Canadá bate Finlândia e conquista ouro no Mundial da IIHF

Share

Enquanto os playoffs da NHL acontecem a todo vapor na América do Norte, a edição 2021 do Mundial Masculino de Hockey da IIHF, que aconteceu na Letônia, já chegou ao fim. O evento, que ocorreu entre os dias 21 de maio a 6 de junho, teve a sua final no último domingo (6) numa partida emocionante entre a Finlândia e o Canadá. Por fim, a seleção canadense conquistou o seu 27º no campeonato numa vitória de 3-2 no overtime.

Com partidas emocionantes, o evento foi do jeitinho que o fã de hockey gosta: muitos gols e muita imprevisibilidade. Logo no primeiro dia, a seleção da casa conseguiu bater um dos favoritos. Numa reviravolta emocionante, a seleção da Letônia ganhou da seleção do Canadá por 2 a 0. No entanto, esse não foi o único ponto alto do campeonato.

Seleções participantes

Para esse ano, os países participantes foram classificados com base no ranking da IIHF de 2020 após a final do Mundial de 2019. Isso porque, com a pandemia de COVID-19, a edição de 2020 foi cancelada antes mesmo da rodada preliminar. Assim, todos os times que iriam participar do campeonato em 2020 foram automaticamente classificados para 2021. 

Ao todo, foram 16 seleções divididas em dois grupos para a fase preliminar, uma dessas equipes a do Comitê Olímpico da Rússia. O país está proibido de competir em campeonatos mundiais e jogos olímpicos até 2022 e, portanto, seus atletas não podem jogar pela sua bandeira e nem tocar o seu hino nos eventos. Por isso, os jogadores de hockey se uniram e jogaram sob a bandeira neutra denominada por eles de COR. Para o hino, utilizou-se o Concerto para piano e orquestra n.º 1 de Pyotr Ilyich Tchaikovsky.

As equipes foram divididas em dois grupos com oito seleções cada em que apenas os quatro melhores passariam para as quartas de finais. O grupo A era composto por: COR (Rússia), Suécia, República Tcheca, Suíça, Eslováquia, Dinamarca, Bielo-Rússia e Grã-Bretanha. Enquanto o grupo B era composto por: Canadá, Finlândia, Estados Unidos, Alemanha, Letônia, Noruega, Itália e Cazaquistão.

Grandes decepções

Se de um lado alguns tivemos resultados inesperados, do outro nem tanto. Apesar de conseguirem se classificar para o campeonato, a expectativa para algumas seleções não era tão alta assim. Esse foi o caso da seleção da Itália, que, de todas as seleções participantes, foi a única que não conquistou ponto nenhum, sendo derrotada em todos os sete jogos da fase preliminar. Incluindo uma goleada de 9 a 4 contra a Alemanha. 

Outra seleção que decepcionou em seu resultado foi a equipe da Suécia. Esta, que é uma equipe de tradição nos mais diversos campeonatos no gelo, não conseguiu se classificar para as quartas de final. Mesmo com nomes vindos da NHL como Victor Olofsson do Buffalo Sabres e Marcus Sörensen do San Jose Sharks. A seleção sueca foi eliminada pela equipe COR numa partida que terminou em shootout. Sendo essa a primeira vez que a seleção da Suécia não se classifica para as quartas de final desde que o novo formato foi adotado. 

No entanto, nem tudo foi decepção, apesar da primeira fase não ter sido exatamente como esperava a seleção canandense conseguiu dar a volta por cima. A equipe perdeu suas três primeiras partidas contra a seleção da Letônia, EUA e Alemanha. Assim, ficou em quarto lugar na classificação das quartas de final junto com as seleções da Finlândia, EUA e Alemanha. Enquanto no grupo A as seleções a se classificarem foram: COR, Suíça, República Tcheca e Eslováquia. 

Playoffs do campeonato

Com os times classificados competindo entre si de acordo com as suas pontuações, as seleções da Suíça, Eslováquia, República Tcheca e COR não levaram a melhor contra os seus oponentes. Começando pela equipe dos jogadores russos, que perderam para a seleção canadense por 2-1 num overtime. Outro jogo que precisou de uns minutos extras foi das seleções da Alemanha e da Suíça, este por sua vez precisou ser decidido em um shootout com a seleção alemã levando a melhor em 3-2.

Em seguida tivemos a goleada de 6-1 dos Estados Unidos contra a Eslováquia. Por fim, a Finlândia levou a melhor contra a República Tcheca em 1-0. Dessa forma  a semifinal ficou definida entre Finlândia, Alemanha, Estados Unidos e Canadá. A Finlândia enfrentou a Alemanha e conquistou uma vaga na final com um placar 2-1.

A outra vaga ficou entre a velha rivalidade do Canadá contra os Estados Unidos para a alegria de muitos fãs que gostam de ver esses dois gigantes no gelo. Numa partida acirrada, o Canadá conseguiu sair na frente abrindo o placar e garantindo a vantagem. Por fim, a seleção canadense conseguiu se manter firme no gelo e garantiu a sua vaga na final com um placar de 4-2.

A briga pela medalha de bronze ficou entre a Alemanha e os Estados Unidos, sendo um verdadeiro show no gelo. A equipe norte-americana pode ter perdido a chance da final, mas não queria deixar de estar no pódio. Numa noite de goleada, a seleção dos EUA ganhou a partida em 6-1, marcando quatro dos gols apenas no segundo período. 

Finlândia 2, Canadá 3. (OT)

A grande final, realizada dia 6 de junho, foi uma grande disputa como todo fã de hockey merece.  O jogo começou com a seleção finlandesa abrindo o placar ainda no primeiro tempo. O center Mikael Ruohomaa aproveitou um passe de Oliwer Kaski aos 08:57 e mandou o puck direto pra rede. 

No entanto, essa vantagem não durou muito e logo veio um empate. Isso porque no segundo período foi a vez de Max Comtois com uma assistência de Connor Brown e Sean Walker balançarem a rede a favor da seleção canandense. 

Não restando outra alternativa para a Finlândia que respondeu a altura e no início do terceiro período e desempatou o jogo. Desta vez com uma assistência de Ruohomaa e Kim Nousiainen que enviaram o puck direto para Petteri Lindbohm que balançou a rede de seu adversário. Assim, garantindo a vantagem de 2-1 para a seleção finlandesa. 

Por último, buscando o empate a seleção canadense conseguiu marcar mais um gol minutos depois. Novamente com uma assistência de Brown e agora Comtois, o center Adam Henrique aproveitou a deixa para garantir o segundo gol do Canadá.Dessa forma, o jogo terminou empatado e seguiu para o overtime.

Foi exatamente assim que Brown garantiu sua terceira assistência da partida. Com um pouco menos de 10 minutos de OT, o canadense e seu colega de equipe Nick Paul, driblaram os seus oponentes e garantiram a medalha de ouro. 

Jogadores premiados

Como todo grande campeonato, o mundial não poderia deixar de destacar os melhores jogadores de sua edição. Somando 16 pontos com dez jogos e 14 assistências, o canadense Connor Brown foi líder em pontuação do campeonato. Seguido de seu colega de equipe Andrew Mangiapane que recebeu dois prêmios. Mangiapane foi nomeado o MVP após a sua chegada ter dado um gás na equipe e o melhor atacante segundo a mídia.

Os atacantes Conor Garland dos EUA e Liam Kirk também receberam a nomeação de melhores atacantes segundo a mídia. Enquanto a escolha de melhor goleiro ficou para o finlandes Juho Olkinuora e de melhor defensor para os alemães Korbinian Holzer e Moritz Seider.

Levando o seu segundo prêmio do campeonato, o defensor Seider também conquistou o prêmio de melhor defensor pela escolha do IIHF. Em seguida, o goleiro dos EUA, Cal Petersen, conquistou o prêmio de melhor goleiro e o eslovaca Peter Cehlárik de melhor atacante. 

Todos os jogos estão disponíveis na íntegra no canal oficial da IIHF no youtube. A edição de 2022 já tem local e data definidas, de acordo com a escolha da IIHF em 2017, a Finlândia será a anfitriã da vez e o evento deve acontecer entre os dias 13 a 29 de maio. Os países participantes e seus grupos também já estão definidos.

Foto: Reprodução / iihf.com