Avalanche faz dois “7 a 1” na série e avança ao segundo round

Share

Não é mistério algum que o Colorado Avalanche se tornou um dos favoritos à Stanley Cup. A maneira como o time se desenvolveu durante a temporada regular só deixou as coisas mais claras. E as vitórias nos confrontos do Round Robin destinaram o time a enfrentar o Arizona Coyotes no primeiro round dos Playoffs. 

Com direito a grandes atuações de Nazem Kadri e Nathan MacKinnon, e dois placares em 7 a 1, o time de Denver derrotou os Yotes e, assim, se classificou para o segundo round dos playoffs.

Arizona tentou a todo custo bater de frente com a equipe de Colorado. Porém, o trabalho se tornou árduo no momento em que os Coyotes se depararam com um dos melhores ataques da NHL. Apesar de vencerem um dos jogos da série, trazendo esperança aos seus torcedores, o time acabou eliminado pelo Avalanche no Jogo 5, que ocorreu na última quarta-feira (19). 

Com a série já finalizada, confira alguns destaques do confronto.

Colorado Avalanche mostra seu poder ofensivo (e defensivo)

No primeiro confronto da série, os dois times pareciam, de certa forma, nivelados. Apesar das tentativas a gol do Colorado Avalanche terem sido maiores, o Arizona segurou o placar em zero a zero até o terceiro período. Até a metade da terceira etapa da partida, tudo indicava que o jogo fosse para overtime. Isso porque, apesar das tentativas de ambos os lados, nenhuma das equipes teve êxito na hora de marcar. 

Porém, aos 13:05 do terceiro período, Nazem Kadri fez as honras e abriu então o placar para os Avs. Após abrir o placar, o ritmo da equipe só se elevou. J.T. Compher marcou mais uma vez para o time 10 segundos depois do primeiro gol. E por fim, Mikko Rantanen deu a última cartada, marcando o terceiro aos 14:28 do terceiro tempo. 

Três gols em menos de dois minutos. Inicialmente, isso acabou dizendo muito sobre como seria o ataque do Colorado Avalanche nos playoffs: rápido, e muito efetivo. Não apenas o ataque. A equipe, por fim, mostrou que também veio preparada de uma ótima defesa que sabe segurar as pontas. Durante os três períodos da partida, os Avs permitiram apenas 14 tiros a gol. Assim, o time acabou estabelecendo um novo recorde nos playoffs da franquia por tentativas permitidas a gol. 

Tropeço da equipe de Denver

Com vantagem, Colorado iniciou o segundo jogo confiante em uma vitória. No entanto, foi a primeira partida em que o Avalanche encontrou dificuldades para passar pela zona defensiva dos Coyotes.

Em um jogo equilibrado entre as duas equipes, Nathan MacKinnon, foi o primeiro a abrir o placar da partida e dar vantagem à equipe. No entanto, Clayton Keller acabou marcando o primeiro dos Yotes empatando a partida Desta forma, e no mesmo ritmo, as duas equipes seguiram no segundo período, tendo cada uma marcado mais um gol. 

Todavia, quase aos 17 minutos do último período, Colorado se colocou na frente do marcador com um gol de Andre Burakovsky,fechando o placar  Apesar de o time ter vencido a partida nos últimos minutos , observamos um Arizona Coyotes crescer na série, e jogar quase de igual para igual com o Avalanche. 

No terceiro jogo, o que era apenas uma suposição na segunda partida se tornou realidade. A equipe de Arizona foi a primeira a abrir o placar no jogo, com Derek Stepan, aos 6:29 do primeiro período. Mas apesar de o time de Colorado ter empatado com Burakovsky aos 13:12 do segundo tempo, foram os Yotes que assumiram novamente a vantagem do placar com um gol de Brad Richardson, ao fim do segundo período.

Com mais um gol do Arizona aos quase 19 minutos do terceiro período, a vantagem aumenta em 3 a 1, e se torna quase improvável um empate para os Avs. Mesmo com Mikko Rantanen marcando o segundo de Colorado faltando um minuto para o fim do jogo, Lawson Crouse dá a cartada final e, ao fazer o quarto dos Coyotes, acabou dando a vitória para o time de Arizona. 

Apesar de terem tido mais SOG (51) durante a partida, o Colorado Avalanche encontrou grandes dificuldades para passar por Darcy Kuemper, que defendeu a rede do Arizona Coyotes com maestria e, assim, recebeu a primeira estrela do jogo. 

Cheque-mate e classificação para o segundo round

Mesmo com a vitória no jogo três, os Yotes ainda se encontravam atrás do Avalanche. Este que, portanto, continuava com a liderança da série. Mesmo com a derrota, Colorado não perdeu a confiança ao entrar no jogo quatro. E provou isso logo no primeiro período. Matt Nieto, com assistência de seus companheiros de linha, Matt Calvert e Pierre Bellemare, foi quem marcou o primeiro gol do Avalanche e abriu o placar da partida. Primeiro gol que foi o antecessor de muitos outros marcados pela equipe de Denver. Sete gols, para sermos específicos. 

Após o primeiro, a chuva de gols por parte do Colorado Avalanche continuou em grande intensidade. No primeiro período, Nazem Kadri foi responsável pelo segundo e terceiro da equipe na partida. Já no segundo tempo, apesar de terem diminuído o ritmo de jogo, os Avs acabaram marcando o quarto gol, enquanto os Yotes registraram seu primeiro na partida. A partir do terceiro período, o fã de hockey só conseguiu ouvir o nome do Colorado Avalanche ser pronunciado. Este que marcou mais três gols na partida e assim, garantiu a vitória no jogo quatro. Desta forma, se o time vencesse a quinta partida da série, garantiria, por fim, o passaporte que os levaria diretamente ao segundo round.

E foi o que aconteceu. Nazem Kadri abre o placar para o Avalanche aos 4:39 de jogo e, após o gol de Samuel Girard (o segundo do time na partida), marcou o terceiro da equipe. A partir daí, e com o ritmo de jogo que o Arizona vinha apresentando, já sabíamos que era apenas questão de logística de fim de jogo para que a equipe de Denver se classificasse  para a próxima rodada. No segundo período, aos 9:51, MacKinnon marca o quarto do Avalanche e, 1 minuto depois, o quinto. Para completar, o Avalanche aumentou ainda mais o placar com gols de Nikita Zadorov e J.T. Compher. 

Apesar de terem marcado o único gol da partida com Clayton Keller, esse era o fim da linha para o Arizona Coyotes nos playoffs. Após 7 gols em dois jogos seguidos, e grandes atuações de Nazem Kadri e Nathan MacKinnon, o Colorado Avalanche se classificou para o segundo round dos playoffs da Stanley Cup. 

As melhores atuações da série

Recapitulando as atuações dos jogadores, precisamos falar sobre o desempenho de Darcy Kuemper. Apesar de termos visto seu desempenho decair nos jogos quatro e cinco, vale ressaltar que o goleiro foi muito importante para o Arizona nas três primeiras partidas da série. Se os Yotes, em algum momento, acabaram quase se igualando ao ritmo de jogo e gols do Avalanche, isso acabou sendo consequência da maneira como Darcy Kuemper atuou no gol.  No jogo dois, o goleiro defendeu 29 tentativas a gol do Avalanche. Já na terceira partida, Colorado teve 51 SOG, e destes, Kuemper parou 47 disparos, e ajudou os Yotes a levarem a vitória. 

Já no Colorado Avalanche, Nazem Kadri e Nathan MacKinnon precisam ter seus desempenhos exaltados. Além de serem os líderes em pontos, também lideram em gols. Portanto, Kadri acumulou seis gols (sendo o líder na estatística  também no overall da NHL), e MacKinnon quatro. Além disso, os dois jogadores, juntamente de Gabriel Landeskog e Mikko Rantanen, foram os maiores responsáveis pelas assistências dos 22 gols marcados pelos Avs nos playoffs. 

Por fim, a atuação de Kadri o levou a quase bater um recorde da franquia Avalanche/Nordiques logo no primeiro round. Com 5 power play goals, o forward se tornou o terceiro jogador, na história dos dois times, a marcar mais gols em power play durante os playoffs de apenas uma temporada. No entanto, vale ressaltar que ele ainda pode se tornar o líder do time, pois a diferença entre o primeiro e segundo lugar é de apenas dois pontos. 

Previsões para a série contra os Stars

Não podemos negar que o ataque do Avalanche é um dos melhores e mais rápidos da Liga. E isso é um trabalho que vem sendo construído pela equipe há algumas temporadas. Apoiados por grande atuação de sua defesa, os top scorers do time tem encontrado poucos obstáculos em seu caminho na hora de marcar gols. Principalmente MacKinnon e Kadri. 

Isso tudo, somado ao fato de que a defesa do Dallas Stars tem estado instável há algum tempo, podem acabar levando Colorado a uma classificação para a próxima etapa da competição, e assim, se aproximar cada vez mais das finais da Stanley Cup. 

No entanto, vale lembrar que Dallas também tem algumas cartas na manga. Estas, portanto, sendo Denis Gurianov, e Miro Heiskanen. Juntamente de outros jogadores mais novos, como Roope Hintz, Dallas tem conseguido se manter em boas posições na tabela devido as atuações desses jogadores em ascensão. Além disso, os Stars também contam com jogadores experientes no quesito playoffs. Joe Pavelski (líder em gols no time, com 9) é um destes. Também Tyler Seguin, que é responsável por montar muitas das jogadas a gol do Dallas. 

Podemos adiantar que não será um confronto fácil para a equipe de Denver. A primeira partida da série será ainda hoje, às 21 horas. Resta-nos aguardar o desenrolar dos confrontos entre os dois times. 

Foto: reprodução/nhl.com