Algo que os Rangers tem em comum com os Islanders, além da cidade sede das equipes, seria os 4 títulos da Copa Stanley que cada equipe possue! O fato é que essas equipes têm muito em comum, além da rivalidade entre si, mas isso não se aplica atualmente à classificação geral, porque os dois time ocupam uma posição diferente um do outro na Divisão Metropolitana.
NY Rangers
Os Rangers estão em último na classificação da divisão. O time não anda muito bem, perdendo vários jogos importantes em casa e fora, estamos quase na reta final da classificação para os playoffs, e do jeito que as coisas andam para a equipe, o mais perto que vão chegar da pós-temporada será assistindo pela TV. Ficou claro que o time virou a página dessa temporada, e estão se concentrando na próxima temporada. Jeff Gorton, gerente geral dos Rangers, anunciou recentemente, que os eles estão a procura de novos jogadores, que possam ajudar a torná-los mais rápidos e concorrentes diretos para a Stanley Cup da próxima temporada. Possíveis nomes citados foram Derek Stepan, Tony DeAngelo, Dan Girardi; os Rangers selecionaram os centrais Lias Andersson e Filip Chytil na primeira rodada, e cada um faz parte do futuro da equipe de NY. Segundo Gorton, sao peças que ainda podem fazer a diferença este ano.
Os últimos resultados apresentados no gelo não agradam em nada os torcedores do time. Em 12 jogos só somaram 8 pontos, um número bem baixo, sem contar que passaram 4 jogos consecutivos sem ganhar e nem somar pontos. Na quarta-feira (7) sofreram mais uma derrota em casa diante de Boston, por 6 a 1 .
O time voltou a jogar nesta sexta-feira (9) fora de casa, contra os Flames e conseguiram uma vitória por 4 a 3. Será que veremos uma reação ou a temporada acabou para os Rangers? No momento eles parecem só ter olhos para o futuro e a renovação da equipe.
NY Islanders
Para os Islanders as coisas andam melhores, e aí está a principal diferença entre as equipes nesta temporada. O time está mais consistente, porém apresenta um aproveitamento nos jogos fora melhor que em casa.
Nas últimas 11 partidas, os Isles conseguiram 10 pontos entre derrotas e vitórias. A turminha de John Tavares, Josh Bailey, Matthew Barzal, Anders Lee, e Jordan Eberle está trabalhando muito bem junta, e atualmente a equipe ocupa a sexta colocação na Divisão Metropolitana.
Na quinta-feira (8), os Islanders jogaram contra os Sabres, e perderam por 4 a 3 fora de casa. O time voltou a jogar nesta sexta-feira (9) em casa contra Detroit, num confronto de muitos gols que ganharam no overtime por 7 a 6, com direito a um hat trick de Brock Nelson.
Sabemos que ninguém tem sua vaga garantida sem muito esforço e, mais importante ainda, sem ganhar jogos. A temporada ainda não está no final e bastante coisa pode rolar até lá.