LOADING

Type to search

NCAA cancela campeonatos devido ao Coronavírus

Notícias

NCAA cancela campeonatos devido ao Coronavírus

Share
NCAA cancela campeonatos devido ao Coronavírus

Devido a propagação do Covid-19, diversos eventos esportivos no mundo todo tem sido adiados. Inclusive os campeonatos das próprias Universidades dos E.U.A, este que se encontra em estado de emergência devido a pandemia. 

Por isso, os campeonatos de hockey no gelo masculino e feminino da NCAA, que durariam até a primavera (dos Estados Unidos), precisaram ser cancelados pelo resto da temporada. Assim, não apenas os torneios de ice hockey são suspensos como também os demais campeonatos de outras modalidades das universidades. Portanto, o Frozen Four 2020, que é um dos eventos onde a própria NHL observa futuros talentos que possam vir a compor seus times futuramente, também deixa de acontecer. 

A decisão foi tomada pelo presidente da NCAA, Mark Emmert, juntamente do conselho de governadores da associação. O cancelamento destas atividades faz parte de uma das principais medidas de prevenção tomadas pelo mundo inteiro: evitar aglomerações. A finalidade é impedir que o vírus se espalhe e propague-se cada vez mais. Assim, os torcedores que adquiriram seus ingressos para os jogos cancelados serão reembolsados nos próximos dias.

Seguidamente, também foram banidos a recruta de atletas até, pelo menos, 15 de abril. As Universidades também foram aconselhadas a suspender visitas de todos os tipos para recrutas durante este período. Desta forma, estas ações podem ser feitas através de ligações, e-mails ou de qualquer outra maneira que não seja presencial. 

Elegibilidade dos atletas 

Quando a NCAA cancelou os campeonatos restantes da temporada 2019/20, gerou-se grande preocupação em relação a elegibilidade dos atletas nas universidades. No entanto, a Associação resolveu tomar medidas que não prejudicasse nenhum dos jogadores. 

Desta forma, a elegibilidade do restante da temporada, dos atletas da Divisão I e III, é cancelada. Porém, foi cedida elegibilidade extra para aqueles que desejarem disputar mais um ano pela NCAA, tanto se optarem por continuarem na Universidade ou irem para a Grad School. Assim, nenhum dos atletas perde um ano de sua elegibilidade e esta acaba sendo uma maneira de recompensá-los pelo restante da temporada que foi perdida.

A NCAA ainda ressaltou que outros detalhes em relação ao cancelamento da elegibilidade desta temporada serão abordados nos próximos dias. Apesar das medidas, muitos ainda se perguntam como ficará a situação os universitários que se formariam ao fim da temporada, e se eles teriam também mais um ano de elegibilidade.

De acordo com as regras da associação em relação ao assunto,  caso o aluno-atleta apareça em 30% da temporada ou ultrapasse o meio desta, será considerado um ano de elegibilidade. No entanto, ainda não houve um pronunciamento da NCAA em relação aos formandos. 

Foto: Reprodução/Jeffrey T. Barnes

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: