LOADING

Type to search

Regras

Regras Básicas:

Zonas

A pista de gelo é dividida em três zonas:

  • A área onde o gol está localizado é a “zona defensiva” para o time que defende aquele gol.
  • O meio do rinque, entre as duas linhas azuis, é a “zona neutra”.
  • A área onde fica o gol do adversário é a “zona ofensiva” ou “zona de ataque”.

Gol

O gol tem aproximadamente 1,22m de altura e 1,82m de largura, com uma estrutura de metal que forma as traves e à qual fica presa a rede. Em cada extremidade do gelo fica um gol, protegido por um goleiro.

Objetivo

Marcar mais gols que o time adversário.

Time

Cada time tem seis jogadores no gelo, um goleiro e cinco “patinadores” (jogadores de linha). Dos cinco patinadores, três são atacantes (ala direita, central e ala esquerda) e dois são defensores.

Independentemente da função desempenhada pelo jogador, todos, com exceção do goleiro, podem patinar em qualquer parte do rinque. O goleiro não pode cruzar a linha vermelha que divide a pista no meio.

Na NHL, a equipe deve ser composta por pelo menos 20 jogadores, sendo 18 patinadores e 2 goleiros. Cada clube pode ter no máximo 23 jogadores ativos no elenco ao mesmo tempo; jogadores machucados, colocados na IR List, não entram nessa conta.

Substituições

Substituições são ilimitadas e podem ser feitas a qualquer momento durante a partida. Não é preciso parar o cronômetro, nem ser autorizada pelo controle de jogo.

A substituição pode ser feita desde que o jogador de saída não esteja envolvido em uma jogada ou com um oponente, e desde que esteja a menos de 5 pés (aprox. 1,5m) do banco de sua equipe. No caso de um jogador entrar no gelo fora destas condições, configura-se a penalidade menor “Too many men on the ice”.

Face-off

O jogo começa/é retomado com uma disputa de posse entre um jogador de cada equipe, em que o árbitro joga o disco sobre uma das 9 marcas de face-off distribuídos no rinque. Durante a disputa, os outros jogadores se posicionam em volta do círculo de face-off.

Tempo

Uma partida tem 60 minutos, divididos em três períodos de 20. No caso de empate ao final desse tempo, os times partem para uma prorrogação de “morte súbita”, ou seja, a primeira equipe que fizer um gol vence.

Durante a temporada regular, a prorrogação (overtime) dura um período de 5 minutos, com três jogadores de linha em cada lado. Se a partida continuar empatada, a partida vai para os “shootouts”, os “pênaltis” do hockey.

Na pós-temporada, a prorrogação é dividida em períodos de 20 minutos, como no tempo regulamentar, e o jogo não termina até alguém marcar.

Body Checking

No hockey, um jogador pode usar seu ombro, quadril ou tronco para empurrar ou impedir a passagem de um oponente, mas só quando este tem posse do disco. Esse tipo de contato é chamado de “body checking”.

Body checks direcionados à cabeça do outro jogador, ou às costas quando ele está de frente para as bordas são ilegais.

Penalidades

Como em todos os esportes, penalidades são muitas vezes abertas à interpretação. Alguns árbitros marcam muitas, outros nem tanto, alguns são mais criteriosos que outros. Mas, cedo ou tarde todo mundo vai parar no “canto do castigo”. Um jogador que faz uma “penalidade menor” (minor penalty) é mandado para a Penalty Box por dois minutos, sem direito a substituição. A penalidade acaba imediatamente se a equipe adversária marca um gol.

Off-side:

Off-side é como o impedimento do futebol e acontece quando o jogador atacante passa da linha azul, entrando na zona de ataque antes do puck. A posição do jogador é determinada pelos seus patins e não pelo taco. Se os dois patins estiverem dentro da linha azul, o jogador está em off-side, se apenas um patins estiver dentro quando o puck entrar, ele está onside.

Icing

É Icing quando um jogador do time atacante está do seu lado da linha vermelha central e joga o puck para o lado de ataque, o puck atravessa a linha vermelha do gol e é tocado por um jogador da defesa.

Não é icing quando:

  • O goleiro deixa o gol para pegar o puck.
  • O puck entra na área do goleiro.
  • Quando um jogador da defesa, no julgamento de um dos juízes, poderia ter entrado na jogada antes de o puck cruzar a linha do gol.
  • Quando um jogador do ataque que estava onside quando o puck foi jogado, consegue tocá-lo antes.
  • Quando o time está com jogadores a menos por causa de penalidades.

Off-side pass ou two-line pass

Quando um jogador passa o puck de sua zona de defesa para um jogador do mesmo time que está do outro lado da linha vermelha central, ou seja, o puck cruza a linha azul e a vermelha. Isso é considerado um off-side pass.

%d blogueiros gostam disto: