LOADING

Type to search

Melhores momentos na história da NHL

Curiosidades

Melhores momentos na história da NHL

Share
Wayne Gretzky em sua última partida

Que a NHL é cheia de momentos históricos todo mundo sabe. Alguns são inusitados; já outros são emocionantes, como recentemente o da menina Laila, fã do atual campeão St. Louis Blues. São tantos momentos que dá até para se perder. Por isso, nós do NHeLas decidimos fazer uma pequena seleção de alguns desses momentos.

Ace Bailey, o primeiro jogo beneficente

No dia 12 de dezembro de 1933, Ace Bailey, jogador do Toronto Maple Leafs, viu a sua carreira acabar após sofrer um hit violento de Eddie Shore, jogador do Boston Bruins. Bailey bateu a cabeça no gelo e fraturou o crânio, chegando a convulsionar no local. O jogador, então, foi submetido a várias cirurgias, onde os médicos faziam o possível para salvar a sua vida. Após acordar do coma e com a certeza de que Ace ficaria bem, a liga tomou as providências e penalizou Shore devidamente. No entanto, Ace não poderia jogar hockey nunca mais. Com isso, o time decidiu então fazer um jogo beneficente para arrecadar dinheiro para o jogador.

O jogo, que aconteceu no dia 14 de fevereiro de 1934, conseguiu arrecadar quase 21 mil dólares e o time de Boston doou mais 6 mil dólares para o jogador. No final do evento, o então proprietário dos Leafs, Conn Smythe, aposentou o número de Bailey. Assim tornando Bailey o primeiro jogador a ter seu número aposentado por uma equipe na história da NHL. Mas o ponto alto da noite foi a icônica foto de Bailey e Shore apertando as mãos antes da partida. A partida é considerada o primeiro jogo all-stars apesar de o evento só ter se tornado anual 13 anos depois.

Primeira transmissão de um jogo na TV canadense

Quando a liga foi criada em 1917, os fãs de hockey só podiam ver os jogos ao vivo. Até que em 1923 os jogos passaram a ser transmitidos também pela rádio. Somente anos depois que os fãs enfim iriam poder assistir os jogos do conforto de sua casa. Isso porque no dia 11 de outubro de 1952, os times Montreal Canadiens e Detroit Red Wings jogaram a primeira partida televisionada no Canadá. Canadiens ganhou do Red Wings por 2-1 e assim os times entraram para história do hockey. 

Willie O’Ree, o primeiro jogador negro na NHL

Apesar de hoje em dia já ter jogadores negros na liga, isso só foi possível porque, em 18 de janeiro de 1958, o canadense Willie O’Ree fazia a sua estreia pelo Boston Bruins. O’Ree jogava em uma liga menor quando um jogador do Bruins se lesionou, deixando o time com um jogador a menos. Assim Willie, que na época estava cego de um olho devido a um puck no rosto dois anos antes, omitiu a sua lesão e fez a sua estreia na liga. Em 2018 foi nomeado para o Hockey Hall of Fame na categoria Builders.

Primeiro goleiro a marcar um gol

Apesar de muitos goleiros já terem tentado marcar um gol, o primeiro goleiro a ter seu nome creditado a um gol foi por acidente. Foi em 1979, numa partida entre New York Islanders e Colorado Rockies. Billy Smith, goleiro dos Islanders, ao impedir que um jogador adversário marcasse um gol, bateu no puck. Por não ter nenhum goleiro na rede dos Rockies, acabou marcando um gol por “acidente”. Como Smith foi o último jogador do Islanders a tocar no puck, o gol foi creditado a ele.

Mr. Hockey retorna para jogo all-stars

Após ter se aposentado da NHL em 1971 e jogado alguns anos pelo WHA com seus dois filhos, Gordie Howe retornou a NHL para a temporada 1979-80, quando jogou pelo time Hartford Whalers (atualmente Carolina Hurricanes). Na mesma temporada, Howe foi chamado para participar dos jogos all-stars que, naquele ano, seria na cidade de Detroit. Ao ser anunciado nas apresentações pré-jogo, Gordie teve uma grande surpresa ao ser aplaudido de pé durante dois minutos. Foi necessário que o jogador saísse do gelo para que o público se acalmasse. Mas essa não foi a única vez, durante a partida o jogador foi ovacionado diversas vezes pelo público.

Evento inédito na Filadélfia

Em 1993, Mario Lemieux foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin. Com isso, o jogador precisou fazer tratamento e consequentemente perdeu alguns jogos. Mas isso não parou Lemieux completamente. Após terminar sua última sessão de radiação, o canadense voou para a Filadélfia para participar de uma partida contra o Philadelphia Flyers. Para a surpresa de todos, ao entrar no gelo, o capitão do Pittsburgh Penguins foi aplaudido de pé pelos fãs da equipe rival. Um evento inédito já que os torcedores dos Flyers são conhecidos por serem mais duros e ter uma grande rivalidade contra os Penguins.

Aposentadoria de Wayne Gretzky

No dia 18 de abril de 1999, Wayne Gretzky estava jogando a última partida de sua carreira antes da aposentadoria. Apesar de não ter marcado tantos gols como de costume, Gretzky, em sua última temporada, ainda conseguiu quebrar o recorde que até então era de Gordie Howe. Numa partida entre New York Rangers e Pittsburgh Penguins, a NHL quebrou o protocolo e cantou o hino do Canadá e do EUA. Com isso, Wayne teve uma pequena homenagem. Bryan Adams, ao cantar o hino do Canadá, mudou a letra de “O Canada, we stand on guard for thee”. Cantou: “We’re going to miss you, Wayne Gretzky”. John Amirante, ao cantar o hino dos EUA, mudou a letra para incluir a frase “in the land of Wayne Gretzky”. Em sua última partida, Gretzky marcou uma assistência, assim ajudando no único gol que seu time marcou na noite.

Foto: Reprodução / nhl.com

Tags:

You Might also Like

2 Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d blogueiros gostam disto: