LOADING

Type to search

Perfil: Andrei Svechnikov

Perfil

Perfil: Andrei Svechnikov

Share

Carolina Hurricanes está passando por uma fase de renovação. Na intertemporada, contrataram Rod Brind’Amour para ser o novo técnico e realizaram diversas trocas de jogadores. Mas, talvez, um dos pontos mais fortes dessa renovação tenha sido garantir a segunda escolha do Draft 2018.

Andrei Svechnikov tem apenas 18 anos, mas em 6 jogos pela NHL, já conquistou 4 pontos. Entre eles, dois gols que definiram os jogos. Seu primeiro gol pelos Canes foi no dia 7 de Outubro, na vitória de 8 a 5 em cima do New York Rangers.

O ala direita nasceu em 26 de março de 2000, em Barnaul, Siberia. Ele é irmão mais novo do também jogador de hóquei, Evgeny Svechnikov, draftado em 2015 pelo Red Wings e jogador do Grand Rapids Griffins (AHL).

A história de vida de Andrei sempre esteve atrelada à do irmão mais velho. Por causa do hóquei, a família se mudou da Sibéria para Moscou, e depois Kazan, onde os dois jovens jogadores teriam melhores oportunidades de treinar e evoluir. Quando Evgeney foi draftado e se mudou para os Estados Unidos, Andrei o seguiu. Ele assinou um contrato com o Muskegon Lumberjacks (USHL) em 2016 para que ficasse mais próximo do irmão.

Svechnikov terminou aquele ano no Lumberjacks como o sexto maior goleador e finalizador na liga. Na mesma temporada foi nomeado ao All-USHL Team e USHL Rookie do ano. Com estes resultados, ele foi draftado em primeiro no 2017 CHL Import Draft pelos Barrie Colts. Ele ganhou o Emms Family Awards como OHL Rookie do ano.

Chegada às grandes ligas

O russo chegou ao final da temporada 2017-18 considerado um patinador e finalizador de elite pela NHL Central Scouting Bureau. Além disso, no 2018 Draft foi a primeira escolha entre os jogadores que jogam na América do Norte.

Em Carolina, Svechnikov só recebeu elogios. Brind’Amour diz ter tido receio em escalar o jogador direto na NHL, mas a vontade de aprender de Andrei foi determinante nessa decisão. “Ele está disposto a sentar e escutar todos os dias, e adoramos fazer isso.” Svechnikov foi escalado para jogar ao lado de Jordan Martnook e Lucas Wallmark neste início de temporada.

O outro jogador que Canes teve como segunda escolha de Draft foi Eric Staal em 2003, e, para Tony MacDonald, director of amateur scouting, os dois jogadores apresentam estilos bem diferentes, mas uma coisa em comum é a capacidade de fazer gols. Para ele, Svechnikov tem um estilo de jogo pautado nos detalhes, ele preta atenção nas pequenas coisas e, por isso, consegue aprender e se adaptar rapidamente.

A carreira de Andrei Svechnikov está apenas começando. Ele chega a um time que precisa de muito para alcançar a elite e sonha com uma vaga nos playoffs. Talvez, seja a chance de Canes investir em um estilo de jogo diferenciado. Uma coisa é certa, Svechnikov será indispensável nessa transição.

Foto: Reprodução/NHL.com

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: