LOADING

Type to search

Yevegni Kuznetsov é suspenso por quatro anos pela IIHF

Notícias

Yevegni Kuznetsov é suspenso por quatro anos pela IIHF

Share
Yevgeni Kuznetsov suspenso

A Confederação Internacional de Hockey no Gelo (IIHF) suspendeu o jogador russo, Yevgeni Kuznetsoz, por violação ao artigo 2.1 do Código Antidoping Mundial, tal qual trata-se sobre a presença de substâncias proibidas no organismo dos jogadores. 

Inicialmente, um teste antidoping realizado pelo jogador, no dia 24 de maio de 2019, ainda durante o mundial de hockey, constatou a presença de uma droga ilícita no sistema do atleta – cocaína. Desde então, Yevgeni havia sido suspenso provisoriamente de jogar pela seleção de hockey da Rússia. Porém hoje (23), a IIHF confirmou sua suspensão. Esta que acabará por se estender até 12 de junho de 2023. 

No entanto, a suspensão não o faz automaticamente ser banido do time pelo qual joga na NHL, o Washington Capitals. Apenas de competições internacionais com o time de seu país origem. Nos protocolos da Liga Nacional de Hockey não constam punições para drogas como Cocaína e Maconha. Isto porque as mesmas não viriam a afetar o desempenho do atleta no rinque. Portanto, a NHL deve se reunir com o jogador e tomar uma decisão sobre sua situação até o fim do dia. 

Antes da suspensão definitiva

Em maio, o Capitals confirmou a existência de um vídeo, agora já deletado das redes sociais, onde Kuznetsov sentava a frente de uma mesa que continha linhas de cocaína. O vídeo, postado durante a ocasião no Twitter, tinha como legenda “Foi por isso que a Rússia perdeu o torneio de hockey mundial nas semifinais”. Inicialmente, a mídia mostrava o jogador conversando com alguém que também se encontrava no quarto de hotel. Porém, este se encontrava em uma mesa com linhas de cocaína, juntamente com notas de dólares, à sua frente. No entanto, nos 22 segundos do vídeo, Kuznetsov não toca em nenhuma das coisas existentes nesta. 

Em comunicado enviado à imprensa, a equipe russa disse que ainda se encontrava no processo de reunir fatos concretos sobre o ocorrido. Por conseguinte,  não iriam se posicionar sobre a situação até que tudo estivesse comprovado ou não.

Em outro comunicado ao jornal esportivo russo, Sport Express, Kuznetsov disse que o vídeo seria de 2018. Este teria sido gravado em Las Vegas, após a vitória do Capitals na final da Stanley Cup do mesmo ano. Em nota, o jogador disse que havia ido até o quarto de hotel de um amigo. Porém, quando viu drogas e uma “mulher desconhecida”, ligou para um outro amigo e foi embora. “Eu nunca usei drogas. Me dê um teste (antidrogas) e eu irei passar.”, disse o jogador do Washington no mesmo comunicado ao jornal. 

Comunicado do Washington Capitals e de Yevgeni Kuznetsoz

Na manhã de hoje (23), logo após o comunicado da IIFH, o Washington Capitals também publicou em seu site, vinculado a NHL, uma declaração, juntamente à do jogador, em relação ao ocorrido. 

O time diz estar ciente dos resultados positivos do teste anti-doping e da suspensão de Kuznetsov pela IIHF. Seguidamente, se dizem desapontados, e afirmam que levam a política antidrogas completamente a sério. Também relatam que o jogador procurou voluntariamente ajuda dos programas de conscientização providos pela própria NHL. Por fim, concordou com o protocolo de um teste regular comandado pelo próprio programa. A equipe se diz estar comprometida em ajudar o jogador com a situação. Porém, explanou que aguarda as próximas decisões, estas que serão tomadas pela própria NHL. 

O comunicado do próprio Kuznetsov (traduzido) para o site do Capitals: 

“Recentemente, a IIHF me notificou que, devido a um teste positivo de substâncias ilícitas, eu seria suspenso de competições internacionais durante quatro anos. Eu tomei a decisão de aceitar a penalidade. Representar meu país sempre foi algo que guardo no coração e que tenho muito orgulho de fazer. Não poder usar essa camisa por quatro anos é algo bem difícil de aceitar. Eu desapontei tantas pessoas que são importantes pra mim, incluindo minha família, companheiros de time e amigos. Desde o primeiro dia que eu entrei no rinque em D.C., a organização do Washington Capitals tem sido nada menos do que incríveis comigo e com minha família. Eu me sinto terrível por desapontar todos vocês. Me dei conta de que a única maneira de conquistar a confiança de vocês é assumir responsabilidade pela minha situação e meus atos daqui para frente.”

Yevgeni Kusnetsov para o site do Capitals vinculado a NHL.

Até o momento, a NHL não se posicionou sobre o ocorrido.

Foto: Reprodução/zimbio.com

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Up

%d blogueiros gostam disto: