A NWHL anuncia bolha como plano para a temporada 2020-21
Share
Os fãs do hockey feminino já podem comemorar. Nesta quarta-feira (24) a NWHL anunciou um plano para a possível data e formato da sexta temporada da Liga. Utilizando o formato de bolha, a próxima temporada está programada para acontecer de forma reduzida entre os dias 23 de janeiro e 5 de fevereiro em Lake Placid, no estado de Nova York.
Após ter cancelado a Isobel Cup em 2019-20, os esforços da Liga se voltaram para as preparações da nova temporada, já que a mesma poderia não acontecer da maneira usual devido ao COVID-19.
Poucos dias após o cancelamento a primeira boa notícia sobre a próxima temporada: a sua primeira expansão para o Canadá ganhou nome, o Toronto Six. Em seguida a NWHL anunciou que apesar de não ter uma data definida, a sexta temporada iria começar em janeiro de 2021 para a maior segurança de todos os envolvidos. Daí em diante os times começaram a se preparar, dando continuidade às renovações e novas contratações de jogadoras selecionadas no draft 2020.
Novo formato e nova Comissária
No dia 13 de outubro, a Liga anunciou um novo formato de gerenciamento mais parecido com o formato utilizado na NHL e demais Ligas. Desta forma, a NWHL agora possui uma “unincorporated association” em tradução livre, uma associação não corporativa. Esse modelo de associação não existe no Brasil. No entanto segundo a lei norte-americana é quando um grupo de pessoas se reúne para um propósito em comum criando um vínculo legal entre si. No caso das Ligas eles chamam de Conselho de Governadores e tem um representante de cada equipe. Esse novo formato visa não somente o crescimento da Liga, mas a transparência das decisões tomadas pela Comissária. Com o Conselho, que agora passa a supervisionar o gerenciamento da NWHL, espera-se o alinhamento de interesses, assim como acontece nas demais Ligas.
Com o novo formato a Liga implementou outra mudança, a então Comissária e fundadora da NWHL, Dani Rylan, deixou o cargo para atuar como Presidente do Grupo Original. Em seu novo cargo ela procura proprietários individuais para comprar as franquias ainda pertencentes à Liga (Buffalo Beauts, Connecticut Whale, Minnesota Whitecaps e Metropolitan Riveters). Os times Toronto Six e Boston Pride já possuem donos independentes.
Em seu comunicado a Liga também anunciou a ex-presidente do Toronto Six, Tyler Tumminia, como nova Comissária Interina. Apesar de ainda não ser possível ver seus esforços na Liga Feminina de Hockey, Tumminia tem em seu currículo grandes feitos como executiva no esporte. Ela atuou como vice-presidente sênior do Grupo Goldklang, onde era responsável pela operação de cinco times de beisebol da liga secundária.
Temporada 2020-21
Para a próxima temporada a Liga se inspirou na WNBA (Women’s National Basketball Association) e na NSWL (National Women’s Soccer League). Ambas as Ligas tiveram temporadas bem sucedidas, além do aumento nas transmissões e venda de produtos. Visando o mesmo objetivo a NWHL optou não somente pela redução de jogos, como também pelo formato bolha e sem público.
Em seu anúncio com o plano a Liga informou que os jogos acontecerão entre os dias 23 de janeiro e 5 de fevereiro e serão sediados em Lake Placid, Nova York. O lugar ficou conhecido por ter sediado as Olimpíadas de 1980. A arena Herb Brooks, onde os jogos serão realizados leva o nome do técnico conhecido por levar a famosa seleção americana de hockey a conquistar o ouro nas Olimpíadas de 1980 após o jogo contra a URSS, que ficou conhecido como Milagre no Gelo.
Neste formato os seis times viajarão separadamente nos dias 21 e 22 de janeiro e os jogos se iniciarão no dia 23 de janeiro. Cada equipe jogará cinco partidas, uma para cada oponente. Em seguida haverá uma rodada de playoffs, determinando assim os quatro times que seguem para as semifinais da Isobel Cup.
Nas semifinais será disputada apenas uma partida cada, com o time melhor colocado jogando contra o time em quarto lugar. Já o segundo lugar jogará contra o terceiro e os vencedores vão para a final. A final do campeonato será disputada no último dia de bolha, 5 de fevereiro.
Com os protocolos ainda a serem definidos, os testes de COVID-19 fornecidos pelo laboratório de patologia de Yale serão feitos de forma regular. A Liga também informou que apesar da temporada reduzida as jogadoras serão pagas de forma integral. A programação completa, informações sobre transmissões e demais detalhes serão divulgados nas semanas anteriores ao início da temporada.
O plano para a temporada foi realizado em conjunto com a New York State Olympic Regional Development Authority (ORDA). No entanto para que o plano entre em vigor é necessário que a NWHL, a ORDA e o Estado de Nova Iorque entrem em acordo em relação ao plano. O mesmo necessita ser aprovado pela autoridades de saúde regionais e estaduais.
Foto: Reprodução/lakeplacid.com