LOADING

Type to search

Letônia recebe sozinha o Mundial de Hockey da IIHF

Notícias

Letônia recebe sozinha o Mundial de Hockey da IIHF

Share
Arena Riga, na Letonia, one ocorreão os jogos do Campeonato Mundial da IIHF.

O Campeonato Mundial de Hockey no Gelo da IIHF está marcado para acontecer entre os dias 21 de maio e 6 de junho. Entretanto, no final de janeiro, o conselho do Mundial anunciou que Belarus não seria mais a anfitriã do evento em conjunto com a Letônia.

A determinação veio após tensões políticas no país aumentarem em agosto do último ano, em contestação à reeleição de Aleksandr Lukashenko, considerado o último ditador na Europa, no poder há 26 anos, pela União Europeia.

A repressão aos protestos contra Lukashenko e a falta de seriedade com a COVID-19 foram alguns dos motivos para transferirem o evento. Portanto, realizou-se uma votação para decidir quem seria o país anfitrião do Mundial de 2021. 

Assim, no dia 2 de fevereiro, a IIHF anunciou que a Letônia, cotada para co-sediar o Mundial, passará a ser a única sede do evento. O Conselho da Federação citou os desafios constantes causados pela COVID-19, junto com várias razões técnicas, para sua decisão de manter o torneio em uma única cidade.

Com a incerteza que continua em torno das restrições às viagens internacionais, o Conselho acredita que manter todas as equipes em Riga durante o torneio e evitar o trânsito entre dois países anfitriões é a maneira mais segura e econômica de operar o evento. Enfim, o campeonato continua com sua data de início prevista para o dia 21 de maio e término no dia 6 de junho. 

A organização do evento

  • Todas as 16 equipes participantes, divididas entre Grupo A (Rússia, Suécia, Tchéquia, Suíça, Eslováquia, Dinamarca, Belarus e Grã-Bretanha) e Grupo B (Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Letônia, Noruega, Itália e Cazaquistão) ficarão hospedadas em um hotel.
  • A arena principal será a Arena Riga, em Riga. Ela receberá o Grupo B, dois jogos das quartas de final, a semifinal e a rodada de medalhas.
  • O segundo local será o Olympic Sports Centre, que virará uma pista de gelo com capacidade para 6.000 pessoas. Assim, sediará o Grupo A e dois jogos das quartas de final.
  • A Daugava Ice Rink, a aproximadamente 10 minutos da Arena Riga, servirá como arena de prática, com duas pistas de gelo. A arena está em construção e com conclusão prevista para o final de março.

Evento bolha

A possibilidade do evento ser no formato de bolha, com isolação e o mínimo de exposição a pessoas de fora da organização, é plausível. Porém, será feito somente se necessário. Com as equipes alojadas em um mesmo hotel e os locais de competição da Arena Riga e do Olympic Sports Centre localizados a aproximadamente 150 metros um do outro, a IIHF seria capaz de implementar um conceito de bolha, caso seja preciso.

Por outro lado, se a situação da COVID-19 na Letônia melhorar, será possível permitir torcida presente nos jogos. Cabe à IIHF avaliar essa possibilidade, juntamente com o Comitê Organizador Local em uma data mais próxima do campeonato. Dessa forma, eles já estariam preparados para iniciar uma oferta de ingressos dentro de três dias de aviso prévio da aprovação do governo para hospedar fãs nos locais.

Calendário 

O campeonato começará na sexta-feira, dia 21 de maio, com a partida dos países do Grupo B, entre Alemanha e Itália. Posteriormente, a anfitriã Letônia enfrentará o Canadá na Arena Riga.

Já no Grupo A, o primeiro embate será entre a Rússia e a Tchéquia, no Olympic Sports Centre. Enquanto isso, à tarde, Belarus e Eslováquia se enfrentarão. Assim, primeiro dia do Mundial 2021 terá, ao todo, oito das 16 equipes envolvidas. 

No site da IIHF é possível ver o calendário completo.

Foto: Reprodução/tripadvisor: Dave O

Tags: