O ano parece ter começado com o pé direito para um Boston Bruins que já vinha de uma boa sequência de jogos. Das dez partidas em Janeiro, o Bruins perdeu apenas duas e ambas no overtime: a primeira contra o Penguins no dia 7 (6-5) e a segunda contra o Stars no dia 15 (2-3). No último jogo antes da pausa, Boston ganhou do Ottawa Senators por 3-2, com gols de Heinen, Schaller e DeBrusk.
Somando os jogos do final do ano, o time de Boston tem uma sequência de 14 vitórias e 4 empates no tempo regulamentar em 18 jogos. Esta é a maior sequência de pontos da franquia desde a temporada 1968-69, quando fizeram uma sequência de 13 vitórias e 5 empates no mesmo número de jogos entre 28 de Dezembro e 5 de Fevereiro. Aquele time contava com Phil Esposito (126 pontos e líder da NHL), Ken Hodge (90 pontos) e Johnny Bucyk (66 pontos).
Voltando para a temporada atual, os Bruins têm como destaque o atacante Brad Marchad, que já fez 50 pontos nessa temporada. Entretanto, ele pegou cinco jogos de suspensão por uma cotovelada no jogador do Devils, Marcus Johansson, no jogo das duas equipes no dia 23 de Janeiro. Apesar disso, Marchad participa do All Star Game neste domingo (28).
Outro responsável pela boa fase do Bruins é Patrice Bergeron. Apesar de estar na sua 14ª temporada na NHL, esta parece ser uma das melhores, se não a melhor temporada do jogador. Em 42 jogos, ele soma 42 pontos, sendo 9 deles nos últimos 5 jogos. Aparentemente Bergeron ainda está longe de iniciar o seu declínio e, com 32 anos, é um dos fortes concorrentes ao Troféu Memorial Hart, o prêmio destinado ao jogador mais valioso para uma equipe na temporada da NHL.
Bergeron também ficou em primeiro nos votos da Professional Hockey Writers Association’s Midseason Awards para receber o Troféu Selke que premia o melhor forward a exercer funções defensivas durante o jogo. Ele já ganhou esse troféu quatro vezes ao longo de sua carreira e, se ganhar novamente, ele se torna o primeiro jogador na história da NHL a ganhá-lo uma quinta vez.
E Bergeron não é o único jogador do Bruins candidato a receber prêmios por essa temporada. Charlie McAvoy é um dos top-3 candidatos ao Troféu Calder, destinado ao jogador considerado o melhor novato da temporada, ficando atrás apenas de Mathew Barzal (Islanders) e de Brock Boeser (Canucks). McAvoy já acumula 25 pontos em 45 jogos, com 5 gols e 20 assistências. Se ele ganhar, será o primeiro jogador do Bruins a conquistar o troféu desde a temporada 2003-2004, quando o goleiro Andrew Raycroft recebeu um Calder.
O Rod Langway Award, prêmio dado ao defenseman que mais se destacou, também tem um jogador de Boston como candidato. O capitão do Bruins, Zdeno Chara, por enquanto está em segundo lugar na votação para receber o prêmio, ficando atrás apenas do defenseman do L.A. Kings, Drew Doughty e de Victor Hedman do Tampa Bay. Mesmo com quase 20 temporadas na carreira, Chara continua sendo um nome forte quando se trata de bloquear jogadas do adversário: em 47 jogos, ele já bloqueou 83 shots e tem 97 hits.
Estamos na metade da temporada e a disputa pode ficar mais acirrada, mas os Bruins não parecem dispostos a abrir mão da sua vaga nos playoffs. Até este momento, Boston está no segundo lugar na Divisão Atlântica, cinco pontos atrás do líder Tampa Bay, e o mesmo número de pontos à frente dos Leafs, terceiro colocado. Entretanto, equipe ainda tem dois jogos a menos que Tampa e quatro a menos que Toronto.
Após a pausa do All-Star Weekend, Boston joga em casa contra os Ducks no dia 30, com os Blues no dia 1º e com os Leafs no dia 2.
FotoReprodução/NHL.com