Na última quinta-feira (24) o Montreal Canadiens venceu o Jogo 6 contra o Vegas Golden Knights e se classificou para a Final da Stanley Cup 2021. Após constantes empates na série contra os Golden Knights, o time canadense deu a volta por cima e conquistou duas vitórias consecutivas que garantiram a vaga. Essa é a primeira vez em 28 anos que os Habs chegam à Final.
O time enfrentou o Toronto Maple Leafs no primeiro round, e em seguida o Winnipeg Jets, antes da semifinal contra os Golden Knights. Agora, aguarda o Jogo 7 entre o Tampa Bay Lightning e o New York Islanders para descobrir quem será o seu oponente na Final.
Jogo 5 – Canadiens 4, Golden Knights 1
O time de Montreal começou bem a série, conquistou um empate no jogo 2 e uma vitória no jogo 3. No entanto, ainda no jogo 4 o time de Vegas também garantiu o seu empate em busca da virada. Porém, os Habs mostraram que esse enfim seria o ano deles, a temporada que eles esperam desde 1993. A última vez que o time chegou a uma final, duas das suas três estrelas nem sonhavam em nascer ainda. Assim, a equipe contou com as suas três cartas na manga: Nick Suzuki, Cole Caufield e Carey Price. O time então deu início a mais uma sequência de vitórias.
Ainda no primeiro período, o time mostrou a sua força no gelo com uma excelente atuação da defesa em conjunto com o goleiro. O time de Las Vegas foi bastante ofensivo em sua tentativa de marcar um gol. No entanto, Price e seus companheiros não relaxaram um minuto e garantiram uma rede vazia.
Entretanto, não podemos dizer o mesmo de Marc-Andre Fleury, que acabou sofrendo um gol de seu oponente. O winger Josh Anderson de Montreal até tentou marcar um gol, porém teve seu puck bloqueado por Fleury. Por sua vez, Jesperi Kotkaniemi, que vinha logo em seguida, teve mais sorte e abriu o placar para os Habs.
No segundo período, o Canadiens continuava com todo o gás, após ter alguns tiros de seu time defendidos por Fleury. O center Eric Staal, marcou o segundo gol de seu time. Em seguida, durante um powerplay, foi a vez de Cole Caufield marcar o terceiro gol pros Habs.
Apesar das diversas tentativas de ambos os times, o placar seguiu 3-0 para os Habs até o terceiro período. Isso porque Max Pacioretty, com uma assistência de Nicolas Roy, conseguiu enfim mandar um puck para a rede de Price. Assim, Vegas marcou o seu primeiro e único gol da noite.
Por fim, para fechar a partida com chave de ouro. Os Habs aproveitaram um empty net para marcar o seu quarto gol do jogo. Recebendo uma assistência de Tyler Toffoli, o center Nick Suzuki, marcou o seu primeiro gol da partida. O goleiro Carey Price fez 26 defesas para o Montreal, enquanto o goleiro de Las Vegas Marc-Andre fez 22 defesas.
Jogo 6 – Golden Knights 2, Canadiens 3 (OT)
Nada mais gratificante do que ganhar em casa, principalmente num jogo importante como o jogo 6 dessa série. Após o jogo 5 ter acontecido em Las Vegas, foi a vez de Montreal ser o anfitrião do jogo, para a alegria de seus fãs.
Numa partida acirrada, o primeiro time a balançar a rede foi novamente os Habs. Desta vez com um gol de seu capitão Shea Weber durante um powerplay aos 14:06 do primeiro período. No entanto, a alegria da vantagem durou pouco, isso porque menos de um minuto depois o Golden Knights empatou a partida.
Desviando o puck de Shea Theodore que ia passando direto da rede, o winger Reilly Smith foi o responsável pelo empate do jogo. Com um segundo período mais acirrado ainda, ambos os times tiveram diversas tentativas de gol. E foi exatamente assim que Cole Caufield conseguiu abrir uma vantagem para Montreal.
O jogador recebeu um passe de Joel Edmundson e correu com o puck direto para o gol. Por fim, o jogo seguiu sem nenhum gol pelo restante do período, apesar do VGK tentar empatar a todo custo. O que eles conseguiram ainda no primeiro minuto do terceiro período. Com muita insistência, Alec Martinez conseguiu passar a barreira de Price e empatar a partida novamente.
Por fim, sem nenhum outro gol de ambos os times, o jogo não teve outro destino senão um overtime. Esse é com certeza um dos momentos mais temidos pelos jogadores e pelos fãs, afinal, basta um gol para decidir uma série inteira. Exatamente como nesta partida, ambos os times estavam desesperados para marcar. Para Montreal isso significava a classificação e para Vegas a chance de mais um jogo e uma possível virada.
Infelizmente para o Golden Knights não seria desta vez que eles se classificariam. Isso porque, aos 1:39 do OT, o winger Artturi Lehkonen marcou o gol decisivo para os Habs. Assim levando a arena a loucura e as lágrimas após longos 28 anos.
Curiosidades da série
Cole Caufield, recém-chegado dos Habs, somou nove pontos nos seus 15 jogos da pós-temporada. Ao todo, foram quatro gols e cinco assistências, o que fez dele o primeiro jogador estreante do time a somar oito pontos nos playoffs desde PK Subban em 2010. Há poucos meses Caufield estava disputando o hockey universitário pela Universidade de Wisconsin, e teve uma temporada de destaque também com os Badgers. Ele venceu o troféu Hobey Baker, que é concedido anualmente ao jogador considerado o melhor da temporada no nível universitário. Assim, Caufield se tornou o primeiro jogador desde Neal Broten (o primeiro vencedor do Hobey na história), em 1981, a vencer o troféu e chegar à disputa da Stanley Cup no mesmo ano.
Outro destaque de Montreal é o center Nick Suzuki. O canadense tem sido um grande destaque para o time, ele participou de 17 jogos nesta pós-temporada, somando 13 pontos, com cinco gols e oito assistências. Entretanto, o fato curioso é que o jogador foi draftado em 13º lugar por Vegas no NHL Draft de 2017. Sem ter jogado nenhuma partida pelos Golden Knights, Suzuki foi trocado para Montreal e ajudou a eliminar Vegas quatro anos depois.
Rodada Final
Apesar de ainda não ter o seu confronto determinado, a NHL já disponibilizou os dias dos jogos para a última rodada dos playoffs. Os jogos que começam dia 28 serão televisionados pelos canais da ESPN no Brasil. Abaixo segue a agenda de jogos:
- Jogo 1: Segunda-feira (28/06) às 21h BRT
- Jogo 2: Quarta-feira (30/06) às 21h BRT
- Jogo 3: Sexta-feira (02/07) às 21h BRT
- Jogo 4: Segunda-feira (05/07) às 21h BRT
- Jogo 5: Quarta-feira (07/07) às 21h BRT*
- Jogo 6: Sexta-feira (09/07) às 21h BRT*
- Jogo 7: Domingo (11/07) às 20h BRT*
*se necessário
Foto: Reprodução / nhl.com