LOADING

Type to search

NWHL usa patch contra o racismo nas camisas

Notícias

NWHL usa patch contra o racismo nas camisas

Share
Patches contra o racismo serão usados na temporada de 2021 na NWHL

Para a temporada de 2021, a National Women’s Hockey League e os membros da NWHL Players ’Association (NWHLPA) usarão patches contra o racismo nos uniformes, como parte dos esforços contínuos para a igualdade das 120 jogadoras em todas as seis equipes.

A temporada começou no sábado, dia 23, após a organização anunciar uma inédita parceria com a NBC Sports

“Quando se trata de acabar com o racismo, acredito que todos têm a responsabilidade pessoal de reconhecer seus próprios preconceitos implícitos. Portanto, ser anti-racista é uma escolha que se faz todos os dias, que se pauta por conversas corajosas” A defensora do Boston Pride Briana Mastel disse sobre a luta contra o racismo. “Nunca é tarde demais para agir para criar uma mudança positiva.”

A diretora executiva da NWHLPA, Anya Packer, complementou que “a NWHLPA está firme na luta contra o racismo de todos os tipos e tem orgulho do legado que nossas jogadoras e ex-alunas BIPOC (sigla para black, indigenous and person of color; em português, negros, indígenas e pessoas não-brancas) criaram no hockey feminino.

“Embora o mundo hoje esteja fragmentado, a NWHLPA continuará a educar nossos atletas, alavancar nossas plataformas e impulsionar ações significativas para tornar o hockey um espaço mais diversificado e inclusivo. Queremos que nossa postura seja clara, por isso temos orgulho de usar os adesivos” afirmou Packer.

A Comissária da NWHL, Tyler Tumminia, também fez uma declaração sobre o assunto:

“A NWHL apoia cada jogador, treinador e membro da equipe em qualquer ação pacífica que eles decidam realizar na luta contra o racismo. Por isso, queríamos que uma mensagem aparecesse a cada segundo de cada jogo nesta temporada. Após uma série de discussões, a Associação de Jogadores sugeriu uma mensagem clara sobre todos os uniformes – End Racism (Acabe com o Racismo). Estamos unidos com as jogadoras nesta iniciativa e em tudo que as equipes e jogadoras da NWHL fazem pela igualdade e representação. Contudo, não se engane: o hockey tem um longo caminho a percorrer e vamos continuar a fazer o trabalho.”

Chance de ser pioneira na luta, de forma ativa

Contudo, outra questão se levanta. Apesar deste ser um passo importante para a luta contra o racismo no hockey, até que ponto isso é um esforço efetivo? Uma boa ideia seria reverter de alguma forma a venda de camisas com este patch e apoiar alguma ONG de Diversidade e Inclusão, ou construir um tipo de comunidade para incluir jovens BIPOC e tornar o esporte de fato inclusivo. A verdade é que o hockey hoje é elitista independentemente de gênero. 

Então, a NWHL pode usar essa campanha como oportunidade para ser pioneira sobre questões que assolam a comunidade de pessoas não-brancas, como por exemplo, a luta contra o fim da brutalidade policial. Afinal, a própria NHL abriu mão de tomar rumo sobre tais questões. A campanha de Akim Aliu e da Hockey Diversity Alliance,por exemplo, se desvincularam da liga masculina por falta de interesse da mesma.

Dessa maneira, a NWHL terá um legado muito mais interessante na melhora das injustiças sociais através do esporte. 

A noticia e outras citações sobre a iniciativa podem ser lidas, em inglês, no site da NWHL.

Tags: