Temporada da AHL cancelada devido à COVID-19
Share
A American Hockey League, principal liga de desenvolvimento da NHL, cancelou o restante de sua temporada regular e os playoffs da Calder Cup nesta segunda-feira, dia 11 de maio.
Tanto a NHL como a AHL pausaram suas atividades por conta do COVID-19 no dia 12 de março. Devido a um caso confirmado da doença na NBA, as duas ligas decidiram que era melhor suspender a temporada. Entretanto, de lá para cá, já são mais de 80 mil mortes nos Estados Unidos. A esperança era de que a doença não se espalhasse, no entanto, a quarentena foi tardia na América do Norte.
A classificação atual da AHL – classificadas por porcentagem de pontos – e as estatísticas de 12 de março, são consideradas finais e servirão de base para determinar os prêmios da liga para a temporada 2019-20.
O Presidente e CEO da American Hockey League, David Andrews, anunciou que o conselho de governadores da Liga votou pelo cancelamento do restante da temporada regular e, consequentemente, dos playoffs:
“Depois de um longo processo de revisão, a American Hockey League determinou que a retomada e conclusão da temporada 2019-20 não é viável no momento atual”
“O foco operacional da Liga se voltou para a preparação da temporada de 2020-2021. Somos muito gratos à NHL e suas equipes por seu apoio e liderança nos desafios enfrentados nos últimos dois meses. A AHL continua a dar importância primordial à saúde e segurança de nossos jogadores, oficiais, funcionários e torcedores e todas as suas famílias. Esperamos retornar às nossas arenas em 2020-21.”
O último time campeão da Calder Cup foi o Charlotte Checkers, afiliado dos Carolina Hurricanes. O time derrotou o Chicago Wolves (que agora pertence ao Vegas Golden Knights) em cinco jogos. Será a primeira vez que a Calder Cup não será premiada desde que a AHL foi formada em 1936-37.
A consequência do cancelamento da AHL
A AHL opera desde 1936 e é tão importante quanto a NHL. A Liga constantemente prepara os jogadores que visam ser profissionais melhores e estão na busca pela Stanley Cup. Eles também possuem mais de 100 jogadores no Hockey Hall of Fame.
Vale ressaltar que a continuação das atividades da AHL seria essencial para qualquer time. Isso porque o futuro elenco de um time se projeta ainda na AHL, principalmente para times que estão em processo de reconstrução.
Por fim, ainda não é possível afirmar se a NHL irá seguir pelo mesmo caminho. Ainda estão sendo estudadas formas de continuar o campeonato como por exemplo com portões fechados ou em locais neutros, não tão afetados pelo vírus.
Foto: Reprodução / https://russianmachineneverbreaks.com/