LOADING

Type to search

Jim Rutherford, GM do Pittsburgh Penguins, deixa o cargo

Notícias

Jim Rutherford, GM do Pittsburgh Penguins, deixa o cargo

Share
Jim Rutherford, que conquistou 2 Stanley Cups com Pittsburgh, deixa o cargo

O GM do Pittsburgh Penguins, Jim Rutherford, deixou a organização nesta quarta-feira (27), apontando “motivos pessoais” como a razão para fazê-lo. O GM assistente, Patrik Allvin, assumiu a posição de GM interino enquanto a equipe procura por um novo nome para liderar a franquia. Ainda não se especulam nomes para substituí-lo a longo prazo.

Rutherford chegou a Pittsburgh na temporada 2014-15, e viu os Penguins chegarem na pós-temporada em todos os anos que os comandou. Com ele, o time conquistou a Stanley Cup por duas vezes consecutivas, em 2016 e 2017. Além disso, por sua contribuição ao hockey, Rutherford entrou para o Hockey Hall of Fame em 2019, na categoria de builders

Mas o período sob o comando de Rutherford não foi um mar de rosas para os Penguins. O agora ex-GM, fez movimentações que deixaram a torcida confusa, triste ou até mesmo enfurecida. As várias mudanças muitas vezes trouxeram peças de caráter duvidoso (Jack Johnson, Erik Gudbranson e Cody Ceci dizem “olá”) para tentar mais uma campanha do core liderado por Sidney Crosby.

Ao mesmo tempo, o executivo trouxe Patric Hornqvist do Nashville Predators, e o sueco foi fundamental na conquista do back to back. Outra troca importante e fundamental para as duas Stanley Cups foi a chegada de Phil Kessel. Como parte da transação, o então prospect Kasperi Kapanen foi para Toronto. Tal como aprendemos em Rei Leão, a vida é um ciclo sem fim, e o jovem finlandês retornou como uma das últimas aquisições de Rutherford enquanto GM dos Pens. 

Embora algumas trocas esquisitas às vezes fizessem o torcedor questionar a sanidade do executivo, Rutherford foi muito necessário para o sucesso de Pittsburgh na segunda metade dessa década. Ele substituiu Mike Johnston por Mike Sullivan e isso foi a faísca que a equipe precisava no momento certo. O então GM também complementou seu elenco de estrelas com nomes como Trevor Daley, Nick Bonino, Carl Hagelin e Ron Hainsey, possibilitando duas campanhas vitoriosas. 

A torcida do Pittsburgh Penguins tem muito a agradecer a Jim Rutherford. E ele pode encerrar essa página de sua carreira com a certeza de que escreveu seu nome dos anais da história da franquia, não apenas no formidável troféu de prata que ajudou a sua equipe a conquistar por duas vezes consecutivas. 

(Foto: NHL.com/Reprodução)

Tags: