Atletas Olímpicos da Rússia conquistam o ouro depois de 26 anos

Share

Neste domingo foi encerrado os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. Uma das últimas medalhas foi a do hockey masculino, e os russos, sem sua bandeira oficial, levaram o ouro para casa ao ganhar o jogo em cima da seleção alemã no overtime.

A última vez que os russos conquistaram a medalha dourada tinha sido em 1992, em Albertville, na França, quando também não jogaram sob a bandeira do seu país. Na ocasião, a URSS tinha sido dissolvida um mês antes dos jogos e seis estados (Federação Russa, Ucrânia, Bielorrússia, Cazaquistão, Armênia e o Uzbequistão) optaram por competir com uma Equipe Unificada.

Sem os atletas da NHL, os russos chegaram como os favoritos ao título e provaram porque são uma das melhores ligas de hockey. Mas os alemães não deixaram de fazer história. Era a primeira vez desde a reunificação da Alemanha que eles chegavam a uma final olímpica. Este fato em si já é importante, principalmente por haver eliminado o Canadá e a Suécia da disputa pelo ouro.

A defesa alemã estava preparada, mas os Atletas Olímpicos da Russia abriram o placar no final do primeiro período com Vyacheslav Voinov. No segundo período, Felix Schütz empatou para a Alemanha em um gol duvidoso, mas os juízes confirmaram o placar após o pedido de revisão do técnico russo.

O terceiro período foi recheado de gols. Nikita Gusev marcou para os Atletas Olímpicos da Russia, mas a Alemanha logo em seguida empatou novamente com Dominik Kahun. Jonas Muller deixou a Alemanha na frente pela primeira vez no jogo, que continuou em aberto e com possibilidade de gols para as duas seleções.

A Alemanha já sonhava com a medalha dourada quando, faltando apenas 56 segundos para o fim do jogo, Nikita Gusev marcou novamente, empatando para os russos e levando o jogo para a prorrogação com o placar de 3 a 3.

O overtime continuou com o clima tenso da partida na qual os dois times sabiam que não poderiam deixar o adversário marcar. Mas com quase dez minutos de prorrogação, a Alemanha cedeu um Power Play para os russos após Patrick Reimer cometer um high sticking contra Pavel Datsyuk.

Os Atletas Olímpicos da Rússia aproveitaram a vantagem numérica e Pavel Datsyuk marcou o gol de ouro para sua seleção. Final: 4 a 3. Russos ficaram com o ouro, Alemanha com a prata e o Canadá conquistou o bronze após vencer  a República Tcheca por 4 a 6 na noite anterior.

 

Foto Reprodução/dw.com