Canadá conquista a Copa do Mundo de Hockey

Seleção canadense após a vitória.

Share

Em 2016, os fãs de hockey foram presenteados com mais um evento para ver seus jogadores favoritos brilharem. Após um hiato de 12 anos entre as competições, a Copa do Mundo do Hockey da NHL estava de volta para a sua terceira edição.

Com jogos marcados para as duas últimas semanas de setembro, o campeonato contou com quase 100% de jogadores da NHL.

Naquele ano, o Canadá tinha motivos de sobra para sorrir. Além de ser o país anfitrião do evento, a seleção canadense vinha colecionando vitórias em várias competições. Isso porque o Canadá foi o medalhista de ouro das olimpíadas de 2010 e 2014. Eles também contavam com duas vitórias recentes no Mundial da IIHF, incluindo a de maio daquele mesmo ano. Essa vitória foi conquistada durante os playoffs da NHL, sob o comando de Corey Perry. 

A Copa do Mundo de Hockey começou em 17 de setembro e teve sua final no dia 29. Ao todo foram oito times participantes, dos quais cinco seleções e dois times all-star, formados pelas estrelas de diversos países que não estavam representados na competição. No entanto, uma dessas equipes tinha um critério diferente.

Enquanto o Time Europa era composto por jogadores dos países que não entraram para o evento, como a Alemanha e a Eslováquia, o Time América do Norte contou com a união dos jogadores do Canadá e dos EUA, que já estavam representados. Este era composto por jogadores com 23 anos ou menos, enquanto as seleções principais eram compostas por jogadores com mais de 24 anos.  

As partidas

Separados em dois grupos de quatro equipes cada, o grupo A era composto pelos países Canadá, Estados Unidos, República Tcheca e Time Europa. O grupo B, por sua vez, era composto pelas seleções da Suécia, Rússia, Finlândia e o Time América do Norte. Os membros de cada grupo se enfrentaram entre si, em três jogos cada, para que assim fosse determinado quais times passariam para a próxima fase. 

No grupo A, enquanto o Canadá e o Time Europa conquistaram seis e quatro pontos, respectivamente, as seleções da República Tcheca e dos EUA, deram adeus ao evento ainda na primeira fase. Ao mesmo tempo, no grupo B, as seleções da Rússia e da Suécia se classificaram, somando a primeira cinco, e a última, quatro pontos, em oposição ao Time América do Norte e Finlândia que também deixaram o campeonato cedo.

As semifinais

Para as semifinais, foram realizados um jogo cada, sendo um deles entre as seleções canadense e russa se enfrentando em um duelo de gigantes no gelo. A Rússia tinha um elenco de peso com Sergei Bobrovsky no gol, a estrela russa Alexander Ovechkin como capitão, além de Nikita Kucherov, Evgeny Kuznetsov, Evgeni Malkin, Vladimir Tarasenko e Artemi Panarin.

Do mesmo modo, o Canadá também estava recheado de estrelas com Carey Price no gol e Sidney Crosby como capitão. O time canadense ainda contava com Brad Marchand, John Tavares, Corey Perry, Matt Duchene, entre outros.

Ambos os times levaram estrelas de suas seleções para a competição, prometendo um confronto emocionante para o fã do esporte. No entanto, a seleção canadense se deu melhor ao levar a vitória por 5 a 3. Com gols de Crosby, Marchand, Perry e Tavares, a equipe do Canadá garantiu a sua vaga na final da Copa. A seleção russa, apesar de eliminada, teve gols marcados por Kuznetsov, Kucherov e Panarin.

Na outra semifinal, a seleção da Suécia e o Time Europa se enfrentaram para saber quem seria o adversário da seleção anfitriã. Também com elencos de peso, ambas as equipes tinham chances de vencer.

De um lado, o Time Europa contava com os melhores jogadores de diversos países. Com Anže Kopitar como capitão e Jaroslav Halák como goleiro, o time ainda tinha Zdeno Chára, Marián Hossa, Roman Josi, Marián Gáborík, Tomáš Tatar, Mats Zuccarello e Leon Draisaitl.

Do outro lado, a seleção sueca contava com os gêmeos Sedin, com Henrik assumindo a posição de capitão, enquanto Daniel era capitão assistente. O goleiro Henrik Lundqvist, o defensor Erik Karlsson e os atacantes Nicklas Bäckström, Filip Forsberg e Gabe Landeskog também compuseram o elenco.

Numa partida acirrada, o empate foi inevitável e o jogo foi para overtime. Foi nesse momento que Tatar, com uma assistência de Zuccarello e Kopitar, marcou o gol da vitória e garantiu a vaga do Time Europa. 

A vitória canadense

Diferente da rodada anterior, a final era num formato melhor de três. No entanto, a seleção do Canadá precisou de apenas dois jogos para garantir a vitória.

Ao todo, a equipe da casa marcou cinco gols, dois de Patrice Bergerone de Brad Marchand, ambos marcando um em cada jogo, além de um gol de Steven Stamkos. O Time Europa deu o seu melhor, mas só conseguiu marcar um gol em cada partida, com Chara e Tatar. Com o resultado da Final, a seleção canadense levou o seu segundo campeonato no ano.

Já para Sidney Crosby, a vitória foi tripla. Além de ter ganho a Stanley Cup daquele ano com o Pittsburgh Penguins, o jogador também foi o líder de pontuação no torneio e nomeado MVP do evento. 

Para os fãs do esporte esse foi um momento memorável. A NHL até chegou a avaliar fazer uma quarta edição do evento, porém até hoje nenhuma data foi confirmada. 

Foto: Reprodução / hockeycanada.ca