Todo ano, a NHL nos proporciona grandes emoções, momentos de alegria, de decepção, às vezes de raiva e de angústia, momentos surpreendentes e memoráveis que nos lembram do quão incrível esse esporte é e do porque ele mora em nossos corações. 2017 não poderia ser diferente; em meio a todas as lembranças que o centenário da Liga gerou, o NHeLas selecionou alguns destaques para fazer uma retrospectiva desse ano tão especial!
. 01/01: Estamos acostumados a abrir o ano com o NHL Winter Classic, mas dessa vez a tradicional partida de Ano Novo foi adiada para o dia seguinte, e 2017 começou com o NHL Centennial Classic, partida comemorativa da centésima temporada do Toronto Maple Leafs e também do centenário da liga. Numa cerimônia pré-jogo, a NHL aproveitou para divulgar os primeiros 33 nomes da lista dos 100 maiores jogadores na história, focando em quem jogou até meados dos anos 60. O clássico foi em Toronto, no BMO Field – onde normalmente joga o Toronto FC, da Major League Soccer, e o Argonauts, da Canadian Football League -, e teve os Leafs vencendo o Detroit Red Wings na prorrogação, por 5-4. Jogão!
. 02/01: Para quem gosta de um bom jogo a céu aberto, o começo do ano não podia ter sido melhor. Só um dia depois do Centennial Classic, no Clássico de Inverno da NHL, St. Louis Blues e Chicago Blackhawks se enfrentaram no Busch Stadium, casa dos St. Louis Cardinals da Major League Baseball. O NHL Winter Classic é uma tradição da liga que começou em 2008 e tem o objetivo de celebrar o Ano Novo com um jogo “de volta às origens”, ao ar livre. É claro que não dá pra fazer uma partida oficial da temporada regular em um laguinho congelado qualquer, e normalmente estádios de futebol, futebol americano ou beisebol são adaptados para receber um rinque de gelo por alguns dias. Na nona edição do evento, mais de 46 mil pessoas viram a vitória por 4-1 dos Blues em sua primeira aparição. Para Chicago, esta foi a terceira participação e a terceira derrota. É a equipe que mais jogou em Clássicos de Inverno e a que mais perdeu… Mais sorte em 2019!
. 27 a 29/01: Nenhum lugar mais apropriado que Los Angeles para receber o All-Star Weekend desse ano. No 50º aniversário do LA Kings, tivemos estrelas brilhando além da conta durante as festividades daquele final de semana. Logo no primeiro dia, os outros 67 maiores jogadores de todos os tempos foram revelados pela NHL. 48 destes estiveram presentes no domingo (29) para o Jogo das Estrelas e foram homenageados no Staples Center. Foi um belo encontro de gerações do hockey no gelo. Ah, e tiveram umas partidas legais também! Um final de semana de muita habilidade e muita festa, para ninguém botar defeito. A lista completa dos 100 maiores jogadores da história da NHL você confere aqui (em inglês).
. 03/04: A gente bem sabe que não é só de boas notícias que vive o hockey. Pois dias antes do início dos playoffs de 2017, a NHL anunciou que não participaria da Olimpíadas de Inverno em 2018. O assunto já estava em discussão há algum tempo e, especialmente depois da “volta” da Copa do Mundo de hockey da NHL no ano anterior, era de se esperar que a liga decidisse contra a participação de seus jogadores nos Jogos Olímpicos. Ainda assim, o anúncio oficial foi uma decepção para os fãs do evento, que esperam quatro anos para ver a nata do esporte competindo pelos seus países. Se me perguntar se eu concordo com a decisão, vou dizer que não, mas respeitemos e sigamos em frente. Pyeongchang 2018 está chegando e a ansiedade só aumenta. Até porque tem o hockey feminino que promete já grandes emoções, e o curling! Quem não AMA curling?!
. 09/04: Um momento de fazer escorrer uma lágrima até do mais frio dos fãs. Diagnosticado com esclerose múltipla no final de 2016, Bryan Bickell provou ser um poço de determinação quando voltou ao gelo em fevereiro do ano seguinte para seguir jogando pelos Hurricanes. No começo de abril, no entanto, Bickell anunciou sua aposentadoria da NHL para se dedicar ao combate da doença e realizou sua última partida no dia 9, contra os Flyers, quandol marcou seu último gol no shootout e foi ovacionado por toda a arena em Philly (e provavelmente por todos ligados no jogo naquele momento). Bicks ainda chegou a assinar um contrato de um dia com Chicago para que se aposentasse oficialmente como um Blackhawk, time pelo qual jogou por quase toda a carreira e com quem ganhou duas Stanley Cups. Choremos juntos então com o último gol e o último shift de Bryan Bickell.
. 11/06: Podem comemorar, torcedores dos Pens, chegou a hora de falar de vocês. Com uma vitória por 2-0 sobre Nashville Predators no Jogo 6, Pittsburgh Penguins vence de novo a Stanley Cup! Os Pens se tornaram a única franquia a vercer duas Stanley Cups seguidas na era do teto salarial e a primeira desde os Red Wings de 1997-98. Essa foi a quinta taça do clube e, além da conquista de 2009, as outras duas também vieram em anos consecutivos, 1991 e 1992. Sidney Crosby levou para casa mais um Conn Smythe (troféu de Jogador Mais Valioso nos playoffs) e consolidou ainda mais seu legado para o esporte conquistando o terceiro título da NHL na carreira. Para o goleiro rookie Matt Murray, essa foi a segunda Stanley apesar dele tecnicamente ter feito sua primeira temporada na NHL; que jeito de começar a carreira, não?
. 21/06: Talvez um dos momentos mais esperados de 2017, o primeiro Draft de Expansão da liga em anos oficializou o nascimento dessa franquia que a gente mal conhece e já considera pacas: os Vegas Golden Knights! A lista do elenco foi divulgada na cerimônia do NHL Awards e nomes como Marc-André Fleury (PIT), Jonathan Marchessault (FLA), David Perron (STL) e James Neal (NSH) começaram a dar forma ao time novato. Com todas as trocas que se seguiram, o GM da franquia George McPhee ainda acumulou um bom número de jogadores escolhas no draft para os próximos anos.
. 26/06: Dia de reconhecer a excelência no esporte. O Hockey Hall of Fame divulga a lista da Classe de 2017 e entre os grandes nomes estava o atacante Teemu Selanne, um dos maiores pontuadores da história e provavelmente o melhor jogador finlandês que já passou pela NHL. O “Finnish Flash” foi indicado junto a um antigo colega de equipe e amigo de longa, o ex-capitão dos Ducks Paul Kariya, e os dois trocaram belas homenagens na cerimônia de indução ao HHOF em novembro deste ano. Além dos dois, também entraram na lista os jogadores Dave Andreychuk, Mark Recchi e Dannielle Goyette, o treinador Clare Drake e do dono do Boston Bruins, Jeremy Jacobs.
. 07/07: Uma das minhas capas de revista favoritas. A edição da ESPN Body Issue deste ano foi estrelada pela dupla com as melhores barbas de San Jose, Brent Burns e Joe Thornton, e incluiu também uma entrevista muito divertida e interessante com os atletas sobre os desafios de “estar em forma” no mundo do hockey. A Body Issue é uma edição da ESPN Magazine que contém fotos de esportistas de diferentes modalidades posando como vieram ao mundo (nus, para quem preferir). O hockey foi o esporte com mais atletas participando desta edição: além dos dois Sharks, a equipe feminina norte-americana também teve seu destaque na revista, enquanto a segunda modalidade com mais representantes foi o futebol americano, com três. Hockey 1, Outros Esportes 0.
. 06/10: Vegas, baby! Com dois gols de James Neal e 45 defesas de Fleury, a nova franquia da NHL vence sua partida de estreia na liga contra Dallas, por 2-1. A temporada dos Golden Knights começou bem e seguiu ainda melhor, e eles rapidamente se tornaram a equipe de expansão mais bem-sucedida em seu primeiro ano! O hockey chegou de fato à Cidade do Pecado alguns dias depois (10), com o primeiro jogo em casa de Vegas. Após o atentado de 1º de outubro na cidade, as comemorações previstas para a noite de estreia foram substituídas por uma grande homenagem às vítimas, aos sobreviventes e aos hérois da cidade, e a mensagem “Vegas Strong” preencheu as bordas do rinque no lugar dos patrocinadores. Hoje, no último dia de 2017, o Golden Knights é segundo na liga com uma incrível campanha de 25-9-2, e promete ainda dar muito trabalho para os times veteranos até o final da temporada.
. 08/10: Ano vai, ano vem, e Jaromir Jagr segue firme e forte (na medida do possível) na NHL. Poucos jogadores têm fãs tão dedicados como o atacante tcheco: os “Jagrs Viajantes” vão aos jogos cada um com uma camisa de um time por onde o futuro Hall of Famer já passou, além de perucas imitando o penteado do jogador. Quando Calgary anunciou o contrato de um ano com Jagr, era de se esperar que o grupo saísse a procura de um novo membro para vestir a camisa dos Flames nos jogos. O que eles não esperavam era que o próprio Jagr iria preencher a vaga! Numa entrevista durante um jogo em Calgary, os Jagrs Viajantes foram surpreendidos pela lenda de 45 anos, que ainda presenteou o grupo com uma camisa autografada de sua nova equipe. Meta para 2018: encontrar um ídolo tão legal quanto Jaromir Jagr.
. 16/12: Em 1917, Montreal Canadiens e Ottawa Senators fizeram uma das duas primeiras partidas da NHL, em que a equipe de Quebec venceu o clube da capital canadense por 7-4. Quase 100 anos depois (precisamente 3 dias antes do aniversário oficial da partida), o NHL 100 Classic celebrou o centenário daquele momento histórico com o primeiro jogo ao ar livre da temporada, uma reprise do confronto de um século atrás. Foi também o primeiro jogo a céu aberto na cidade de Ottawa, que recebeu quase 34 mil pessoas no Lansdowne Park para acompanhar a vitória dos Sens por 3-0 sobre os Habs. A festa também integrou a comemoração dos 150 anos que o Canadá completou em 2017 e o final de semana foi repleto de atividades para os fãs de hockey.
Este foi apenas um pequeno recorte dos acontecimentos de 2017 na NHL, e a gente quer saber quais foram os eventos mais marcantes no hockey para você este ano!
Em 2018 estamos de volta com novidades. A equipe do NHeLas deseja a todos um Feliz Ano Novo!