NHLers que anunciaram aposentadoria em 2020

Justin Williams, ganhador de 3 Stanley Cups, anunciou a aposentadoria em outubro

Share

O fim de mais um temporada significa a triste hora de dizer adeus a alguns de nossos jogadores favoritos. Isso porque após tantos anos dedicando suas vidas ao esporte, alguns veteranos aproveitam essa época para pendurar os patins e dar um passo para uma nova carreira. No entanto, nem sempre isso quer dizer especificamente dar adeus ao hockey, já que muitos deles aproveitam para usar todo o seu conhecimento em uma nova área do esporte. 

Com futuro decidido ou não, logo após o final da temporada já tivemos os primeiros anúncios de aposentadoria. Ano passado, escrevemos sobre os jogadores aposentados em 2018-19. Agora, relembramos a carreira dos recém-aposentados. 

Justin Williams

Em uma emocionante mensagem para a NHL, o atacante de 39 anos anunciou a aposentadoria dia 8 de outubro. Williams é conhecido como “Mr. Game 7”, por possuir no total 15 pontos (7G, 8A) em nove Jogos 7 de séries dos playoffs. Esse é o recorde de maior número de pontos de jogo de carreira de qualquer jogador na história da NHL, e as equipes das quais ele fez parte registraram um recorde de 8 vitórias e 1 derrotas em partidas desse tipo.

O canadense originário de Coburg, em Ontário, foi draftado em 2000 pelo Philadelphia Flyers, e passou ao todo 19 temporadas na NHL. Williams é um dos nove jogadores na história da liga a marcar 100 gols e ganhar a Stanley Cup com duas franquias diferentes. Em 2004, ele foi trocado para o Carolina Hurricanes, onde ganhou a primeira Stanley Cup em 2006.

No entanto, em 2009, ele foi novamente trocado, dessa vez para o LA Kings, equipe na qual ele jogou por sete anos e ganhou mais duas Stanley Cups. Inclusive, ele ganhou o Conn Smythe Trophy em 2014 como MVP dos playoffs. Por fim, Williams passou dois anos com o Washington Capitals e depois passou as últimas três temporadas com os Hurricanes.

No total, Justin Williams tem 797 pontos (320G, 477A) em 1.264 jogos da NHL na carreira com os Hurricanes, Flyers, Kings e Capitals. Todavia, foi nos Canes que ele fez 316 pontos (128G, 188A) em 449 jogos, ocupando o sexto lugar na história do time (desde a realocação) em gols e assistências e o oitavo em pontos.

Chris Stewart

Draftado em 2006 pelo Colorado Avalanche, o canandense de 32 anos participou de 11 temporadas pela NHL, passando por 7 times ao todo. No entanto, a carreira de Stewart não se resume somente a isso. Suas origens humildes fizeram com que o atacante precisasse dar duro para encontrar o seu lugar no esporte, jogando hockey através de bolsas de custo. 

Contudo, esse esforço demonstrou resultado. Stewart foi uma escolha do primeiro round (n°18) e, em 2009-10, ele estabeleceu recordes de carreira na NHL em gols (28), assistências (36) e pontos (64). Ao longo da sua carreira na liga, passou pelo o St. Louis Blues, Buffalo Sabres, Minnesota Wild, Anaheim Ducks, Calgary Flames e Flyers. 

Por fim, no total, Stewart marcou 322 pontos (160G, 162A) em 668 jogos da temporada regular e 11 pontos (6G, 5A) em 39 jogos dos playoffs. Após sua aposentadoria, Philadelphia o chamou para ser treinador de desenvolvimento de jogadores. Stewart tinha planos de permanecer no mundo do hockey mesmo após a aposentadoria. 

Matt Niskanen

Matt Niskanen anunciou sua aposentadoria no começo de outubro. O defensor de 33 anos jogou esta temporada pelo Philadelphia Flyers após uma troca com o Washington Capitals pelo defensor Radko Gudas, em 14 de junho de 2019.

Niskanen era foi o segundo defensor do Flyers com mais pontos, 33 pontos (8G, 25A) em 68 jogos, jogando a maior parte da temporada em dupla com Ivan Provorov. Ele fez um gol e uma assistência na pós-temporada deste ano. 

Originalmente, ele foi uma escolha do Dallas Stars no primeiro round (n°28) do NHL Draft de 2005. Ao todo, Niskanen marcou 356 pontos (72G, 284A) em 949 jogos da temporada regular com os Flyers, Capitals, Pittsburgh Penguins e Stars, e 42 pontos (6G, 36A) em 140 jogos de playoffs. Por fim, ele ganhou a Stanley Cup com Washington em 2018.

Mike Green

Mike Green foi draftado pelo Washington Capitals em 29° no Draft da NHL de 2004. Em 880 jogos na NHL, ele atuou por três equipes, sendo elas o próprio Capitals, Detroit Red Wings e Edmonton Oilers. No entanto, grande parte de sua carreira foi no time da capital americana. Ao todo, Green marcou 501 pontos (150G, 351A) e 37 pontos (10G, 27A) em 76 jogos em Playoffs da Stanley Cup, distribuídos nos seus 15 anos na liga. 

Além disso, Green marcou 31 gols por Washington em 2008-09, sendo este o maior número na carreira do defensor. Na temporada seguinte, ele marcou 76 pontos (19G, 57A). Durante sua carreira, ele foi escolhido para atuar nos jogos All-Star (2008-09, 2009-10) e foi o segundo na votação pelo Norris Trophy, concedido ao melhor defensor da NHL, em cada uma dessas temporadas.

Enfim, um dos motivos para a aposentadoria de Green foi o desejo de ficar mais tempo com a família. Além disso, ele é conhecido pelos diversos trabalhos, organizações e eventos comunitários. Suas arrecadações normalmente se voltam a hospitais, além de construções de playgrounds e iniciativas contra a obesidade infantil. 

Richard Bachman

Finalmente, o goleiro americano Richard Bachman anunciou sua aposentadoria também no inicio de outubro. O goleiro, que passou 11 temporadas hockey profissional, jogou na NHL pelo Dallas Stars, Edmonton Oilers e Vancouver Canucks.

Contudo, ele passou a maior parte de sua carreira atuando na liga de desenvolvimento. Após sua aposentadoria, ele se tornou treinador de goleiros no Iowa Wild, afiliado da equipe de Minnesota na AHL.

Foto: NHL.com/Reprodução