LOADING

Type to search

Swedish Hockey League

Ligas

Swedish Hockey League

Share

 Campeonato Sueco de Hóquei no Gelo 

Dessa vez a liga de destaque será a Swedish Hockey League (SHL), ou se preferirem em sueco: Svenska hockeyligan. A SHL é considerada o melhor e maior campeonato de hockey no gelo da Suécia. A liga teve início no ano de 1975, mas antes de chegar aí tem muita história pra contar!

Os suecos já eram familiarizados com o hockey desde 1920, quando um cineasta americano, chamado Raul Le Mat introduziu o hockey no país. A partir disso as competições eram limitadas e realizadas em torneios independentes.

Só em 1952-53 foi usado o título “Campeão Sueco”, para aquele que vencesse o campeonato de maior nível da época, conhecido como 1ª divisão. Em 1955 os membros da 1ª e 2ª divisão se juntaram e em 1957 a união das divisões passou a ser chamada Swedish Elite League ou SEL.

Mas a temporada inaugural da liga foi apenas em 1975-76, nessa época a série contou com 10 equipes. Desde então, o vencedor dos playoffs recebe o Le Mat Trophy, um troféu de prata que mede 52 cm de altura e pesa mais de 3 kg. É o troféu mais antigo disputado por atletas profissionais na Suécia, além de levar o nome de Le Mat, um dos fundadores da modalidade no país.

Mais tarde em 1988 foram adicionadas duas equipes a competição e das  12 equipes participantes, as 8 primeiras competiam em playoffs. Ainda houve mais uma troca de nome em 1995, e a liga mudou para Svenca Hockey League.

Mais tardar em 2001 a liga foi reorganizada, uma vez que até então não tinham fins lucrativos.  A partir da reorganização as atividades esportivas e comerciais foram colocadas na associação. E assim, criando responsabilidades e uma administração mais clara. Esse campeonato é considerado o mais equilibrado de hóquei no mundo, além da liga ter sido a mais popular na Europa em 2012.

Em 2013, novamente, a liga foi renomeada e agora se chama Sweden Hockey Ligue, que conhecemos até hoje copmo SHL. Já no ano de 2014 houveram mudanças em seu formato, a partir da temporada de 2015-16 foram anunciados 14 times participantes da SHL, o que permanece até hoje.

O formato da competição hoje é bem parecido com a NHL. Na temporada regular, todos os times se enfrentam pelo menos uma vez, e cada equipe joga 52 partidas. Ao final dessa fase, os seis melhores times são classificados e garantem uma vaga nos playoffs.

Os 7º, 8º, 9º e 10º colocados disputam as últimas duas vagas na pós-temporada em séries de melhor de três, numa etapa conhecida como play in. Nos playoffs, as oito melhores equipes disputam em séries de melhor de sete pelo título. Enquanto os dois últimos da tabela disputam a Kvalserien com os quatro primeiros da segunda divisão sueca do hockey, a HockeyAllsvenskan, por vagas na temporada seguinte.

É uma espécie de repescagem para que as equipes da primeira divisão tenham a chance de evitar o rebaixamento, enquanto os melhores da segunda briguem por um lugar com a elite.

Tags:
Previous Article
Next Article

You Might also Like

1 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Up

%d blogueiros gostam disto: