambas as partidas dando um show de gols, o time de Boston impressionou no gelo ao vencer seu oponente Buffalo de 6 a 0. Do outro lado, o time de Minnesota também brilhou ao vencer o time de New Jersey por 4 a 1. Assim ambos garantiram as suas vagas nas semifinais contra os times de Toronto e Connecticut, respectivamente.
Connecticut Whale e a vaga histórica
Uma das partidas disputadas na semifinal ficou por conta do Connecticut Whale e o Minnesota Whitecaps que marcou um momento histórico para a franquia da nossa amada baleinha. O time que veio mostrando um crescimento nas últimas temporadas tinha muitas dificuldades em se classificar para os playoffs. Porém tudo mudou nesta sétima temporada, o time de Connecticut deu uma verdadeira guinada, eles conquistaram o primeiro lugar no ranking para a surpresa de todos e ainda conseguiram bater um dos times considerados mais fortes da PHF.
Mostrando que não estava ali para brincar, o time fez 35 shoots enquanto os Whitecaps fizeram somente 24. Numa disputa acirrada o show de gols ficou para o segundo período quando Kennedy Marchment, Janine Weber, Alyssa Wohlfeiler e Tori Howran marcaram quatro gols para os Whales. Contra os dois gols marcados por Allie Thunstrom e Ashleigh Brykaliuk para o time dos Whitecaps.
Outro show no gelo foram as goleiras Amanda Leveille do Minnesota Whitecaps com 31 gols salvos e Abbie Ives do Connecticut Whale com 22 gols salvos. Final do placar 4 a 2 para o time de Connecticut.
Boston Pride a um passo de fazer história novamente
Outro time que deu um show no gelo foi o Boston Pride, a equipe de Boston jogou contra o Toronto Six que já tinha a vaga garantida. Não é surpresa pra ninguém que o Pride é um dos times mais fortes da liga. Eles são o único time da PHF que foi campeão duas vezes e está apenas a um passo de conquistar o sonho novamente.
O Boston deu um show ao abrir o placar no primeiro período com um gol de Christina Putigna, seguido de Kali Flanagan apenas alguns segundos depois, deixando o Pride numa vantagem de 2 a 0. Menos de dois minutos depois Kayla Friesen aumentando mais ainda a vantagem do time. Por fim, Breanne Wilson-Bennett abriu o placar para o Six com o único gol que o time marcou na partida, deixando o placar em 3 a 1.
No entanto, aqueles não foram os únicos gols do jogo, já que Evelina Raselli e Taylor Wenczkowski também deixaram a sua marca para o time de Boston e finalizaram o placar em 5 a 1 garantindo a vitória. A goleira Elaine Chuli foi a responsável por defender 23 dos 28 shots do time de Toronto, já Katie Burt do Pride defendeu 18 dos 19 shots.
A grande final acontecerá hoje (28) na arena AdventHealth Center Ice na Florida, como parte da parceria da PHF com o Tampa Bay Lightning da NHL que tem dado assistência desde o início dos playoffs. Para os fãs do Brasil, a transmissão acontecerá através do streaming Star+ às 22h no horário de Brasília.
Foto: Reprodução / Michelle Jay twitter @ phf