LOADING

Type to search

Os maiores destaques do NHL Draft de 2020

Análise

Os maiores destaques do NHL Draft de 2020

Share
Quinton Byfield e Alexis Lafrenière, as duas escolhas mais altas do Draft 2020.

O NHL Draft de 2020 irá começar nesta terça-feira (06). Inicialmente, a cerimônia estava marcada para acontecer no final de junho, em Montreal. Contudo, com a pandemia de COVID-19, a temporada foi adiada e concluída no final de setembro. Também por causa do vírus, a cerimônia do draft será feita virtualmente, a distância, acontecimento este que não é inédito na NHL.

O draft é o momento no qual times fazem trocas, preparando-se para a nova temporada (ainda sem previsão de início) e escolhem os prospects, jovens jogadores de hockey que atuam nas mais diversas ligas ao redor do mundo. 

Com isso, este é um pequeno informativo sobre os principais jogadores disponíveis para a primeira rodada da edição deste ano. 

Alexis Lafrenière (left-winger, Rimouski Océanic)

O canadense natural de Quebec, Alexis Lafrenière, é o capitão do Rimouski Oceanic da Quebec Major Junior Hockey League (QMJHL). Ele atua na equipe há três temporadas, com 114 gols e 297 pontos em 173 partidas, números impressionantes para um novato. Em sua temporada de estreia pelo Oceanic, ele marcou 42 gols, o maior número de gols marcados por um rookie desde Sidney Crosby em 2004.

As maiores características dele, segundo especialistas e analistas de scouting, são a habilidade de fazer jogadas inteligentes, ter um bom domínio do puck e excelente habilidade em lidar com o jogo em momentos de pressão. 

Ele tem sido cotado para ser escolhido pelo New York Rangers, já que o time conseguiu a primeira escolha geral do Draft. É muito improvável que o time pule uma promessa como Lafrenière.

Além disso, ele possui duas medalhas de ouro em campeonatos internacionais: uma conquistada em 2018, na Hlinka Gretzky Cup, e outra na no Campeonato IIHF World U-20. 

Quinton Byfield (central, Sudbury Wolves)

Quinton Byfield  é um central, que atualmente  joga pelo Sudbury Wolves da Ontario Hockey League (OHL). Ele é descendente de jamaicanos pelo lado de seu pai, Clinton, e poderá ser o jogador negro a ser escolhido mais alto no draft, sendo cotado para ser escolhido em 2° ou 3° lugar. Vale ressaltar que Evander Kane e Seth Jones são atualmente detentores dessa marca, ambos em 4° lugar. Byfield foi a escolha em primeiro lugar no draft OHL, selecionado pelos Wolves em 2018.

Na temporada de rookie, aos 16 anos, ele fez 29 gols e 32 assistências em 64 jogos da temporada regular. Assim, somando oito pontos em oito partidas de playoffs, e foi nomeado o rookie do ano tanto na OHL quanto na CHL.

As principais características de Byfield são o tamanho, velocidade, habilidade, visão e tenacidade quando se trata de disputas de pucks. Sendo assim, Byfield é a peça ideal para construir uma equipe.

Por fim, uma equipe no qual provavelmente precisaria das habilidades deste jovem jogador seria o LA Kings, que está em processo de rebuild e poderia contar com um jogador jovem, ideal para ser a cara da franquia. 

Tim Stützle (central, Adler Manheim) 

Tim Stützle é um jogador alemão que joga pelo Adler Mannheim na Deutsche Eishockey Liga (DEL). Antes, ele jogou pelo Krefelder EV 1981, onde ele foi o artilheiro de sua equipe na temporada 2015-16. Na temporada 2017-18, Stützle se transferiu para Mannheim, marcando 18 gols e 29 assistências. Ele entra no draft sendo o europeu mais bem rankeado no draft. No Mundial de Juniores, ele fez cinco pontos (todos em assistências) em cinco jogos pela Alemanha.

Um central natural que também pode jogar como winger, muitos equiparam as habilidades do jovem alemão com ao do americano Patrick Kane. Stutzle foi descrito por muitos scoutings como sendo criativo no rinque, jogando com determinação e ousadia. Embora ele não seja o tipo de jogador que atira em direção as redes, ele é descrito como sendo um playmaker natural. 

Por fim, Ottawa Senators poderiam escolher ele, já que ele poderia ser um versátil central/winger com habilidades criativas e uma ótima finalização.

Cole Perfetti (left-winger, Saginaw)

Cole Perfetti é um central que atualmente joga pelo Saginaw Spirit da OHL, onde fez 37 gols e 111 pontos. As habilidades dele são a inteligência no rinque, a velocidade e o tamanho. Foi essa mistura que fez Perfetti terminar com o melhor desempenho da CHL, enquanto se classificou como o terceiro maior artilheiro entre todos os patinadores em 2019-20. Tal inteligência, que resultam na capacidade de prever e criar jogadas do winger,  o coloca em vantagem aos demais jogadores, segundo os analistas. 

Fora do rinque, Perfetti é uma pessoa altruísta. Ele possui uma fundação chamada “Fetts’ Friends”, no qual ele arrecada e doa dinheiro através de vendas de merchandise, além de visitar os pacientes em um hospital na área de Saginaw.

Por fim, New Jersey Devils poderiam escolher mais um winger e tornar o ataque do time muito mais potente e decisivo.

Lucas Raymond (left-winger, Frolunda HC)

Lucas Raymond é um jogador sueco que joga no Frölunda HC da Liga Sueca de Hockey (SHL). Manuseio de puck, muita velocidade, e intensidade são as características atreladas a ele segundo os especialistas. 

Muitos sites falam que tanto o Buffalo Sabres quanto o Ottawa Senators poderiam escolher o jovem sueco na quinta escolha do draft 2020. Portanto, ambos os times fariam uma grande adição no elenco, devido às grandes habilidades ofensivas dele. 

Menções honrosas

Primeiramente, temos Yaroslav Askarov, goleiro russo que atua no SKA Petsburg da KHL. Com comparações a Carey Price, esse goleiro consegue ler muito bem as ações de seus adversários. Já que poucos goleiros são escolhidos cedo nos drafts, o fato dele estar sendo cotado em 13° lugar já demonstra suas qualidades. 

Jamie Drysdale, defensor canadense que atua no Erie Otters na OHL. O único defensor no top 10 do draft, o estilo de jogo dele não é um jogo físico, mas sim um jogo baseado em ler os adversários e o time e tambem habilidade em fazer jogadas, típico de defensores. 

Jack Quinn, right-winger canadense que atua no Ottawa 67’s na OHL. Embora ele não seja um jogador extremamente alto, ele compensa isso com as grandes habilidades no gelo, que fizeram ele subir para a sétima posição no ranking de draft. Enfim, a habilidade de lidar com o puck dos adversários é a principal característica deste jogador.

Por fim, Alexander Holtz, right-winger sueco que atua na Djurgarden IF (SHL). Um jogador que impressionou os analistas desde os 15 anos, Holtz possui uma grande habilidade de fazer gol e uma consistência em seu modo de jogar. Enquanto ele fazia dupla com Raymond na seleção sueca, os dois dominaram os rinques nas competições internacionais. 

A lista completa com os candidatos para o draft 2020 encontra-se aqui.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: