Mundial Feminino de Hockey é cancelado pela IIHF

Share

Nesta quarta-feira (21), a IIHF (Federação Internacional de Hockey no Gelo) confirmou pelas redes sociais o cancelamento do Mundial Feminino de Hockey no Gelo deste ano. O torneio aconteceria neste primeiro semestre, mas precisou ser cancelado por preocupações com a segurança à saúde devido à COVID-19.

“Esta é uma notícia muito decepcionante de se receber com apenas algumas semanas para o início do torneio. Acreditamos firmemente que tínhamos as medidas de segurança adequadas em vigor para proteger as jogadoras, oficiais, espectadores e todos os residentes em Halifax e Truro, com base nas experiências da IIHF e da Hockey Canada em sediar o Mundial Júnior da IIHF em Edmonton,” afirmou René Fasel, Presidente da IIHF.

No ano passado, o Mundial já não havia acontecido por conta da pandemia. Dessa forma, a competição estava prevista novamente para acontecer nas cidades de Halifax e Truro, no Canadá, como na edição de 2020. Como há alguns meses, em 18 de novembro, a IIHF também anunciou o cancelamento dos torneios das Divisões I, II e III, o plano original para esta edição era incluir seis torneios em quatro divisões em um só grande evento.

Esta seria uma tentativa de colocar o calendário internacional do hockey feminino em dia, com os Jogos Olímpicos tão próximos. No presente formato, no entanto, apenas o campeonato da Divisão Top se mantém, alterando assim a quantidade de seleções participantes de 42 para 10. 

Em um comunicado conjunto, a IIHF e a Hockey Canada se comprometeram a trabalhar para encontrar novas datas para o torneio, com o objetivo de sediar o evento no verão do hemisfério norte ainda em 2021.

“A Hockey Canada deseja agradecer à Província de Nova Scotia, à New Scotia Health e ao Dr. Robert Strang por sua ajuda na preparação para o evento, e apoiamos a decisão tomada. Um tremendo trabalho foi feito para sediar um campeonato mundial seguro e bem-sucedido e, apesar de não poder sediar o evento na Nova Escócia, a Hockey Canada continua comprometido em sediar o Mundial Feminino deste ano. Exploraremos todas as opções para sediar o evento nos próximos meses, se for considerado seguro fazê-lo, ” garantiu Tom Renney, presidente da Hockey Canada.

A esperança é para que encontrem uma solução e de fato o torneio possa acontecer. Afinal, além de alegrar todos os fãs do hockey, é necessário cada vez mais evidenciar a importância da modalidade feminina. Assim, preservar o campeonato feminino reforça a vontade dessas atletas de mostrar que a modalidade do jogo pode e vai crescer ainda mais. 

Foto: Reprodução/ hockeycanada.ca